fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Fitness » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates em casa: como adaptar os acessórios que você tem em casa

Bola de pilates, faixas elásticas, meia lua. Se você está querendo começar a praticar pilates em casa, provavelmente já se deparou com o nome de algum desses acessórios. Embora eles auxiliem uma prática segura, esses acessórios não são obrigatórios. Aliás, você pode substituí-los por itens que já tem em casa sem nenhuma dificuldade. Quer saber […]
Equipe Namu
06/03/21
Bola de pilates, faixas elásticas, meia lua. Se você está querendo começar a praticar pilates em casa, provavelmente já se deparou com o nome de algum desses acessórios. Embora eles auxiliem uma prática segura, esses acessórios não são obrigatórios. Aliás, você pode substituí-los por itens que já tem em casa sem nenhuma dificuldade. Quer saber como? Confira as dicas a seguir.  

Fit ball para praticar pilates em casa

  Também conhecida por bola de pilates, a fit ball é um acessório muito útil durante a prática dos exercícios. A bem da verdade, ela é uma grande bola de vinil e você pode encontrá-la facilmente em lojas físicas ou online de artigos esportivos. Ela estabiliza a coluna, promove o equilíbrio e a coordenação motora.   Mas, e na falta dela? O que fazer? A princípio, você pode substituir a bola de pilates por uma almofada grande e não muito macia. De igual forma, ela vai permitir que você pratique pilates em casa de forma mais cômoda e segura e vai evitar lesões e dores musculares pós-treino.

Halteres

  Já os halteres são acessórios que permitem trabalhar os músculos superiores e também são usados em vários exercícios de pilates. Contudo, caso você não possa adquiri-los de imediato não precisa adiar o início das suas aulas de pilates em casa por causa disso. Basta substituir esses acessórios por garrafas pet com água, areia ou terra.   A escolha entre esses três enchimentos vai depender do seu nível de afinidade com o pilates. Caso você esteja começando na prática, encher as garrafas pet com água é a opção mais adequada. Agora, caso você já esteja familiarizado com os exercícios, pode optar pela areia ou terra, que deixarão os seus halteres mais pesados.  

Faixas elásticas

  Semelhantemente aos halteres, as faixas elásticas também trabalham a força e a resistência muscular. Só que nesse caso, os músculos trabalhados podem ser tanto os superiores quanto os inferiores. Além disso, esses acessórios também oferecem mais estabilidade para a prática de alguns exercícios e podem ser encontrados em três níveis: leve, intermediário e avançado.   O que varia na verdade é a elasticidade da faixa, o que é ótimo, pois assim quem começou a praticar pilates em casa há pouco tempo não vai sentir dificuldades em trabalhar com ela. Da mesma forma, um praticante a nível intermediário ou avançado certamente vai precisar de uma faixa com maior intensidade, que exija um pouco mais de esforço durante os exercícios.   A boa notícia é que as faixas elásticas são acessíveis e você pode adquirir o acessório unitariamente ou em kits com 5 unidades. Ou ainda, você pode substituí-las por faixas de roupão para adquirir a estabilidade que você tanto precisa para praticar as atividades.  

Colchonete

  Assim como a bola de pilates, o colchonete também serve para estabilizar a coluna durante a realização dos exercícios e também para evitar lesões musculares. Mas não apenas para isso. O colchonete minimiza o impacto do corpo com o chão, tornando os exercícios muito mais confortáveis para o praticante.   Sem dúvida alguma esse é um dos acessórios mais importantes para quem vai praticar pilates em casa, mas também um dos mais fáceis de adaptar com o que você já tem. A princípio, o colchonete pode ser substituído por toalhas, um tapete mais grosso e até mesmo um colchonete de camping. Mas, você também pode substituí-lo por um tapete de yoga, caso o tenha.  

A chair

  A chair é um equipamento de pilates muito usado em academias e studios. Ele é semelhante a uma cadeira (daí o seu nome) e trabalha o fortalecimento muscular dos membros superiores e inferiores. Além disso, a chair também pode ser usada na reabilitação de diversas condições osteomusculares.  Versátil, vários exercícios de pilates podem ser realizados nela, que atende a praticantes de todos os níveis, do básico ao intermediário.   Mas é claro que para praticar pilates em casa você não precisa adquirir uma chair. Para quem não sabe, o equipamento pode ser substituído por uma cadeira comum, dessas que você tem em casa. Para isso, no entanto, opte por cadeiras de madeira, que são mais resistentes e pesadas. Não utilize cadeiras com rodízio para evitar quedas e lesões.  

Como praticar pilates em casa?

  Agora que você já sabe como substituir os acessórios de pilates por itens que tem em casa, já pode começar as suas aulas no conforto do seu lar. Mas como fazer isso afinal? Nesse caso, a melhor alternativa é apostar em aulas online de pilates. Práticas, acessíveis e ministradas por profissionais especializados, as aulas de pilates em casa oferecem vários benefícios aos seus adeptos.   O primeiro deles, é claro, diz respeito a poder cuidar da saúde física e mental sem sair de casa. Online e disponíveis em vídeo, as aulas podem ser acessadas através de computador, TV, tablet ou celular conectados à internet. Assim, esteja você onde estiver poderá se beneficiar com a prática e assistir às aulas quantas vezes forem necessárias até se sentir seguro em uma postura.   Além disso, cabe ainda ressaltar que as aulas de pilates em casa custam até 10x menos do que as aulas presenciais do método. Até mesmo porque na modalidade a distância, não há a necessidade de gastos com infraestrutura como aluguel, água e eletricidade. Além disso, há ainda outro detalhe que torna as aulas de pilates em casa muito mais vantajosas: elas ultrapassam as barreiras geográficas. Ou seja, beneficiam a um número maior de pessoas. Agora que você já sabe que praticar pilates em casa é fácil e muito acessível sob diferentes aspectos, que tal dar os primeiros passos na atividade? Conheça os cursos online de pilates do Namu e tenha bem-estar e qualidade de vida sem sair de casa.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...