fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Exercícios de pilates para iniciantes: torne-se hoje mesmo um novo aluno

Muito mais do que uma simples atividade, os exercícios de pilates são capazes de melhorar, e muito, a qualidade de vida das pessoas. Confira no blog NAMU
Da redação
25/09/19

Muito mais do que uma simples atividade, os exercícios de pilates são capazes de melhorar, e muito, a qualidade de vida das pessoas

Ao praticar simples exercícios de pilates constantemente, já é possível sentir os benefícios que a atividade pode te proporcionar. E é para isso que a professora Viviane Vales, junto com a convidada e aluna Milene Domingues, preparou uma sequência de movimentos para aumentar a circulação sanguínea, aquecer o corpo, relaxar as costas, fortalecer a região abdominal e muito mais. 

Confira!

A professora Viviane Vales ministra uma sequência do método ótima para relaxar e fortalecer o corpo

*Este vídeo faz parte da nova websérie de pilates do canal do Namu no Youtube. Clique aqui para assistir mais aulas.

Conheça também o curso da professora Viviane Vales Pilates tradicional: do básico ao intermediário e melhore sua condição física sem sair de casa. Saiba mais aqui

Em que se baseiam os exercícios de pilates?

Desenvolvida há mais de 80 anos pelo alemão Joseph H. Pilates, a prática ganhou o sobrenome de seu criador. Ela consiste em uma junção de técnicas de conscientização corporal e tem como objetivo estimular o controle do sistema nervoso sobre os movimentos do corpo. Trata-se de uma sistematização de exercícios que promovem maior domínio de seus praticantes sobre seu físico.

benefícios dos exercícios de pilates

Cada vez mais populares entre as pessoas que buscam um corpo mais flexível e definido, os exercícios de pilates se baseiam principalmente no fortalecimento do abdômen e das costas. A força concentrada ali garante que o resto do corpo se movimente livre e de forma equilibrada. Os exercícios de pilates podem ser benéfico especialmente para as mulheres, pois fortalece os músculos abdominais inferiores, que são importantes para os sistemas reprodutivo e urinário.

Exercícios de pilates para iniciantes: benefícios para a saúde

Flexibilidade

Para muitos, tocar o chão com as pontas dos dedos das mãos sem flexionar os joelhos pode ser uma tarefa complicada. Porém, existem formas de alongar o corpo e tornar esse desafio mais fácil, como os exercícios de pilates, por exemplo. Pesquisas publicadas pela Academia Americana de Medicina Física e no Jornal Asiático de Medicina sugerem que o pilates estimula o alongamento dos músculos, melhora a flexibilidade, aumenta o controle motor e previne lesões musculares. 

A flexibilidade é definida como a amplitude de movimento que uma parte do corpo pode atingir. Após frequentarem sessões de pilates, os participantes do estudo da Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação, conseguiram descer os dedos das mãos cerca de quatro centímetros mais próximos do chão do que no início da pesquisa. O estudo teve duração de seis meses.

O alongamento foi observado em sessões mais e menos pesadas de exercícios. Isso porque os resultados surgem independentemente da potência das sessões de pilates, o que pode variar é o tempo. Assim, exercícios de pilates mais intensos podem trazer alterações positivas em um período mais curto, enquanto exercícios mais leves demoram mais para trazer as modificações desejadas.

Melhora da postura

Durante a fase de crescimento que permeia a infância, adolescência e até parte da fase adulta, o fortalecimento das estruturas que formam o sistema motor como músculos, tendões e articulações, pode não acompanhar o aumento dos ossos. 

Inclusive, essa situação pode ser agravada por atividades cotidianas como ficar muito tempo sentado ou carregar mochilas e bolsas pesadas. E todo esse esforço pode gerar um quadro de retração muscular e problemas posturais. Porém, a técnica de Joseph Pilates pode ajudar no alongamento do corpo e melhorar a postura.

Coordenação motora

Os estudos analisados apontaram outros benefícios trazidos pelos exercícios de pilates. Isso porque acredita-se que a técnica possa estimular a concentração, pois exige que os participantes tenham atenção aos movimentos realizados. 

Além disso, a prática também contribui para o aumento da precisão dos movimentos, o que beneficia a coordenação motora. Ou seja, os participantes criam maior consciência sobre o seu corpo e suas ações passam a ser mais precisas e fluídas.

Conheça os exercícios de pilates para iniciantes do Namu

Aulas de pilates para iniciantes: emagreça e melhore sua postura

O curso Pilates para iniciantes- emagreça e melhore sua postura visa trabalhar todos os benefícios da prática. Para isso, a professora Sheila Dionisio abordar diversos exercícios do método solo, os quais poderão ser realizados em casa ou em qualquer lugar que desejar. 

fazer exercícios de pilates

Exercícios de pilates para a coluna, cintura pélvica e cintura escapular estão entre os temas abordados nessas aulas. Além de fortalecer e promover o alongamento, as práticas têm o intuito de auxiliar na perda de peso e correção da postura. Cabe ressaltar que não é necessário ser avançado em pilates. Isso porque o curso é indicado para interessados de todas as modalidades. 

Porém, se você tiver algum tipo de restrição de saúde ou é gestante, é aconselhável procurar um médico antes do início de cada módulo.

Assista o trailer

Pilates em casa - Equilíbrio e consciência corporal

Outra série de exercícios de pilates para iniciantes pode ser feita com o Namu. Estamos falando do curso Pilates em casa - Equilíbrio e consciência corporalministrado pela instrutora Gerusa Gurak.

exercícios de pilates para iniciantes

No curso Pilates em casa - equilíbrio e consciência corporal, você aprenderá como é possível adaptar a prática do pilates feita em estúdios, utilizando objetos que fazem parte da sua rotina de uma maneira muito fácil e progressiva. 

A proposta é promover o autoconhecimento dos seus potenciais físicos e assim desenvolvê-los, por meio dos princípios como a movimentação de todo o corpo, respiração, desenvolvimento muscular uniforme, concentração, controle e precisão, entre outros. 

Junte-se a nós e torne-se, a partir de hoje, uma pessoa mais saudável de uma forma fácil e no conforto da sua casa. Acesse a o Namu e adquira o curso de pilates ideal para você.


Recomendados
Gerais

Pilates: como torná-lo uma filosofia de vida como o Yoga?

A instrutora de Pilates Gerusa Gurak explica os...

Gerais

Postura corporal: aprenda a melhorar a sua

Saiba como manter a postura corporal correta co...

Gerais

Pilates em casa: faça aulas onde estiver

A professora Gerusa Gurak mostra como fazer exe...

Gerais

Pilates para entrar em forma

A técnica pode aumentar a flexibilidade e o con...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *