fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Hatha Clássica

Hatha Clássica

Menopausa: como o yoga pode auxiliar

Está sofrendo com os sintomas do climatério e está à procura de alternativas para minimizar o problema? Veja como o Yoga pode auxiliar durante o período da menopausa.
Da redação
28/07/19

A menopausa é um evento fisiológico natural da vida mulher que ocorre por volta dos 50 anos de idade. É caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação. 

Ou seja, a partir deste momento, os ovários não são mais capazes de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Esse hormônios são responsáveis pelo ciclo menstrual.  Essa época da vida das mulheres também é conhecida como climatério.

Sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa vão desde o aparecimento de ondas de calor acompanhadas de transpiração, alteração no sono, episódios de ansiedade e irritabilidade, além da diminuição da libido, redução da elasticidade da pele e fragilidade dos ossos causada pelo aumento de porosidade.

E para aliviar esses incômodos, na maioria dos casos, é indicado recorrer a tratamentos de reposição hormonal. Isto é, do estrogênio, hormônio importante para várias funções no organismo feminino. 

A prática regular de exercícios também é muito importante neste período, pois podem ajudar a aliviar estes sintomas. O yoga pode ser uma boa alternativa para ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. 

O método ajuda fortalecer a musculatura abdominal, aliviando as dores nas costas. Além de prevenir possíveis fraturas ou desalinhamento na coluna. Sem falar que o yoga é um forte aliado para reduzir o estresse e a ansiedade. Pois a modalidade libera endorfina - hormônio responsável pela sensação de bem-estar. 

Os sintomas da menopausa são bastante individuais, por isso, podem variar muito de mulher para mulher. Dessa forma, os sintomas da sua menopausa podem ser bastante diferentes da sua amiga. 

Como a yoga pode ajudar

De acordo com os pesquisadores da cidade de Essen, na Alemanha, e Sidney, na Austrália, na comparação entre mulheres que praticam yoga com mulheres que não fazem nenhum tratamento, o yoga reduziu os sintomas totais da menopausa, incluindo sintomas psicológicos, somáticos, urogenitais e as ondas de calor. 

O yoga se mostrou tão efetivo quanto qualquer outro tipo de exercício. E mais: segundos os autores, a eficácia da prática não depende da técnica utilizada. Assim, não possuindo nenhuma contraindicação ou efeito adverso. Ou seja, pode praticar Yoga sem moderação!

A menopausa e a luta contra a balança 

Estudos mostram que o estrogênio ajuda a controlar o peso corporal. Ou seja a redução desse hormônio é o responsável pelo temido ganho de peso pós-menopausa. 

Com níveis de estrogênio baixos, a tendência é comer mais e ficar menos ativos fisicamente. Uma vez que a redução do hormônio pode desacelerar o metabolismo, diminuindo o ritmo no qual o corpo converte a energia acumulada em energia para ser eliminada. 

E os exercícios de Yoga não só queimam calorias, como ajudam a acelerar o metabolismo. Isso que ameniza o ganho de peso, como também os problemas de humor, como a ansiedade e a irritabilidade. 

Além dos exercícios e reposição do estrogênio, é muito indicado a mudança de hábito na alimentação, incluindo vitaminas E, C e D3, zinco, ácido fólico, cálcio, magnésio, selênio, ômega 3 e carboidratos integrais para auxiliar na carência de estrógenos e progesterona.

yoga para menopausa

Qual o melhor tipo de Yoga para ajudar a combater a menopausa?

Um dos tipos mais indicados é o Hatha Yoga, pois ajuda na regularização do sistema endócrino, na eliminação de toxinas, no equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e do sistema cardiovascular e cerebral, fortalecendo o sistema imunológico. 

Para quem não conhece, o Hatha Yoga é a prática clássica de Yoga, na qual as posturas são trabalhadas sem a necessidade de seguirem uma ordem específica ou de se conectarem uma a outra de uma. 

Isto é, são trabalhadas individualmente. O que determina o grau de dificuldade de cada postura é o tempo de permanência em cada uma delas. 

Salamba Sarvangasana ou Postura da Vela para ajudar a combater os sintomas da menopausa

Capaz de rejuvenescer o corpo e acalmar a mente, essa postura ajuda a diminuir as dores e inchaço nas pernas e pés, uma vez que a parte inferior do corpo é aliviada. 

Outro benefício da inversão do efeito da gravidade é a melhora do fluxo sanguíneo no cérebro. 

Durante essa posição, os  sistemas digestivo, hormonal e endócrino também são estimulados de tal forma, como nenhum outro exercício ou dieta consegue fazer. 

Sem falar que ela ainda pode ser uma excelente aliada no combate à insônia. Experimente fazer a postura antes de dormir, provavelmente você terá uma noite de sono profundo. 

Como fazer a postura da vela 

  1. Deite-se de costas com os ombros apoiados sobre uma manta dobrada;
  2. Deixe os braços e as mãos espalmadas para o chão e traga as duas pernas para frente, por cima da cabeça, como se fosse tocar o chão com os pés;
  3. Com as duas mãos apoiadas no quadril, logo abaixo da cintura, traga as duas pernas de volta, formando um  ângulo de 90 graus, perpendicular ao chão.
  4. Estique o corpo para cima como se fosse tocar o teto com os pés e, se precisar, ajuste o apoio dos quadris; 
  5. Parada na posição, inspire e expire lenta e profundamente;
  6. Para finalizar o exercício e sair da postura, expire enquanto traz os joelhos dobrados, descendo costas e pernas até tocar delicadamente o chão

Obs.: mantenha a cabeça apoiada no chão durante toda a execução da postura

Gostou dos benefícios que o Yoga pode proporcionar a sua saúde? Conheça os  cursos de Yoga online do Namu  e aprenda diversas técnicas para praticar quando e quantas vezes quiser. 


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...