fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates em casa: conheça 4 cursos para iniciantes

Começar a praticar pilates em casa pode ser uma experiência transformadora para a sua saúde, seu bem-estar e qualidade de vida. Saiba como
Da redação
10/11/20
A prática de atividades físicas é fundamental para o cuidado com a saúde física e mental. No entanto, encontrar um tempo para praticar exercícios fora de casa pode ser uma tarefa difícil, não é verdade? É por isso que o pilates em casa pode mudar a forma como você cuida de si.   Uma das melhores formas de iniciar a prática do pilates em casa é com a ajuda de aulas online. Com essa modalidade, inclusive, você pode começar pelo básico e ir avançando na prática aos poucos, tudo conforme o seu tempo de aprendizado e limites do seu corpo. Gostou? Então confira no artigo a seguir tudo o que o pilates pode fazer por você!

Benefícios das aulas online de pilates em casa

benefícios do pilates em casa
Afinal, por que você deve começar a praticar pilates em casa? Entre os principais benefícios, está a flexibilidade de realizar os exercícios a qualquer hora e lugar. Se antes precisava se deslocar até um estúdio, em casa você faz a sua própria rotina.
  Além disso, fazer pilates em casa também é uma alternativa mais acessível do ponto de vista econômico. Enquanto a estrutura das aulas ministradas em estúdios normalmente é cara, com aulas online você economiza bastante.   Quanto aos acessórios, a boa notícia é que pode começar com o básico, como o tapete de exercícios e a bola suíça. E há outra vantagem importante: você pode repetir uma aula quantas vezes quiser graças ao recurso online. Ou seja, se ficou em dúvida sobre algum movimento, retorne na aula!   É importante também citar os benefícios em geral de se praticar pilates. Conhecida por ser uma prática que une diversas técnicas, ela pode ser adaptada a todas as idades. Listamos alguns desses benefícios para você conhecer mais:  
  • Auxilia na correção de problemas posturais;
  • Trata lesões de forma fisioterapêutica;
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora as articulações;
  • Aumenta a resistência física;
  • Auxilia no combate ao estresse;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Alia dores musculares;
  • Potencializa a concentração e o foco.
 

Como escolher as melhores aulas de pilates em casa?

Para iniciar a prática de pilates em casa de forma segura, você deve buscar aulas online sempre com profissionais certificados. Se nunca praticou pilates, foque nos conteúdos básicos e aulas que permitam começar do zero, evitando que pule etapas.   Procure observar também outras qualidades da própria plataforma:  
  • Ela é intuitiva?
  • Você pode acessar o conteúdo a qualquer momento?
  • Possui pagamento facilitado?
  • Possui certificado de participação?
  A qualidade da aula importa muito, mas é claro que esses detalhes também fazem a diferença. Quanto mais fácil para você praticar pilates em casa, mais poderá se concentrar no que realmente interessa: a sua saúde e bem-estar.

Pilates para iniciantes

Para quem vai começar a sua caminhada no pilates, o ideal é um curso de pilates para iniciantes. Um exemplo são as aulas ministradas pela a especialista Sheila Dionísio, no Namu.   O conteúdo é direcionado justamente para quem busca um primeiro contato com o método. É importante que você se lembre de que o pilates não é apenas sobre exercitar o corpo, mas também a mente, e isso deve ser trabalhado ao longo da prática.   A vantagem é que você começa realmente pelo básico, aprendendo as posições e as formas de alongamento para relaxar e alinhar a postura. Depois, vai aperfeiçoando os movimentos e vai perceber a própria evolução com o tempo.

Pilates em casa

Contudo, há também aulas que já são focadas 100% para você praticar o pilates em casa e se desenvolver ao longo das semanas. O "Pilates em casa: equilíbrio e consciência corporal" é um exemplo interessante pois utiliza objetos que fazem parte da sua rotina.   Ou seja, você não vai precisar de um estúdio completo em casa. Com algumas cadeiras, almofadas e toalhas já irá conseguir evoluir bastante no pilates. É interessante ainda que esse tipo de curso foca bastante no seu corpo como o grande “equipamento”, o que já é um princípio do pilates solo.   Como o pilates em casa tem esse desafio dos acessórios, o ideal é já procurar por aulas que adaptam os movimentos e exercícios. Assim você não precisa quebrar a cabeça para saber qual a melhor forma de praticar o método.

Pilates Terapêutico

Ademais, saiba que o pilates também ajuda no tratamento de diversas lesões e auxilia a fortalecer a postura, exatamente como se aprende nas aulas "Pilates Terapêutico: alongamento, fortalecimento e postura". Por que isso é importante? É o tipo de prática ideal para pessoas que sofrem com dores crônicas, principalmente na coluna ou então, que estão em tratamento de lesões osteomusculares.   Normalmente, o pilates terapêutico tem uma abordagem diferenciada e que favorece a prática em casa.  Ele atua diretamente no controle de dores, diminuição da irritabilidade e auxílio no tratamento de problemas de concentração.

Pilates tradicional

Outra forma de praticar pilates em casa é apostar no modo mais tradicional, que pode ensinar você do básico ao intermediário. Nesse caso, é um tipo de aula que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, adaptando os movimentos ao seu ritmo.   É uma ótima forma de se manter em forma quando você não gostar de frequentar academias, por exemplo. Como trabalha todas as partes do corpo, pode ajudar tanto na tonificação dos músculos quanto na perda de gordura, por exemplo.

Mas afinal, qual aula de pilates escolher?

Nesse caso, o ideal é escolher aulas que iniciem no básico, mas que também ofereçam os cuidados que você precisa naquele momento. Se você estiver apenas buscando o primeiro contato com a prática, por exemplo, pode optar pelo pilates para iniciantes. Entretanto, se tiver alguma condição de saúde a tratar, o pilates terapêutico pode ser uma alternativa mais interessante.   Ainda está em dúvida de qual modalidade de pilates escolher? Então faça uma aula grátis do curso Pilates Terapêutico com a professora Soraya Sabino. Após essa aula experimental, temos certeza de que você vai ficar interessado em conhecer as outras modalidades de pilates online que o Namu tem a oferecer.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...