fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates em casa: o que é preciso para fazer?

As aulas de pilates trabalham a estrutura interna do corpo e ajudam a diminuir dores na coluna
Da redação
31/08/19
Sem tempo para ler o artigo "Pilates em casa: o que é preciso para fazer"? Que tal OUVIR este texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

A prática do pilates é uma boa opção para quem gosta de manter a saúde física e mental em dia. Isso porque ela trabalha de forma ampla a respiração, a concentração, a postura e a flexibilidade do corpo por meio do fortalecimento dos músculos. 

Apesar de não ser a verdadeira finalidade da prática, o pilates pode deixar o corpo definido e sadio sem nenhum sofrimento. Quer conhecer mais sobre essa atividade física? Então acompanhe o artigo a seguir:

Pilates: o que é?

O pilates é um exercício terapêutico e leve. Os alongamentos realizados durante as aulas contribuem para diminuir a tensão corporal e proporcionar conforto e alívio. Além disso, é ótimo para aliviar o estresse do dia a dia e melhorar a circulação sanguínea, pois cada exercício é pensado para cuidar das características de cada região do corpo.

benefícios da prática do pilates

As atividades são feitas com equipamentos compostos por molas e exercícios com bolas no solo. Para ter uma ideia, um só exercício é capaz de fortalecer os músculos das pernas e abdômen, por exemplo. Inclusive, é indicado para pessoas de qualquer idade, além das que sofrem com osteoporose e hérnia de disco.

Pilates para fortalecimento dos músculos

A prática alivia dores na coluna, melhora a postura e fortalece o assoalho pélvico.

Cada ser humano possui mais de 600 músculos, cada um com suas funções. Os chamados músculos externos são mais superficiais e trabalham de forma potente para a execução de movimentos de grande amplitude e força em situações como andar, subir escadas ou levantar uma caixa. 

Embora esses sejam os principais músculos trabalhados nas atividades físicas, não devem ser os únicos a serem lembrados por quem deseja ter um corpo saudável. E o pilates, diferentemente de outras técnicas como a musculação, por exemplo, também trabalha com os músculos internos. 

Também chamados de intrínsecos, esses músculos ficam localizados nas regiões mais profundas do corpo. Eles são responsáveis pela estabilização do tronco, seus movimentos e definição de uma boa postura.

 “Fortalecer um músculo externo é mais fácil, já que muitas pessoas optam pelos treinos tradicionais. Porém, o fato de acionar a musculatura mais profunda auxilia no bom funcionamento das articulações e ajuda a melhorar, em alguns casos, as dores constantes na região lombar da coluna”, declara a fisioterapeuta Sabrina Costa. 

“Preservar o espaço existente nas articulações ou entre as vértebras contribui para uma boa estrutura muscular. Além disso, faz com que os músculos trabalhem de forma mais harmônica. Isso ajuda a prevenir lesões, dentro de cada individualidade corporal e postural”, comenta Costa. 

De acordo com a fisioterapeuta, o fato de muitas práticas físicas atentarem mais para o aspecto externo predispõe o praticante a algumas posturas que podem ser prejudiciais com o passar do tempo.

Conheça 5 acessórios para praticar pilates em casa

Assim como a yoga, o pilates é um método que beneficia o corpo de diversas formas. Assim, ao praticá-lo constantemente, é possível notar a melhora da postura, da disposição no dia a dia e da respiração, já que é relaxante e ameniza a ansiedade. Além disso, tem a capacidade de prevenir e aliviar dores de coluna e fortalecer os músculos internos. 

Ainda, a prática semanal dos exercícios também ativa a musculatura da mulher, o que fortalece o assoalho pélvico e acaba por prevenir incontinência urinária. 

Existem algumas formas de realizar a prática, duas delas são com os aparelhos em academia e solo, com simples acessórios. Contudo, a correria do cotidiano e falta de dinheiro muitas vezes não permitem que as pessoas façam esse tipo de exercícios em locais específicos ou preparados.

Porém, o que muitos não sabem é que com simples utensílios caseiros é possível desenvolver os movimentos e aprimorá-los cada vez mais. Veja a seguir:

Colchonete

O colchonete é um dos utensílios indispensáveis para a realização de atividades físicas, incluindo o pilates. Isso porque ele é responsável por diminuir o impacto do corpo com o chão. Além disso, ele auxilia na melhora das posturas propostas e previne, ao máximo, dores durante a prática. 

Porém é preciso ficar atento ao tipo que deseja comprar. O indicado é que seja maior que o corpo e compatível com o seu peso. Isso porque um mau colchonete pode comprometer a coluna e causar graves lesões.

Outra dica importante é higienizar o material. Então, assim que for utilizado, limpe-o com um produto antisséptico, já que o suor e os próprios pés descalços no colchonete podem contribuir para o acúmulo de bactérias.  

Almofada

A almofada serve para substituir a bola, mais conhecida como fit ball no pilates. Contudo, é preciso que ela não seja muito grande, pois pode diminuir a amplitude das posturas. Inclusive, pode ser utilizada em movimentos como o half roll back, meio rolamento para trás, já que dá o apoio necessário para a coluna.

Cadeira 

A cadeira é outro acessório que pode ser utilizado no pilates. Os exercícios realizados na cadeira contribuem para o aumento de força do corpo. 

Porém, para ter um bom desempenho e conseguir completar os movimentos com perfeição, é preciso sentar mais para frente e com a coluna reta. Ou seja, não se deve utilizar o encosto do objeto. Isso serve para usar a força da musculatura no controle de todos as posturas.

Garrafa pet com água

Outra grande aliada para os exercícios de pilates em casa é a garrafa pet. Inclusive, ela é uma boa substituta dos pesos utilizados em academias. O ideal é iniciar os exercícios só com a água dentro. Já no decorrer da prática, você poderá controlar o peso com outros materiais, como areia e terra, por exemplo. 

Ou seja, a garrafa pet é uma ótima aliada para o fortalecimento dos músculos, se utilizada da maneira correta.

Faixa de elásticos ou de roupão

Tanto a faixa de elástico quanto a de roupão ajudam a trabalhar a força dos braços e dos músculos. São elas que dão estabilidade para os membros e promovem resistência para quem pratica os exercícios. Além de ser de fácil acesso, esses acessórios auxiliam a ter mais flexibilidade na hora das posturas.

Aula de pilates tradicional: do básico ao intermediário

Quer colocar todas essas dicas em prática? No curso online de pilates tradicional: do básico ao intermediário do Namu, a instrutora Viviane Vales mostra como o pilates pode ajudar qualquer pessoa a cuidar de sua postura e bem-estar físico. Nela você vai aprender a se conhecer e a ter controle sobre seu corpo. Os exercícios são simples e trabalham com a respiração, controle do centro do corpo, fortalecimento de membros superiores e inferiores. Além disso, trabalham domínio de equilíbrio e sustentação. Para adquirir o curso completo acesse este link

Assista à aula demonstrativa:

Quer conhecer outros cursos capazes de transformar o seu corpo e mente? Então acesse o site do NAMU cursos e encontre, entre mais de quarenta opções, aquele que é ideal para você.


Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...