fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates »

Pilates

Pilates solo: o que é e quais os benefícios?

Modalidade de pilates utiliza o peso do corpo do praticante na realização dos exercícios e oferece resultados mais rápidos. Conheça o pilates solo
Da redação
06/10/20
Se você busca uma atividade física de baixo impacto, fácil execução e que pode ser praticada sem o uso de aparelhos, o pilates solo é uma ótima opção. Seu grande diferencial é poder ser praticado em casa por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Porém, embora a prática seja centenária, ela ainda causa muitas dúvidas nas pessoas. Se esse também é o seu caso, então não deixe de ler o artigo a seguir até o final. Nele, você vai conhecer as diferenças entre pilates com aparelhos e mat pilates (pilates solo), bem como vai compreender o quão vantajosa essa técnica é para cuidar da sua saúde.  

O que é o Pilates?

  A princípio, o pilates é um método composto por mais de 500 tipos de exercícios físicos. A atividade combina técnicas de yoga, medicina chinesa e meditação e tem como objetivo proporcionar ao praticante maior controle do corpo e da mente.  Seus princípios baseiam-se na concentração, respiração, força e equilíbrio. Por esse motivo, a técnica é uma ferramenta poderosa em tratamentos de reabilitação e uma alternativa para quem não gosta de academias ou musculação.   Para promover o fortalecimento e o tônus muscular, a consciência corporal e o alinhamento postural o método se utiliza de vários aparelhos. Cada um possui uma função específica, sendo os mais comuns:
  • Ladder Barrel: para a prática de exercícios que envolvem alongamento e flexibilidade;
  • Reformer: semelhante a uma cama cheia de molas com um colchonete deslizante, muito utilizado para exercícios de contração muscular;
  • Cadillac: uma grande mesa estofada para a prática de exercícios de reabilitação para a coluna e mais de 200 outras possibilidades;
  • Chair (Step Chair): uma cadeira com pedais utilizada principalmente na execução de exercícios físicos para os membros inferiores.
Vale a pena explicar que o pilates com aparelhos geralmente é ministrado em academias e studios. Contudo, caso queira praticar em casa você não precisa adquirir um equipamento. Para isso, existe a modalidade de pilates solo, conforme você vai conferir logo a seguir.  

Pilates Solo

  Diferentemente do pilates tradicional, no pilates solo você não precisa fazer uso de aparelhos para executar os movimentos. Isso é possível porque nessa modalidade de pilates todos os exercícios são feitos no chão, apenas com o próprio peso do seu corpo. E é justamente isso o que torna esse tipo de pilates mais atrativo e acessível, quando comparado ao tradicional. Por meio dessa técnica você pode praticar pilates no conforto do seu lar e pagar até 10x menos do que nas aulas presenciais. No entanto, esteja atento, pois embora não exija o uso de aparelhos, alguns acessórios são importantes para a realização dos movimentos. Confira a seguir alguns dos mais utilizados: Apesar de serem úteis, vale salientar que os acessórios de pilates não são obrigatórios. Inclusive, você pode substituí-los por itens que tem em casa, como garrafas pet com água ou areia no lugar dos halteres e faixas de roupão no lugar das faixas elásticas. Clique aqui e faça uma aula totalmente grátis do curso Pilates Terapêutico com a professora Soraya Sabino.

aula pilates solo

Benefícios

  Tanto o pilates com aparelhos quanto o pilates solo oferecem vários benefícios aos seus praticantes. Talvez você até já tenha escutado ou lido em algum artigo sobre eles, que são:
  • Aquisição da consciência corporal;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Eliminação de toxinas;
  • Auxílio na redução de medidas e na manutenção do peso corporal;
  • Alívio de dores crônicas e musculares;
  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
  • Alinhamento postural;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Tonificação muscular;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Melhora da qualidade do sono.
  Por esses e outros motivos, o pilates é apontado como uma das principais tendências fitness para os próximos anos. 

Pilates solo x pilates com aparelhos: qual é o melhor?

  Na verdade, não existe um tipo de pilates melhor do que o outro, mas sim aquele que melhor atende às suas necessidades. Se você teve algum tipo de lesão física e deseja tratá-la com o método, o pilates tradicional é uma opção interessante. Isso porque os aparelhos de pilates possuem molas que tem como finalidade regular a intensidade dos exercícios. Assim, os movimentos ficam mais leves de serem executados e você pode ir aumentando a intensidade deles conforme for progredindo na atividade. Já o pilates solo exige que você faça mais força durante os exercícios. Afinal de contas, ele não possui a ajuda das molas para aliviar a intensidade dos movimentos. Nessa modalidade, o peso do seu próprio corpo é que serve como base para determinar a intensidade dos exercícios. Embora seja mais difícil, o pilates solo é a modalidade ideal para quem deseja resultados mais rápidos. Além disso, seus exercícios focam mais no alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular.

Onde praticar pilates solo?

  O grande diferencial do pilates solo é que ele pode ser praticado em casa sem nenhuma dificuldade. Ou seja, você não precisa se deslocar até uma academia ou studio de pilates para se beneficiar com a prática. Mas como fazer isso afinal? Nesse caso, o melhor caminho é optar por aulas online de pilates. Acessíveis e práticas, elas são verdadeiras facilitadoras do seu processo de reabilitação ou programa de atividades físicas. Basta ter um computador, tablet ou TV conectados à internet para começar a praticar. Gostou? Então clique aqui para assistir uma aula gratuita de pilates terapêutico.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...