fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Hérnia de disco: é possível tratá-la com pilates?

Segundo o IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco
Da redação
18/02/20

Ela causa dores agudas nas costas (região lombar), no pescoço e até mesmo nas pernas. Segundo o IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco, uma condição incapacitante e que compromete a qualidade de vida do paciente. A boa notícia é que é possível tratar todos os seus sintomas através do método pilates.

Se você está em busca de como se livrar das dores provocadas pela hérnia de disco, então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você descobrirá como os exercícios de pilates podem ser grandes aliados no tratamento dessa patologia e ainda, como evitá-la.

o que é hérnia de disco

Hérnia de disco

A hérnia de disco é causada pelo desgaste dos discos invertebrais, estruturas que têm como função principal evitar o contato direto entre as vértebras da coluna. Com o desgaste, há o rompimento do revestimento externo de um ou mais discos, o que favorece o deslocamento do núcleo pulposo (parte de dentro do disco invertebral) para fora.

Com isso, há a compressão dos nervos da coluna, o que provoca dores na região lombar, no pescoço, pernas e braços. Em alguns casos, há também a sensação de formigamento, que pode ou não ser acompanhada de dor.

Apesar de a patologia geralmente acometer pessoas a partir dos 35 anos, não é impossível que crianças e jovens sofram com o problema.

Causas

Embora a principal causa da hérnia de disco seja a má postura, outros fatores também podem contribuir para o surgimento da doença, tais como:

  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Movimentos repetitivos;
  • Carregar excesso de peso;
  • Envelhecimento natural;
  • Predisposição genética;
  • Tabagismo.

Principais sintomas

  • Dor na região lombar;
  • Dor no nervo ciático;
  • Sensação de formigamento nos braços e nas pernas.
  • Dor na perna;
  • Dor no braço;

Em casos mais graves, pode haver também dificuldade para urinar e evacuar.

Tipos de hérnia de disco

O ser humano pode ser acometido por três tipos de hérnia de disco, a saber:

Protusa

Na hérnia de disco protusa, acontece o alargamento e o achatamento do disco invertebral. Dessa forma, ele acaba tocando nas terminações nervosas da coluna, causando dores. É o tipo de hérnia cervical mais comum que existe.

Extrusa

Já no tipo de hérnia extrusa há o rompimento do revestimento externo do disco, o que favorece a projeção do líquido gelatinoso para fora. Conforme pontuamos anteriormente, esse líquido (núcleo pulposo) acaba comprimindo as terminações nervosas da coluna, causando dores e sensação de formigamento.

sintomas da hérnia de disco

Sequestrada

Enquanto isso, na hérnia sequestrada o fragmento lesionado pode se separar totalmente do disco. É o tipo de hérnia de disco mais severo, que causa dores insuportáveis e que leva, muita das vezes, o paciente a recorrer a cirurgias.

Tratamento da hérnia de disco

Ao ser diagnosticado com a hérnia cervical, o paciente inicialmente é tratado com repouso, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e com fisioterapia. Apenas casos mais graves são tratados com narcóticos, injeções de esteroides na espinha e cirurgias para alívio das dores.

Além dessas prescrições, recomenda-se também a acupuntura, por tratar-se de uma terapia que auxilia no relaxamento muscular. Dessa forma, ela é eficaz no combate a crises de dor e no aumento do intervalo com elas acontecem.

Pilates no tratamento da hérnia de disco

O pilates é um método de atividades físicas que garante aos seus participantes melhor condicionamento físico, como o fortalecimento da musculatura, aumento da flexibilidade, alinhamento da postura e melhoria da coordenação motora.

Desenvolvido em 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates, o método tem como objetivo principal o fortalecimento da musculatura das costas e do abdômen e por esse motivo é eficaz no tratamento e reabilitação da hérnia de disco.

Entre os seus muitos benefícios podemos mencionar o equilíbrio entre corpo e mente através do controle da respiração. E isso garante uma incrível sensação de relaxamento e bem-estar, o que muito contribui para o alívio dos sintomas da hérnia de disco.

Por ser uma atividade de baixo impacto, o pilates pode ser praticado tanto por pessoas que desejam evitar problemas na coluna quanto por aquelas que já sofrem com algum deles. Além disso, não há limite de idade para a prática do método, ou seja, tanto crianças quanto idosos podem usufruir dos seus benefícios.

Quer iniciar na prática? Então faça uma aula gratuita de pilates terapêutico com a professora Soraya Sabino

Como evitar

É possível evitar a hérnia de disco com alguns hábitos simples. Veja a seguir:

  • Cuide da sua postura no dia a dia;
  • Evite calçados com saltos muito altos;
  • Abandone o tabagismo;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada para controlar o peso;
  • Não carregue mais do que 10% do seu peso em bolsas e mochilas.

Além dos cuidados citados acima, é importante que você tenha cuidado ao abaixar para pegar determinado objeto no chão. O correto nesses casos é dobrar os dois joelhos e manter a coluna reta.

Pilates Terapêutico - Alongamento, fortalecimento e postura com Soraya Sabino

Se você quer ser livrar de uma vez por todas das dores provocadas pela hérnia de disco, o curso de Pilates Terapêutico ministrado pela professora Soraya Sabino pode ser de grande ajuda.

Online, o curso tem como objetivo principal promover a consciência corporal. Durante as aulas, serão ministrados exercícios de alongamento, fortalecimento e postura. Ambos possuem a finalidade de melhorar o alinhamento postural e o equilíbrio, aumentar a flexibilidade do corpo, tonificar a musculatura e relaxar a mente.

Os resultados das aulas são rápidos e eficazes, ou seja, em pouco tempo você terá mais disposição e sentirá menos dores pelo corpo. Além disso, também terá uma redução significativa nos níveis de estresse e ansiedade.

Uma das grandes vantagens do curso é que você poderá realizá-lo de qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos. Dessa forma, mesmo que você não disponha de tempo livre para ir a uma academia, poderá praticar pilates e garantir o seu bem-estar.

Gostou? Então não perca a oportunidade de conhecer os cursos online de pilates do NAMU e melhore o seu condicionamento físico sem sair de casa!


Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...