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Meditação

O que é mindfulness e como praticá-lo no dia a dia

O mindfulness ajuda a relaxar e a fazer uma análise interna, mas sem julgamentos. Inclusive, a prática é ótima para o autoconhecimento
Da redação
21/01/19

A vida na cidade grande tende a ser corrida. Trabalho, escola, festa, faculdade, tudo consome tempo. O problema é que muitas vezes as tarefas cotidianas são tão puxadas e maçantes que acabam por deixar as pessoas estressadas e ansiosas, o que não é nada bom. E uma das práticas que tem ajudado a mudar esse quadro é o mindfulness.

Mindfulness é atenção plena. É focar no agora sem julgamentos. É vivenciar o presente sem deixar que o passado e o futuro interfiram. E essa prática tem sido muito utilizada para quem sofre com a correria do dia a dia.

Viver uma vida equilibrada não consiste somente em ter uma alimentação saudável. Já imaginou como seria ter um cardápio incrível, cheio de alimentos funcionais, e uma mente cansada e com os pensamentos a mil? Não daria muito certo. Por isso, é muito importante manter a harmonia em um todo.

O mindfulness ajuda a relaxar, a fazer uma análise interna, mas sem julgamentos. Inclusive, a prática é ótima para se autoconhecer. O autoconhecimento é essencial para ter uma vida plena e cheia de bem-estar. Aumento de autoestima também está entre os benefícios do método.

Como e onde praticar mindfulness

O mindfulness pode ser praticado quando e onde quiser. O método consiste em práticas que fazem com que o indivíduo esvazie a mente e aumente a concentração no presente, na atividade em que estiver realizando.

Meditação é uma das práticas que podem ser aplicadas no mindfulness. Ao meditar todos os dias, nem que seja por um tempo curto, verá como a sua mente estará mais relaxada e sem preocupações. A meditação é uma ótima aliada da qualidade de vida.

Mas você sabia que não é preciso estar parado e com os olhos fechados para praticar mindfulness? O mindful eating, por exemplo, é outra prática que está ganhando mais adeptos a cada dia.

o que é mindfulness

Quantas vezes já comeu às pressas, sem ao menos sentir o gosto dos alimentos na boca? Ou então dividiu sua atenção com o celular e a televisão, sem saber o que tinha dentro do prato? Comer de qualquer jeito, sem consciência, é uma das causas de problemas sérios ligados a alimentação, como obesidade e diabetes.

Ao atingir o estado de atenção plena durante qualquer refeição, será mais consciente do que consome, além de sentir o sabor e a textura de tudo o que está na mesa.

Faça em casa

O ser humano é movido por emoções. Pode estar bem em um minuto, já na outro não tão legal. Manter o equilíbrio é primordial para uma vida cheia de benefícios. Por isso, não pense duas vezes em realizar algo que te faça bem: conversar com amigos, passear, ir à praia ou simplesmente praticar mindfulness.

Como já foi visto, o mindfulness é uma boa forma de se autoconhecer e, assim, encontrar a harmonia necessária para um dia sem pressão. No curso da professora Tamara Russell Mindfulness: meditação em movimento, você aprende técnicas de movimento que te ajudarão a compreender como o seu cérebro controla o corpo.

Pode não ser tão fácil quanto parece, mas com certeza trará grandes benefícios para o seu dia a dia. Não perca!


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