fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates em casa: o passo a passo para começar

Aulas online permitem que você possa praticar pilates em casa sem nenhuma dificuldade. Saiba como começar no artigo completo do Namu
Da redação
13/07/20
Você tem uma rotina super corrida, daquelas que não sobra tempo para nada, muito menos para cuidar de si mesmo? Então esteja atento, pois a correria do dia a dia é sem dúvida um dos principais motivos que justificam várias queixas de saúde, como o estresse, hipertensão, insônia e até mesmo obesidade. A boa notícia é que graças à tecnologia, é possível praticar pilates em casa e usufruir de vários benefícios proporcionados pelo método.

O método pilates

Antes de qualquer coisa, cabe esclarecer que o pilates é um método de exercícios físicos criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Trata-se, na realidade, de uma série de atividades individualizadas que têm como finalidade melhorar o condicionamento físico do praticante, bem como aumentar a sua flexibilidade e capacidade respiratória. Entre os demais benefícios do pilates, destacam-se os seguintes:
  • Alívio do estresse;
  • Alinhamento postural;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Alivia dores musculares;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Promove a consciência corporal;
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, incluindo idosos, crianças e gestantes.
Além dos benefícios listados anteriormente, vale destacar também que o pilates favorece o emagrecimento. Isso porque ao aumentar o tônus muscular, a atividade auxilia na troca de gordura por massa magra.

Dá para praticar pilates em casa?

Caso você esteja se perguntando se dá para praticar pilates em casa, sem dúvida a resposta é afirmativa. Inclusive, essa é outra grande vantagem do pilates, já que o método é considerado de baixo impacto e de fácil realização. Por causa disso, é possível praticá-lo em casa, o que o torna um grande aliado de quem tem a vida corrida. Felizmente, a democratização da internet e os avanços tecnológicos possibilitam que os exercícios sejam oferecidos através de aulas online. Mediante a experiência de profissionais especializados, as atividades são disponibilizadas em vídeo e podem ser acompanhadas de qualquer lugar, por pessoas de qualquer condição de saúde e qualquer idade.

Vantagens de praticar pilates em casa

  • Mais barato;
  • Flexibilidade de horários;
  • Aprender no próprio ritmo;
  • Possibilidade de assistir as aulas de qualquer lugar;
  • Não precisa de aparelhos de pilates;
  • Poder adquirir um combo e praticar mais de uma modalidade de uma só vez. Ou ainda, combinar os benefícios do pilates e da musculação, por exemplo.

Passo a passo para começar a praticar pilates em casa

Agora que você já conhece os benefícios do pilates e as vantagens de praticar o método em casa, é preciso saber como dar os primeiros passos na atividade. Confira a seguir as dicas que preparamos para você. pilates em casa

Invista nos acessórios de pilates

Em primeiro lugar, vale a pena explicar que o pilates em casa consiste em uma série de exercícios que se utilizam do próprio peso do corpo do praticante para que sejam realizados. Também chamado de mat pilates, eles são realizados com simples acessórios, tais como:
  • Bola Suíça: uma grande bola de vinil que tem a finalidade de promover o equilíbrio;
  • Faixas elásticas: trabalham os músculos e podem ser empregadas tanto em exercícios para os braços quanto para as pernas;
  • Colchonete: responsável por minimizar o impacto do corpo com o chão e auxiliar a realização das posturas durante os exercícios;
  • Pesos: assim como nos exercícios praticados em studio de pilates, os pesos contribuem para o fortalecimento muscular;
  • Rolo de espuma: ajudam no alongamento e equilíbrio.
Caso não disponha de recursos financeiros para investir nesses acessórios, não fique triste, ainda assim poderá praticar pilates em casa. Até mesmo porque eles podem ser substituídos por alguns itens que provavelmente você tem em casa. A bola Suíça, por exemplo, pode ser substituída por uma almofada não muito macia. Enquanto isso, o colchonete pode ser substituído pelo tapete de yoga, caso o possua. Já no lugar dos pesos, você também pode usar uma garrafa pet com água. Por fim, as faixas elásticas podem ser substituídas por faixas de roupão.

Escolha a modalidade de pilates em casa

Conforme pontuamos anteriormente, uma das grandes vantagens de praticar pilates em casa é ser adaptável a todas as idades e condições físicas. Portanto, você pode optar em aulas online voltadas para iniciantes, bem como pela modalidade terapêutica do método. Ainda, pode escolher ganhar mais equilíbrio e consciência corporal sem sair de casa.

Prepare um ambiente favorável à prática

Logo depois ter garantido os acessórios de pilates, é importante preparar um ambiente reservado para praticar os exercícios. Ele deve ser isento de interferências externas, como barulhos e passagem de pessoas para facilitar a concentração na realização das posturas e nas técnicas de respiração que fazem parte do método. Além disso, o ambiente deve ser bem iluminado e amplo, sem obstáculos que atrapalhem a realização das posturas, como móveis, por exemplo.

Escolha um horário para praticar

Inegavelmente outra grande vantagem de praticar pilates em casa é pode realizar os exercícios quando puder. Entretanto, se possível procure um horário específico para a prática do método. Isso é importante, pois cria uma rotina de atividades físicas e faz com que o corpo se acostume com ela. Ou seja, se você só tem a parte da manhã, escolha uma hora desse turno para praticar. O mesmo se repete para os turnos da tarde e da noite. Contudo, atenção: não pratique pilates minutos antes de dormir para não atrapalhar a chegada do sono.

Combine o pilates em casa com outras atividades

Para finalizar, não deixe de combinar os benefícios do pilates com os de outras atividades físicas também oferecidas online, como musculação, yoga ou meditação, por exemplo. Enquanto a primeira beneficia principalmente um corpo mais definido, o yoga e a meditação cuidam do bem-estar mental, tão importante para a manutenção da saúde como um todo. Não sabe como equilibrar corpo e mente com aulas online? Assista as aulas grátis do Namu e dê o primeiro passo rumo a uma vida muito mais saudável.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...