fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates em casa: como praticar online?

Método de exercício físicos baseado em técnicas orientais equilibra corpo e mente e pode ser praticado no conforto do seu lar. Saiba como praticar pilates em casa com aulas online
Da redação
19/08/20
Embora o pilates esteja em alta nas academias e estúdios brasileiros, a atividade ainda gera muitas dúvidas. Dá para praticar pilates em casa? O que é preciso para praticar online? Idosos podem realizar os exercícios? E crianças? E foi justamente para responder às perguntas acima é que fizemos este post. Nele, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre praticar pilates em casa, bem como vai receber dicas úteis para treinar de forma eficaz. Confira.

O que é pilates?

  Pilates é um método de exercícios físicos baseado em técnicas orientais, que tem como princípios básicos a concentração, o controle do movimento, a precisão na realização das posturas, o foco, a respiração e a fluidez dos movimentos. Criado em 1920 por Joseph Pilates, o método tem como principal objetivo equilibrar o corpo e a mente do indivíduo, por meio de exercícios totalmente adaptáveis. Em outras palavras, isso significa dizer que qualquer pessoa pode praticar a atividade, de crianças a idosos. Gestantes também podem se beneficiar com o método. A princípio, o pilates possui mais de 500 tipos diferentes de atividades. Elas promovem o alinhamento postural, a flexibilidade, o condicionamento físico, a melhora da circulação sanguínea, o aumento da capacidade respiratória, o aumento da concentração e o alívio das dores, principalmente as da coluna e das articulações. glute stretch pilates em casa

Pilates em casa: 6 passos para praticar o exercício

Como você deve saber, comumente o pilates é um exercício praticado em academias ou em estúdios específicos. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que dá para praticar pilates em casa sem nenhuma dificuldade. Isso é possível graças ao método mat pilates, também conhecido como pilates solo. Ele se utiliza do próprio peso do corpo do praticante para a realização das atividades, ou seja, dispensa o uso de aparelhos de pilates. Confira a seguir 6 passos para se beneficiar com essa técnica de forma segura e eficaz.

1. Adquira os acessórios necessários

  Antes de começar a se exercitar com o método, é preciso adquirir alguns acessórios básicos. Eles te ajudarão a realizar os exercícios de forma mais segura e confortável e podem ser encontrados facilmente, tanto em lojas físicas quanto em lojas online. Confira alguns deles:
  • Colchonete;
  • Flex ring;
  • Faixas elásticas;
  • Rampas;
  • Bolas Suíça;
  • Blocos de pilates.

2. Faça uso de roupas adequadas

  Além disso, é preciso compreender que o pilates é um exercício que trabalha diretamente com o fortalecimento muscular. Portanto, durante a prática o usuário terá que se alongar bastante e trabalhar todas as partes do corpo. E isso, muitas vezes em contato com o chão ou com os acessórios citados anteriormente. Por causa disso, é muito importante que o praticante escolha roupas adequadas e que não limitem a realização dos exercícios. As vestes até podem ser justas ao corpo, desde que tenham um forte poder de elasticidade e não causem incômodos. Nesse sentido, calças legging, tops e regatas são ótimas opções para as mulheres. Já para os homens que desejam praticar pilates em casa, calças de moletom e camisetas mais justas são as mais recomendadas. Opte ainda por um bom tênis para dar mais firmeza e precisão aos movimentos.

3. Escolha um local amplo e silencioso

  Conforme pontuamos anteriormente, o foco, a concentração e a precisão são princípios básicos do pilates. Mas, como respeitar esses fatores praticando em casa? Nesse caso, você deve escolher, sobretudo, um local amplo, bem iluminado, isento de barulhos externos e de circulação de pessoas. O local amplo facilita que você pratique os exercícios corretamente e em segurança, a iluminação favorece a concentração. Enquanto isso, o silêncio favorece o foco e a concentração, que proporcionam relaxamento mental.

4. Estabeleça uma rotina de exercícios físicos

  Ademais, é impossível praticar pilates em casa sem estabelecer uma rotina de exercícios físicos. Até mesmo porque cuidar da saúde física e mental por meio de aulas online requer muita organização e disciplina. Por isso, busque praticar a atividade sempre no mesmo horário do dia para que o corpo faça desse ato um hábito. Além disso, se hidrate bem e sempre respeite os limites do seu corpo. Dessa forma, se tornará bem mais simples se acostumar com a nova rotina e não pular nenhum dia de atividades.

5. Pratique pilates em casa com um curso online

  Embora o pilates seja uma atividade de baixo impacto, ela precisa ser ministrada por professores capacitados. Nesse sentido, as aulas online de pilates do Namu podem ser bastante úteis. Através delas, você recebe toda a orientação necessária para uma prática segura e evolutiva. Além disso, elas são divididas conforme a necessidade do aluno. Em outras palavras, isso significa que é possível escolher entre pilates terapêutico, para ganhar consciência corporal ou dar os primeiros passos no método.  A bem da verdade, as possibilidades são infinitas, basta que você escolha a modalidade mais benéfica para a sua saúde.

6. Adquira um combo promocional para praticar pilates em casa

Contudo, caso você tenha ficado em dúvida de qual modalidade de pilates escolher, não desanime! Nesse caso, basta adquirir um combo promocional, que reúne em um único pacote várias aulas online do método com mais de 60% de desconto. Dessa forma, vai ser impossível não cuidar do corpo e da mente sem sair de casa. Ainda não está convencido disso? Então faça uma aula totalmente de graça do curso pilates terapêutico e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável, feliz, equilibrada e com muito mais disposição.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...