fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates para iniciantes: 13 dúvidas mais comuns

Buscando aulas online de pilates para iniciantes, mas está se sentindo inseguro por nunca ter praticado antes? Então confira a seguir as principais dúvidas sobre o método
Da redação
27/07/20
O pilates é uma modalidade de exercícios físicos que a cada dia que passa conquista mais adeptos. Mas, com certeza também é a atividade que mais envolve dúvidas, principalmente quando falamos de pilates para iniciantes. Afinal, muito se ouve falar dos seus inúmeros benefícios e do seu poder de reabilitação, sobretudo do sistema osteomuscular. Contudo, a forma correta de praticar, qual a melhor modalidade de pilates entre outras dúvidas muito comuns acabam impedindo que as pessoas possam se beneficiar com a atividade. pilates para iniciantes Você também tem dúvidas sobre o pilates? Quer dar os primeiros passos na atividade, mas se sente inseguro por nunca ter praticado antes? Então acompanhe este artigo até o final, pois ele foi criado especialmente para você!

Pilates para iniciantes: benefícios do método para a saúde

O pilates é uma atividade que foi desenvolvida na década de 1920. Muito embora seja um método de exercícios físicos ocidental, possui fundamentos pautados sobre técnicas milenares como meditação, medicina chinesa e também o yoga. A técnica é uma junção de práticas e filosofias que visam a integração do corpo e da mente através de exercícios individualizados, que oferecem inúmeros benefícios, a saber:
  • Auxilia na perda de peso;
  • Fortalece o tônus muscular;
  • Alinha a postura;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Aumenta a concentração e memória;
  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Proporciona mais flexibilidade;
  • Promove a consciência corporal.

13 dúvidas mais comuns sobre o pilates para iniciantes

Agora que você já conhece os benefícios do pilates, está na hora de tirar as suas dúvidas sobre o método de exercícios físicos. Certamente após esse bate-papo, você não vai mais perder tempo e vai começar a praticar também.

Preciso saber malhar?

Uma dúvida muito comum para quem vai iniciar a atividade é se precisa saber malhar, ou ter algum conhecimento prévio no pilates. E a resposta não poderia ser mais simples: Não! O pilates para iniciantes pode ser praticado por quem nunca fez nenhum tipo de atividade física. Portanto, é a modalidade de exercícios ideal para aquelas pessoas que querem adquirir hábitos de vida mais saudáveis e deixar de vez o sedentarismo de lado.

Preciso ser flexível?

Não, pelo contrário! Até mesmo porque é com a prática do pilates que você vai alcançar a flexibilidade. Os exercícios para iniciantes seguem um cronograma que respeita as limitações do praticante e a intensidade vai aumentando conforme o praticante vai adquirindo experiência e confiança.

Dá para praticar em casa?

Certamente. Para quem não sabe, o pilates é uma modalidade de exercícios físicos de baixo impacto e de fácil realização. Por causa disso, dá para praticar por meio de aulas online, sem precisar sair de casa. Basta apenas ter um espaço adequado que permita a movimentação, um computador ou celular conectados à internet.

Precisa de aparelhos de pilates?

Não. Não é necessário ter aparelhos para a prática de pilates. A técnica pode ser feita totalmente no solo (mat pilates ou pilates solo), utilizando-se tão somente do peso do corpo do praticante para a realização dos exercícios.

Quais acessórios de pilates são indispensáveis?

Você até pode praticar pilates em casa sem o uso de nenhum acessório. Contudo, vale explicar que eles são muito úteis, já que facilitam a realização dos exercícios. No caso de pilates para iniciantes, os acessórios mais comuns são:
  • Bola Suíça;
  • Faixa de elástico;
  • Colchonete;
  • Bloco;
  • Bosu;
  • Anel de pilates.

Estou grávida, posso fazer?

Se dúvida. O pilates é especialmente indicado para as gestantes, pois os exercícios são leves e de pouca intensidade. Além disso, melhoram a capacidade respiratória e fortalecem o assoalho pélvico, preparando a futura mamãe para o momento do parto.

E os idosos podem fazer?

Sim. Respeitando as limitações e individualidades do praticante o pilates pode ser feito em qualquer idade. Para a terceira idade o pilates sem dúvida é uma excelente opção de atividade física, pois contribui significativamente para o equilíbrio, para a melhora da postura, para o ganho de flexibilidade e para o alívio de dores.

Soube que tem duas modalidades de pilates. Qual a melhor?

Existe o pilates para iniciantes com aparelhos e o pilates para iniciantes no solo. Ambas as modalidades estão pautadas sob os mesmos fundamentos e princípios, portanto, oferecem os mesmos benefícios. Ou seja, não existe modalidade melhor que a outra. Você precisa decidir qual modalidade te contempla melhor e para isso precisa responder as questões: posso me locomover até um curso? Na minha região possui uma escola? Quanto custa e quanto posso pagar? Após respondidas essas questões, certamente você conseguirá decidir qual modalidade é melhor para você.

Não gosto de academia, vou gostar de pilates?

Por dispensar aparelhos e permitir ser praticado em casa, o pilates é a modalidade de exercícios físicos para quem não gosta da agitação e competitividade das academias. Além disso, a modalidade exige uma conexão total do praticante durante a realização dos exercícios, já que envolve também a respiração, concentração e o foco. Ou seja, diferentemente dos exercícios praticados em academias, é impossível fazer pilates mecanicamente.

Quantas horas por semana preciso fazer?

Uma das grandes vantagens do pilates é que o método é totalmente personalizável às necessidades do praticante. Portanto, você pode começar com alguns minutos por dia e ir aumentando gradativamente, conforme a sua condição física e disponibilidade de horários. O ideal é que você insira a atividade em sua rotina e seja disciplinado para não perder o ritmo e acabar desistindo.

Não tenho disponibilidade, posso fazer pilates online?

Sim! Com certeza. Atualmente, você encontra várias aulas online de pilates para iniciantes elaboradas por especialistas renomados. Dessa forma, mesmo com uma rotina corrida será possível cuidar da saúde e beneficiar corpo e mente com a prática do pilates.

Como manter a disciplina no pilates online?

Primeiramente, comece hoje. O inimigo da disciplina é o deixar para amanhã. Organize sua rotina e separe uns 15 minutos na primeira semana, depois 30 na segunda semana e siga assim até que você esteja totalmente integrado com a nova atividade em sua rotina.

Quanto custam as aulas de pilates para iniciantes?

Depende. Um curso de pilates para iniciantes na modalidade presencial custa entre R$ 300 e 500 por mês, considerando duas aulas semanais. No entanto, na modalidade online as aulas de pilates para iniciantes podem custar até 10x mais baratas e ainda podem ser parceladas em até 12x sem juros no cartão de crédito. E você, tirou suas dúvidas sobre o pilates para iniciantes? Quer saber como começar? Então clique aqui e conheça todos os cursos online de pilates do Namu e escolha a modalidade que mais combina com o seu perfil.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...