fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates na reabilitação: saiba como os exercícios podem ajudar

Método de exercícios físicos atua como grande aliado na reabilitação de pacientes com doenças degenerativas, respiratórias ou cardíacas
Da redação
06/03/20

A prática do pilates na reabilitação proporciona melhor qualidade de vida ao paciente. Afinal, os benefícios do método para a mente e o corpo são muitos. Por esse motivo, pessoas que passaram por algum tipo de lesão ou que convivem com algum tipo de limitação física normalmente recorrem à atividade física. E, de fato, elas não estão erradas!

Inclusive, existe uma iniciativa mundial chamada de Heroes in Motion que promove o pilates como ferramenta para pessoas que sofreram amputação e deficientes físicos. E inegavelmente isso reforça ainda mais a sua importância na reabilitação, conforme você vai ler melhor a seguir!

Qual o diferencial do pilates na reabilitação?

Quando se fala do pilates em geral, citam-se muitos benefícios associados comprovadamente a ele:

  • Melhora a concentração;
  • Aumenta a força, equilíbrio e flexibilidade;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Melhora a postura;
  • Previne lesões;
  • Alivia a ansiedade e estresse.

O método possui o nome do seu criador, o alemão Joseph Pilates. Inicialmente era voltado principalmente para melhorar o tônus muscular e problemas respiratórios. Por isso, em 1920 Joseph devolveu exercícios que trabalham o corpo e a mente como um todo.

Contudo, o método criado por ele ficou famoso somente anos depois da sua morte, na década de 60. E até os dias atuais muitas pessoas o utilizam para tratar várias condições de saúde, como doenças degenerativas, respiratórias ou até mesmo cardíacas. Afinal, o pilates melhora a circulação sanguínea, trabalha a respiração e promove a flexibilidade.

pilates para reabilitação

Método personalizado

Um dos destaques do método do pilates na reabilitação de pacientes é justamente o fato de ele ser personalizado. Ou seja, a prática pode se adequar a qualquer tipo de limitação que se tenha.

Além disso, o pilates respeita o ritmo de cada pessoa, já que o importante não é a intensidade ou a corrida contra o tempo. Ao contrário disso, o importante é realizar o exercício de forma correta e com disciplina.

Outra vantagem é que os exercícios podem ser realizados por qualquer pessoa, desde crianças até idosos. É claro que tudo deverá considerar o contexto do paciente, mas sem dúvida é uma das práticas mais inclusivas!

Então, independentemente do tipo de lesão ou doença do paciente, sem dúvida o pilates pode ser uma alternativa para se recuperar. Aliás, por ser um método que trabalha o corpo como um todo, ele auxilia ainda mais a fortalecer a saúde novamente.

Pilates na reabilitação: condições que podem ser tratadas com a prática

O pilates pode ser utilizado tanto na prevenção quanto na reabilitação. Por ser uma atividade de baixo impacto e adaptável à condição do paciente, pode tratar diversos tipos de condições. Veja a seguir algumas delas:

  • Doenças degenerativas: idosos e portadores de artrite, artrose e reumatismo podem se beneficiar com a prática. Isso porque o método proporciona mais flexibilidade, mobilidade e força muscular;
  • Lombalgia: por trabalhar os músculos das costas e alinhar a postura, a prática do pilates é eficaz no tratamento das dores nas costas e problemas de coluna. Inclusive, a atividade é muito recomendada durante a gravidez, pois além de aliviar as dores nas costas, também prepara o corpo da futura mamãe para o momento do parto;
  • Pilates na reabilitação dos joelhos: entre as principais patologias dessa região que podem ser tratadas com o método podemos citar as lesões no menisco, a tendinite patelar, a artrose e a lesão no ligamento cruzado anterior;
  • Problemas respiratórios: entre os princípios do pilates está o controle da respiração, o que favorece quem sofre de asma e alergias respiratórias.

Pilates e fisioterapia

Com tudo isso, o pilates atua como um grande aliado da fisioterapia convencional. Baseado nas filosofias do yoga e meditação, a prática conta com nove princípios básicos, incluindo a precisão, a força, o controle dos movimentos e a respiração diafragmática.

Semelhantemente, esses princípios também são importantes em qualquer tipo de fisioterapia, principalmente aquelas que exigem força e equilíbrio. Por isso, o pilates possui um papel importante na reabilitação do paciente, desde que em conjunto com o tratamento fisioterapêutico.

A pesquisa “Pilates na Reabilitação: uma revisão sistemática” destaca que o pilates é um forte aliado nos pacientes com doenças como artrite, pois ele favorece a calcificação óssea.

Além disso, o mesmo estudo destaca que o pilates não deve ser apenas utilizado na reabilitação de pacientes. Afinal, ele também deve ser praticado com a finalidade de evitar lesões, principalmente pelos atletas.

Ainda, o método pode ser iniciado mesmo antes de cirurgias, otimizando a recuperação do paciente. Essa prática é conhecida como reabilitação precoce e aumenta a resistência dos músculos ao redor da zona que será tratada com o procedimento cirúrgico.

Pilates em casa: conheça os cursos online do NAMU

Mas, como iniciar no pilates? Se ele é tão fundamental para o tratamento de várias condições e pode ser personalizado, é preciso saber como e onde praticar!

O NAMU é uma das possibilidades para quem deseja praticar o pilates e focar ainda mais em qualidade de vida. É claro que ter a indicação e o acompanhamento de um profissional qualificado é importante. Por isso, embora sejam online, os cursos de pilates do NAMU são ministrados por professores formados e experientes na prática.

No NAMU você encontra o curso de pilates adequado às suas condições físicas. Para quem é iniciante na prática, por exemplo, o ideal é o "Curso de pilates em casa: do básico ao intermediário". Ministrado pela professora Viviane Vales, ele possui uma didática de fácil aprendizado e não possui contraindicações.

Já o curso "Pilates terapêutico: alongamento, fortalecimento e postura", pode ser o mais indicado na reabilitação de várias condições físicas. Ministrado pela especialista em pilates Soraya Sabino, é ideal para os seguintes aspectos:

  • Fortalecimento corporal;
  • Melhora da postura;
  • Equilíbrio mental e físico;
  • Alívio de dores e desconfortos.

Os cursos online de pilates do NAMU não exigem nenhum equipamento complementar. Ou seja, você poderá dedicar-se às aulas no conforto da sua casa e no horário que bem desejar. Além disso, o conteúdo é transmitido através de vídeos, para que você possa assisti-los pelo computador, celular ou tablet, o que facilita ainda mais!

Você ainda não conhece os cursos do NAMU? Então dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável e equilibrada: acesse o nosso site e inscreva-se em nosso portal para ter acesso a conteúdos sobre alimentação saudável, sustentabilidade, saúde e bem-estar!


Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...