fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates: como torná-lo uma filosofia de vida como o Yoga?

A instrutora de Pilates Gerusa Gurak explica os motivos pelos quais a prática do método no Brasil é menos popular do que a prática do yoga.
Da redação
03/11/19

Você já parou para pensar por que vemos tantos praticantes de yoga praticando sequências em parques, praias e em suas próprias casas e, ao mesmo tempo, isso não é tão comum aos praticantes de Pilates?

O fato é que existem muito mais praticantes de yoga do que Pilates no mundo, pois falamos de uma atividade milenar em comparação a uma centenária (o método surgiu em 1920). Logo, a quantidade de pessoas que tiveram acesso à técnica faz diferença na popularização do método.

Um aliado à reabilitação fisioterapêutica

Gerusa Gurak é educadora, formada pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, Balance (Les Mills) e zenga. Ela atua na área como instrutora de Pilates com aprovação pela Method Alliance, yoga, com pós-graduação em atividades físicas e programas de saúde e yoga com extensão de yogaterapia na Índia.

Segundo ela, principalmente ao falarmos do Pilates no Brasil, é muito comum vermos a divulgação do método aliado à reabilitação fisioterapêutica e à necessidade do acompanhamento de um profissional da saúde para que os efeitos positivos aconteçam.

“Não discordo, e acrescentaria o adjetivo ‘um bom profissional’”, comenta Gurak. Mas, se o que trouxe o praticante foi a reabilitação, por que não, então, trabalhar a permanência e evolução desta pessoa dentro da técnica de forma independência para praticar Pilates?

benefícios do pilates

“Esta é a razão que me faz acreditar o porquê é muito mais claro ver o yoga como filosofia de vida e a dificuldade dos praticantes de Pilates enxergarem isto. Todas as afirmações abaixo são pessoais, vêm das minhas crenças de mais de uma década trabalhando com ambas as modalidades”, explica a educadora.

É possível que o profissional tenha medo de tornar o praticante independente?

Talvez. Se você nunca ensinar seus clientes a fazer sequências de Pilates de solo, irá torná-los dependentes das máquinas. Com isso, eles acreditarão que sem elas não poderão praticar o método. 

Se o praticante não souber que existe um livro escrito pelo próprio Joseph Pilates, criador da prática, onde ele irá aprender os exercícios que são a base de tudo o que praticamos, talvez isso será somente uma técnica e nunca conseguirá ampliar a visão como uma forma de viver melhor.

Veja também: diferenças entre Pilates solo e com aparelhos

Pilates como filosofia de vida

Eu realmente acredito que a prática do Pilates pode ser uma filosofia de vida. Contudo, para que ela se desenrole desta forma insisto nos quesitos: desenvolvimento de uma respiração consciente e que se molde para facilitar a execução de cada movimento.  De forma que quando o praticante precisar mover um objeto pesado em sua casa utilize a respiração para facilitar esta tarefa. Ou seja, virou uma filosofia!

Se a consciência corporal aparecer na correção da forma com que ele está se sentando em sua rotina de trabalho de forma que isso seja um facilitador e o ajude a ser mais eficiente, pronto! Virou uma filosofia!

Como tornar o Pilates uma filosofia de vida?

Considerado um exercício terapêutico leve, o método desenvolvido por Joseph Pilates contribui para diminuir a tensão corporal, corrigir a postura, melhorar a circulação sanguínea e ainda, aliviar o estresse.

No método, os exercícios são feitos em equipamentos com molas e/ou com bolas no solo. Porém, isso não é um empecilho para a prática da atividade em casa. Inclusive, o NAMU possui uma série de aulas online e em vídeo, para que você possa realizar as aulas com muito mais comodidade.

Entre as vantagens de praticar Pilates em casa está o valor mais acessível quando comparado aos de estúdios. Além desta, a possibilidade de praticar onde e quando quiser também deve ser levada em conta. Ainda, há também a vantagem de aprender no próprio ritmo, podendo, inclusive, sanar dúvidas com os professores através de mensagens.

Quer você também ter músculos fortalecidos entre outros benefícios? Então conheça a seguir alguns cursos online do método oferecidos pelo NAMU:

Pilates para gestantes

Não é novidade que a prática de pilates proporciona inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais. E por esse motivo é uma das atividades de baixo impacto mais indicadas para gestantes. Nessa aula, a educadora física Renata Peruchi Gomes ensina posturas e uma série de alongamentos para grávidas.

Entre os acessórios utilizados pela profissional estão: colchonete, que também pode ser substituído por uma toalha, cinto, toalha de rosto e uma bola pequena. Lembrando que é de extrema importância consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Assista à aula online:

Pilates terapêutico - Alongamento, fortalecimento e postura

Nessa série de aulas, o aluno aprenderá desde os movimentos básicos e exercícios respiratórios, até os mais elaborados. As atividades praticamente não possuem contraindicação. Porém, gestantes e pessoas com labirintite, pressão alta, problemas cardíacos, próteses, mobilidade reduzida, lesões, portadores de dores crônicas em tratamento devem consultar um médico.

O objetivo das aulas é fornecer maior consciência e fortalecimento corporal ao aluno. Isso porque o Pilates melhora a flexibilidade, força, postura e também reduz desconfortos do dia a dia e estresse. Quer conhecer mais sobre o curso? Então clique aqui.

Pilates em casa - Equilíbrio e consciência corporal

No curso Pilates em casa, equilíbrio e consciência corporal, você aprende como é possível adaptar as atividades realizadas em estúdios, utilizando objetos que fazem parte da sua rotina de uma maneira muito fácil e progressiva.

A proposta é promover o autoconhecimento dos seus potenciais físicos e assim desenvolvê-los, por meio dos princípios como a movimentação de todo o corpo, respiração, desenvolvimento muscular uniforme, concentração, controle e precisão, entre outros.

Quer saber mais sobre o curso? Então acesse clicando aqui.

Agora que você já sabe que é possível tornar o Pilates uma filosofia de vida, acesse o NAMU e encontre o curso ideal para você.


Recomendados
Gerais

Postura corporal: aprenda a melhorar a sua

Saiba como manter a postura corporal correta co...

Gerais

Pilates em casa: faça aulas onde estiver

A professora Gerusa Gurak mostra como fazer exe...

Gerais

Pilates para entrar em forma

A técnica pode aumentar a flexibilidade e o con...

Gerais

Curso de pilates em casa: do básico ao intermediário

Aulas ensinam como sensibilizar o corpo, perceb...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *