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Meditação

Tudo o que você precisa saber antes de começar a prática de mindfulness

Veja a seguir como treinar a atenção plena com algumas atitudes bem simples do mindfulness
Da redação
12/05/20
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em “mindfulness”. Afinal, a prática meditativa vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo e promete ser um alívio para as rotinas corridas e estressantes. Mas, o que saber sobre a prática para incorporá-la na rotina corretamente e usufruir dos seus benefícios? A resposta para esta pergunta você encontra no artigo a seguir!

Mindfulness: o que é?

Mindfulness é um termo em inglês que significa atenção plena. A prática consiste em treinar a mente para focar no momento presente, ou seja, nas ações que estão sendo executadas naquele momento. Ela ensina o praticante a executar tarefas simples de maneira consciente. Entre elas, hábitos rotineiros como almoçar, escovar os dentes e caminhar, por exemplo. A técnica da atenção plena une ensinamentos do Budismo Tibetano com exercícios de meditação. Mas não se engane: ela não está vinculada a nenhuma religião. Portanto, pode ser realizada por todas as pessoas, independente de crença ou idade. o que é meditação
Segundo a Associação Mente Aberta – Mindfulness Brasil, essa prática foi aplicada pela primeira como terapia clínica na década de 70 pelo professor Jon Kabat-Zinn. Para ele, mindfulness pode ser definido como “simplesmente parar e estar presente, isso é tudo".
Esse conceito é empregado principalmente por causa do grande número de estímulos a que estamos submetidos no dia a dia. Com tantos mecanismos de distração, acabamos não nos concentrando em nada. Você costuma fazer as refeições enquanto verifica as notificações do celular ou assiste à televisão? Caso a sua resposta tenha sido afirmativa, saiba que a prática de mindfulness vai de encontro a tudo isso. Afinal, ela é um convite para viver a experiência presente, sem julgamentos do passado ou expectativas para o futuro. A ideia central desse movimento é que você entre em total conexão com seu corpo, mente e emoções e faça escolhas mais conscientes para sua vida e seu bem estar. É o desligar o piloto automático. De fato, é um comportamento que precisa ser praticado para ser aprendido.

Mindfulness para iniciantes: como começar a praticar?

Uma vida mais focada, mais produtiva, com mais concentração e com níveis de estresse e ansiedade reduzidos. Vários são os benefícios da prática do mindfulness. Contudo, se você deseja dar os primeiros passos na prática, mas não sabe por onde começar, acompanhe nossas dicas a seguir.

Comece devagar

Normalmente tendemos a querer alcançar os benefícios de uma nova atividade rapidamente. Por isso, achamos que quanto mais tempo praticarmos, melhor. No entanto, o mindfulness é um exercício de constância. Ou seja, se dedicar totalmente à prática 15 minutos por dia é melhor do que muitas horas.

Para relaxar

Para se concentrar encontre um local calmo, sem ruídos externos. Se sua casa for em local de muito barulho, use fones, mas cuidado com o volume. Além disso, coloque uma roupa confortável, que não aperte ou incomode. Inclusive, você pode praticar deitado ou sentado, desde que a posição não cause desconforto.

Respiração

A importância de respirar fundo, oxigenando todo o corpo já é muito conhecida entre os praticantes de meditação e yoga. Afinal de contas, a respiração tem o poder de restabelecer o equilíbrio mental e corporal. No mindfulness o exercício da respiração consiste em observar os movimentos provocados por ela e as sensações que isso provoca. Ou seja, o foco de sua mente e sua atenção estão em ouvir e sentir a sua respiração. Como exercitar a respiração? Em uma posição confortável, de olhos fechados, inspire e expire lentamente. E foque sua atenção ao seu corpo, sentindo o ar entrar e sair. Faça isso por 5 minutos.

Atenção ao seu corpo (ou escaneamento corporal)

Escaneamento corporal é um exercício que consiste em trazer seu ponto de atenção para seu corpo e suas sensações. Isso oferece maior consciência corporal e regula a sua atenção. O escaneamento corporal pode ser praticado em qualquer posição (em pé, deitado ou sentado), desde que você esteja atento. Para tal, foque a atenção nos movimentos realizados pelo seu corpo, no contato dele com as superfícies (chão ou colchão), nas sensações provocadas por cada toque. Cada etapa de exercícios deve durar 5 minutos, totalizando 15 minutos. Mais do que relaxamento, esses exercícios de mindfulness visam a percepção corporal.

Mindfulness e a prática dos 3 passos

Caso você tenha dificuldades em manter a concentração por muito tempo, poderá adotar a prática dos 3 passos. Trata-se de uma excelente forma de introduzir o mindfulness em sua rotina em apenas 3 minutos diários. Confira o passo a passo a seguir:

Passo 1

Encontre uma posição favorável para relaxar, em pé ou deitado. Feche os olhos e direcione lentamente a sua atenção para seu corpo e suas sensações, como por exemplo, temperatura corporal, algum desconforto, o contato com a cadeira, piso ou colchão. Além disso, tente compreender os seus pensamentos e as causas de cada um deles. Ou seja, leve em consideração tudo que estiver sentindo fisicamente e emocionalmente no momento. Para esse passo, reserve 1 minuto.

Passo 2

O próximo passo consiste em voltar a atenção para a sua respiração. Ainda de olhos fechados, repare nos movimentos que seu tórax e abdômen fazem ao inspirar e respirar. Relaxe, respire e volte a sua atenção para as sensações físicas e emocionais que a respiração provoca. Faça isso por 1 minuto.

Passo 3

Por fim, reserve mais 1 minuto do seu tempo para o próximo exercício. Ele consiste em voltar aos poucos novamente a sua atenção para o ambiente em que você está. Isso inclui desde sentir o seu corpo até se conectar aos sons e temperatura do local. Finalize a prática dos 3 passos de mindfulness abrindo os olhos lentamente. Gostou das nossas dicas? Então assista a uma aula gratuita de mindfulness e veja como é fácil treinar a mente para atingir a atenção plena do conforto do seu lar.

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