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Os 10 erros mais comuns na prática de exercícios físicos

Ignorar o aquecimento, exagerar nas atividades, não se alimentar adequadamente. Como você anda sabotando a sua rotina de exercícios físicos?
Da redação
05/04/20
Parabéns! Você tomou a decisão de abandonar o sedentarismo e praticar atividade física. No entanto, anda sabotando os seus treinos com algumas atitudes negativas. Confira a seguir os erros mais comuns na prática de exercícios físicos, para que você possa identificar aqueles que anda cometendo e corrigi-los o quanto antes a favor da sua saúde!

Os 10 erros mais comuns na prática de exercícios físicos

Para ficar em forma você criou uma rotina de atividades físicas, adotou uma alimentação saudável e agora sua a camisa todos os dias na academia. Entretanto, os resultados obtidos não têm sido tão satisfatórios assim. Quer saber os motivos? Na sequência listamos os 10 principais!
prática de exercícios físicos

1. Não se aquecer antes dos exercícios físicos

Há quem ignore essa etapa por considerá-la desnecessária. Porém, o aquecimento é essencial, pois aumenta a circulação sanguínea e aquece os músculos, prevenindo lesões. Um bom aquecimento demora cerca de 5 a 10 minutos e garante uma atividade física segura e prazerosa.

2. Praticar musculação por conta própria

Não contar com a supervisão de um profissional de educação física na hora de realizar as séries de musculação é outro erro gravíssimo. Afinal, esse tipo de atividade envolve força e resistência com a finalidade de desenvolver músculos (hipertrofia). Ao ser praticado de forma incorreta pode causar sérias lesões musculares, nas articulações e na coluna.

3. Cometer exageros

Seja na quantidade de exercícios, seja na repetição da série, cometer exageros é um erro muito comum. Isso acontece principalmente porque as pessoas tendem a pensar que quanto mais praticarem determinadas atividades, mais rapidamente obterão resultados. Ledo engano! Também conhecido como over-training, os excessos podem causar fadiga e lesões musculares, que certamente te desanimarão a continuar se exercitando. Sendo assim, no caso de exercícios físicos aeróbicos, comece a sua rotina com apenas uma atividade e vá incluindo outras na medida em que for ganhando condicionamento físico. Já nas séries de musculação, verifique se elas trabalham diferentes grupos musculares. Dessa forma, você não sobrecarrega apenas um músculo e não corre o risco de se machucar.

4. Encarar os exercícios físicos com obrigação

Quando fazemos algo por mera obrigação os resultados não são nada promissores. Ou desistimos no meio do caminho ou fazemos com tamanha má vontade que nunca alcançamos a meta estabelecida. E esse é um erro muito comum, não somente na prática de exercícios físicos, mas também no âmbito pessoal e profissional de nossas vidas. Portanto, a dica aqui é escolher uma atividade que tenha a ver com o seu perfil, ou seja, que você goste de fazer. Assim, se sentirá mais estimulado e as chances de parar no meio do caminho serão mínimas.

5. Substituir a água por isotônicos

De fato, a hidratação antes, durante e após os treinos é necessária. Mas, qual tipo de bebida você anda ingerindo? Isotônicos? Então saiba que você corre o risco de ganhar alguns quilinhos a mais. Isso acontece porque embora sejam compostos por água e sais minerais, os isotônicos também possuem carboidratos. Quando consumidos em excesso, eles contribuem para o aumento de peso e para a elevação dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, a melhor maneira de hidratar o corpo é abusar da água mineral.

6. Não abandonar os maus hábitos alimentares

Uma dieta saudável e variada, composta por todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo também é muito importante na prática de exercícios físicos. Afinal, é a partir de uma alimentação adequada que o organismo desempenha corretamente as suas funções vitais e obtém energia para as atividades do dia a dia. Portanto, se você é fã de alimentos gordurosos e industrializados, saiba que para obter bons resultados na academia será preciso mudar a sua alimentação. Antes dos treinos, consuma frutas e carboidratos com índice glicêmico moderado ou lento, que oferecerão energia ao seu corpo por maior tempo, como a maçã, a batata-doce, a mandioca e cereais integrais, por exemplo.

7. Ignorar os limites do próprio corpo durante os exercícios físicos

Esqueça a teoria de que a dor é psicológica. Absolutamente! Qualquer sinal de fadiga e incômodo muscular deve ser comunicado ao seu instrutor físico. Afinal, tais sinais indicam de que algo está errado e de que talvez seja a hora de descansar. A fadiga, bem como as dores musculares comprometem o seu desempenho no treino e provocam lesões. Portanto, nunca ignore os limites do seu próprio corpo! Ao sentir qualquer desconforto físico, pause a atividade e procure orientações.

8. Querer ter o mesmo corpo do que o colega da academia

Inegavelmente esse é outro erro muito comum na prática de exercícios físicos, principalmente nas academias: querer ter o mesmo resultado do que o colega de turma ou de salão. Lembre-se de que cada pessoa possui um tipo físico e necessidades nutricionais diferentes. Ou seja, mesmo que você adote a mesma rotina alimentar e de atividades físicas, poderá não obter resultados parecidos.

9. Não dormir bem (ou não dormir)

Durante o sono, o corpo se recupera e libera hormônios importantes para a manutenção da massa muscular, da redução do estresse, da saciedade e da perda de peso. Isso significa que não dormir as oito horas diárias recomendadas pode prejudicar consideravelmente a sua performance nos treinos.

10. Usar roupas inadequadas

Investir em roupas apertadas e desconfortáveis é outro erro comum de quem está iniciando na prática de exercícios físicos. Para realizar as atividades, é necessário que as roupas sejam leves e respiráveis. Quanto aos tênis, é importante escolher um que seja adequado à modalidade de exercício praticada. Quer praticar exercícios físicos, mas não gosta de academias? Então conheça os cursos online fitness do Namu e garanta mais qualidade de vida praticando as aulas quando e onde quiser.

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