fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Mudras: Você sabe o que é e como é usado no yoga?

Os Mudras são gestos feitos com as mãos, que nos permitem entrar em sintonia com frequências energéticas específicas. Saiba mais.
Da redação
03/09/19

Sem tempo para ler o artigo "Mudras: Você sabe o que é e como é usado no yoga?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

Mudras são os gestos com poderes de símbolos capazes de guiar o fluxo de energia para áreas específicas do cérebro, purificado e equilibrando as energias do corpo, assim as emoções e os pensamentos.

Os gestos têm significados especiais e bastante significativos, ao unirmos as palmas das mãos em frente ao coração, em muitas culturas, por exemplo, estamos demonstrando gratidão, reverência e humildade.

E assim como sabemos sobre a universalidade dos gestos, existem diversos tipos de Mudras projetados para trazer benefícios diferentes à saúde física e mental. 

Segundo o Yoga, prática meditativa física e mental de origem no Oriente, e a Ayurveda, ciência média tradicional da Índia, as mãos podem ser moldadas em certas posições, formando os Mudras, gestos capazes de criar canais de interação entre corpo, mente e universo, gerando assim a cura do ser.

Geralmente os Mudras são feitos em conjunto com a respiração para aumentar o fluxo de Prana no corpo. Segundo as antigas escrituras indianas, o Prana é a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos por meio da respiração. Você pode saber mais sobre o Prana aqui

mudras e o yoga

Ao praticar os mudras, desenvolvemos uma conexão com os padrões no cérebro que influenciam os reflexos inconscientes nas diferentes áreas do nosso corpo. Ou seja, a energia interna é reequilibrada e direcionada, criando um impacto direto em nosso corpo físico. 

Frequentemente usados como ferramentas para concentração e expansão da consciência durante práticas meditativas, esses gestos também podem ser associados a alguns Asanas durante a prática do Yoga, complementando ou mesmo intensificando as qualidades dessas posturas. 

Os Mudras mais populares

Os mais populares Mudras são executados com as mãos e os pés, e cada um deles têm uma função diferente. Enquanto alguns gestos podem evitar a insônia, reduzir a fadiga, revitalizar o sistema digestivo, outras são capazes de interferir diretamente em tomadas de decisões ou aumento de motivação, por exemplo. 

Segundo os preceitos do Yoga, o nosso corpo é um minimundo composto de cinco elementos: Água (Jala), Terra (Bhumi), Éter ( Akasha),  Ar (Vayu) e Fogo (Agni). 

Os Mudras feitos com as mãos, relacionam-se com esses elementos da natureza, e cada dedo representa uma qualidade de energia material. 

Aprenda alguns Mudras,  incorpore-os ao seu dia a dia e sinta os benefícios desses gestos poderosos. 

Mudra Prithvi (Mudra da Terra)

O gesto dá força ao corpo e à mente, além de promover limpeza espiritual e física. O Mudra também traz benefícios visíveis à sua beleza, como a prevenção de pele seca, erupção cutânea, envelhecimento, perda de cabelo e úlceras estomacais. 

Como fazer: posicione a ponta do polegar com a ponta do dedo anelar, enquanto os outros dedos permanecem retos. 

Vayu Mudra (Mudra do Ar)

Este Mudra acalma ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e também auxilia na tomada de decisões na gestão da paciência, timidez, tonturas e pode reduzir ainda os sintomas de Parkinson. 

Como fazer: pressione o dedo indicador com o polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos. 

Linga Mudra (Mudra do Calor)

Este Mudra fornece calor ao corpo, e é bastante benéfico para combater os sintomas de resfriado e congestão nasal, sem falar que ele é capaz de fortalecer os pulmões e equilibrar as funções fisiológicas por meio da melhora respiratória.

Para quem está na eterna batalha contra o ganho excessivo de peso, essa posição também pode ser bastante benéfica. 

Como fazer: esta posição é feita com os dedos entrelaçados e o polegar da mão esquerda estendido. Aqui o polegar direito deve envolver o esquerdo, que aponta para cima. Fazendo, assim, com que ele toque o dedo indicador direito.

Jnana Mudra (Mudra do Conhecimento)

Este gesto estimula as glândulas pituitária e endócrina, responsáveis por controlar os ciclos do metabolismo e do sono. 

O Mudra também ajuda a memória, evita a insônia, proporciona clareza de espírito e consciência. Além de poder ajudar na prevenção contra a demência. 

Como fazer: a ponta do dedo indicador toca a ponta do polegar, os outros dedos devem permanecer eretos.

Varuna Mudra (Mudra da Água)

Este gesto é responsável por manter o equilíbrio da mente e dos fluidos corporais. Evita o ressecamento dos olhos, boca, pele, bem como do sistema digestivo

O mudra também pode auxiliar na diminuição das cólicas e prisão de ventre. Assim como ajudar a regular o ciclo menstrual, além de evitar a desgaste das articulações. Pode, também, ser bastante eficaz no tratamento contra a anemia. 

E não é só isso, este simples e poderoso gesto contribui ainda para o melhorar o controle emocional e psicológico.

Como fazer: a ponta do dedo mindinho toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos. 

Shunya Mudra (Mudra do Vazio) 

Este Mudra auxilia no desempenho físico, diminuindo a fadiga e auxiliando na concentração, entendimento e autoconfiança. Além disso, ele também pode ser bastante eficaz contra as dores de ouvido.

Como fazer: o polegar toca o dedo médio e pressiona-o para baixo, enquanto os outros dedos apontam para cima. 

Mudra Prana (Mudra da Vida) 

Este gesto das mãos ajuda a fortalecer o corpo e mente. Por ter o poder de motivar e proteger o espírito, assim como auxiliar na execução de atividades. Ajuda nas decisões difíceis é conhecido como Mudra da Vida. Ele também ajuda a melhorar a visão e a respiração.

Como fazer: as pontas do dedo anelar e mindinho tocam o polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos

Gostou dos benefícios que o Yoga pode proporcionar à sua saúde e ao seu bem-estar? Conheça os cursos de Yoga online da Namu. Aprenda diversas técnicas para praticar em casa ou ao ar livre, quando e quantas vezes quiser. 


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...