fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates »

Pilates

Pilates em casa: o guia para quem vai começar

Aulas online proporcionam uma prática mais cômoda e segura de pilates em casa e se traduzem como excelentes alternativas aos studios ou academias. Entenda
Da redação
28/09/20
Vários são os motivos que podem levar você a optar por praticar pilates em casa: uma rotina corrida, falta de adaptação aos ambientes de studios ou academias ou ainda, pode aprender no seu próprio ritmo. O fato é que a atividade pode manter a sua saúde física e mental em dia. Ela tonifica os músculos, promove o alinhamento postural, amplia a capacidade respiratória, aumenta a flexibilidade e de quebra ainda reduz o estresse e a ansiedade. Ficou interessado? Então confira tudo o que é preciso para praticar pilates em casa com conforto e segurança!  

Como praticar pilates em casa?

  O pilates é considerado um exercício físico terapêutico, de fácil execução e baixo impacto. Por isso, é possível praticá-lo em casa sem nenhuma dificuldade por meio de aulas online. Elas custam até 10x menos quando comparadas às aulas oferecidas em studios ou academias e de igual forma são ministradas por professores certificados na prática.   Além disso, outra vantagem de praticar pilates em casa é que você não precisa de aparelhos específicos. Isso graças à modalidade mat pilates ou pilates solo, que utiliza o próprio peso do aluno na execução dos exercícios. Contudo, antes de iniciar na modalidade online da atividade você precisa garantir alguns acessórios e colocar em prática algumas dicas. Certamente, essas medidas contribuirão para que você atinja os resultados desejados com o pilates e desfrute dos seus muitos benefícios para a saúde física e mental.  

Escolha um ambiente calmo e com boa iluminação

  O primeiro passo para praticar pilates em casa é reservar um ambiente adequado à atividade. Nesse sentido, ele deve ser calmo, arejado e provido de iluminação natural. Afinal, esses três elementos em conjunto contribuem para o foco, a concentração e a precisão dos movimentos, que são princípios básicos do pilates.  Além disso, o local escolhido não deve ter muitos móveis para não atrapalhar a realização dos exercícios e colocar em risco a sua integridade física com possíveis lesões e ferimentos.   

Defina um horário para praticar pilates em casa

  Logo depois de ter escolhido um ambiente adequado para praticar pilates em casa, você também deve definir um horário para realizar os exercícios do método. Embora uma das grandes vantagens das aulas online de pilates seja justamente poder praticar no tempo disponível, criar uma rotina de atividades físicas é importante para transformar a atividade em um hábito saudável. Portanto, busque pelo turno mais conveniente para praticar pilates, conciliando-o com a sua rotina. Se você só tem disponibilidade pela manhã, por exemplo, reserve uma hora desse turno para se exercitar. O mesmo acontece com os turnos da tarde e da noite. Nesse último caso, entretanto, não se deve praticar pilates minutos antes de dormir para não atrapalhar o sono.  

Utilize roupas confortáveis

  Pense em que roupas usar durante os exercícios. Tenha em mente que elas devem oferecer o máximo de conforto e não limitar a realização das atividades.  Portanto, camisetas, tops, regatas, calças legging e moletons se traduzem como excelentes vestimentas para quem vai praticar pilates em casa. 

pilates em casa com aula de pilates

Garanta a hidratação!

  Além das dicas citadas anteriormente, ter por perto uma garrafinha d’água também é um excelente conselho para quem vai dar os primeiros passos na atividade. Afinal, mesmo que a atividade seja considerada leve, durante a sua realização há a perda de líquidos por meio do suor. Portanto, ter consigo uma garrafa com água é a melhor maneira de manter o organismo bem hidratado e disposto. Mas muito se engana quem acredita que é preciso sentir sede para beber água. Embora esse seja um indício de desidratação, não é suficiente para repor o líquido do organismo. Um estudo revela, inclusive, que o é ingerir pelo menos 500mL de água nas duas horas antecedentes ao exercício. Já durante a prática das atividades, é necessário hidratar-se do início ao fim, em intervalos regulares.  

Adquira um colchonete ou tapete de yoga

  É claro que você pode substituir esses acessórios por uma toalha ou cobertor, mas eles não serão tão capazes de diminuir o impacto do corpo com o chão quanto um colchonete ou tapete de yoga. Além disso, um bom colchonete também auxilia na estabilização da coluna durante os exercícios, o que evita lesões, principalmente na região lombar. Ainda, evita dores durante a realização das posturas e acaba sendo mais higiênico do que apoiar-se diretamente no chão. Outra grande vantagem de adquirir um colchonete é que ele pode ser enrolado e transportado para qualquer lugar. Assim, esteja você pretendendo praticar pilates em casa ou em qualquer outro lugar, poderá levar o acessório consigo e realizar os exercícios de forma mais cômoda e segura.  

Invista em halteres de até 2 kg

  Já os halteres são pequenos pesos que auxiliam a tonificar os músculos superiores. Eles possuem tamanhos, formatos e pesos diversos e em alguns casos podem ser substituídos por garrafas PET com água ou areia. Caso você seja iniciante na prática uma dica importante é comprar pesos emborrachados e mais leves, com no máximo 2 kg. Assim, conforme for evoluindo na prática poderá ir adquirindo outros mais pesados e superando gradativamente seus limites.  

Não se esqueça da Bola Suíça!

  Também conhecida como fitball, bola de ginástica ou bola de pilates, a Bola Suíça é uma grande bola de vinil. Sua principal finalidade é melhorar o equilíbrio, a coordenação motora e promover o alinhamento postural do praticante. O acessório é um dos mais utilizados no pilates solo e pode ser encontrado com facilidade em lojas físicas e online de artigos esportivos. Além disso, também é comercializada em tamanhos diferentes, para se adequar ao seu peso e altura, bem como à dificuldade proposta pelo exercício.   Por fim, cabe ainda ressaltar que você pode potencializar os benefícios da prática do pilates em casa com outras atividades físicas online, como yoga e musculação, por exemplo. Mas, como fazer isso afinal? Através do aplicativo Namu, uma verdadeira solução integrada para a sua saúde e bem-estar. Por meio dele, com apenas alguns cliques na tela do seu celular você tem acesso a várias aulas online capazes de equilibrar corpo e mente. E para ter resultados ainda mais rápidos com os seus treinos você também conta com um plano alimentar personalizado de acordo com os seus objetivos. Gostou? Então clique aqui para conhecer o aplicativo Namu e conferir na prática tudo o que ele pode fazer pela sua saúde física e mental.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...