fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates: músculos mais fortalecidos

Prática trabalha a estrutura interna do corpo e ajuda a diminuir dores na coluna
Portal Namu
27/09/19

A prática do pilates é uma boa opção para quem gosta de manter a saúde física e mental em dia. Ela trabalha de forma ampla a respiração, a concentração, a postura e a flexibilidade do corpo por meio do fortalecimento dos músculos. Apesar de não ser a verdadeira finalidade da prática, o pilates pode deixar o corpo definido e sadio sem nenhum sofrimento.

O pilates é um exercício terapêutico e leve. Os alongamentos realizados durante as aulas contribuem para diminiuir a tensão corporal e proporcionar conforto e alívio. É ótimo para aliviar o estresse do dia a dia e melhorar a circulação sanguínea, pois cada exercício é pensado para cuidar das características de cada região do corpo.

As atividades são feitas com equipamentos compostos por molas e exercícios com bolas no solo. Um só exercício é capaz de fortalecer os músculos das pernas e abdômen, por exemplo. Inclusive, é indicado para pessoas de qualquer idade, além das que sofrem com osteoporose e hérnia de disco.

Fortalecimento dos músculos

Cada ser humano possui mais de 600 músculos, cada um com suas funções. Os chamados músculos externos são mais superficiais e trabalham de forma potente para a execução de movimentos de grande amplitude e força em situações como andar, subir escadas ou levantar uma caixa. São os principais músculos que as atividades físicas trabalham, mas não devem ser os únicos a serem lembrados para quem deseja ter um corpo saudável.

O pilates, diferentemente de outras técnicas, como a musculação, também trabalha com os músculos internos, também chamados de intrínsecos. Estão localizados nas regiões mais profundas do corpo e são responsáveis pela estabilização do tronco, seus movimentos e definição de uma boa postura.

Mulher executa exercício de pilates com a virilha apoiada em apoio enquanto traciona cordas que puxam um carrinho do qual ela está.

“A técnica de pilates permite tomar consciência da musculatura interna, aprender a acioná-la de forma correta, fortalecer, relaxar determinados músculos e melhora suas funcionalidades no aspecto músculoesquelético, no funcionamento de órgãos e trazer benefícios estéticos”, declara a fisioterapeuta Sabrina Costa.

“Existem vários grupos musculares profundos com a função de estabilizar a região dos ombros (cintura escapular) e a bacia (cintura pélvica) que influenciam no funcionamento dos órgãos do sistema urinário e reprodutor”, acrescenta Costa.

Fortalecer um músculo externo é mais fácil, já que muitas pessoas optam pelos treinos tradicionais. Porém, o fato de acionar a musculatura mais profunda auxilia no bom funcionamento das articulações e ajuda a melhorar, em alguns casos, as dores constantes na região lombar da coluna.

“Preservar o espaço existente nas articulações ou entre as vértebras contribui para uma boa estrutura muscular e faz com que os músculos trabalhem de forma mais harmônica. Isso ajuda a prevenir lesões, dentro de cada individualidade corporal e postural”, comenta Costa. De acordo com a fisioterapeuta, o fato de muitas práticas físicas atentarem mais para o aspecto externo predispõe o praticante a algumas posturas que podem ser prejudiciais com o passar do tempo.

Aprenda pilates com Soraya Sabino

Se você quer aprender mais sobre pilates na prática, o NAMU Cursos oferece uma série completa com a especialista Soraya Sabino. O curso tem nove aulas que você pode assistir quando e onde quiser. Você verá os princípios básicos do pilates, como alongamento, posicionamento do quadril, cervical, pernas, ombros e adbômen, além de como cuidar da postura. Para maiores informações acesse o site do NAMU Cursos.

Foto: Johner Cross / Pixabay / CC0


Recomendados
Gerais

Pilates: como torná-lo uma filosofia de vida como o Yoga?

A instrutora de Pilates Gerusa Gurak explica os...

Gerais

Postura corporal: aprenda a melhorar a sua

Saiba como manter a postura corporal correta co...

Gerais

Pilates em casa: faça aulas onde estiver

A professora Gerusa Gurak mostra como fazer exe...

Gerais

Pilates para entrar em forma

A técnica pode aumentar a flexibilidade e o con...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *