fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Pilates solo: quais acessórios você precisa para praticar com um aplicativo

Para quem não conhece, o pilates solo é uma modalidade do pilates que é inteiramente desenvolvida no chão, sem o uso de aparelhos. Ela foi pensada especialmente em todos aqueles que não podem se deslocar até uma academia ou studio de pilates. Ou então, que estejam apenas querendo cuidar da saúde e da boa forma […]
Equipe Namu
07/03/21
Para quem não conhece, o pilates solo é uma modalidade do pilates que é inteiramente desenvolvida no chão, sem o uso de aparelhos. Ela foi pensada especialmente em todos aqueles que não podem se deslocar até uma academia ou studio de pilates. Ou então, que estejam apenas querendo cuidar da saúde e da boa forma sem sair de casa. A prática do pilates solo resulta em múltiplos benefícios como alinhamento postural e redução dos níveis de estresse e ansiedade. Além desses, o método de exercícios físicos oferece ainda outros benefícios importantes, tais como:
  • Aumento da consciência corporal;
  • Melhora do foco e da concentração;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Aumento da força muscular;
  • Maior disposição e flexibilidade;
  • Tratamento de dores crônicas;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico.

Quais acessórios podem ser utilizados para incrementar o pilates solo?

  O pilates solo é uma atividade muito dinâmica e individualizada. Com uma série de exercícios realizados no chão é possível atingir seus objetivos apenas com constância e disciplina.  E ao contrário do que se imagina, para praticar pilates solo você não precisa de nenhum aparelho específico. Tudo o que você precisa é de roupas confortáveis, um bom aplicativo de celular e de alguns acessórios. Embora não sejam obrigatórios, eles oferecem mais conforto e segurança durante a realização dos exercícios. Confira a seguir alguns acessórios úteis para praticar pilates solo:  

Colchonete

  Feito de espuma e revestido com um material impermeável como napa ou pvc, o colchonete minimiza o impacto do corpo com o chão, tornando os exercícios mais confortáveis. Além disso, ajuda a estabilizar a coluna durante as atividades, evitando lesões. Para adquirir um bom colchonete é preciso levar em conta alguns fatores, como espessura, material do revestimento e tamanho. Ainda, considere o peso do produto, que deve ser leve para que você possa levá-lo de um lugar para outro com facilidade.  

Bola de Pilates

  Também conhecida como bola suíça ou fitball, a bola de pilates sem dúvida é um dos acessórios mais famosos da prática. Esse acessório é utilizado em exercícios cuja função é estimular e treinar o equilíbrio do praticante. O uso da bola promove o alongamento e o fortalecimento da musculatura.   

Bola de Pilates com extensores

  Enquanto isso, essa variação da bola de pilates possui duas alças, para oferecer ainda mais versatilidade para o acessório.  Só para se ter uma ideia, ela pode ser utilizada em exercícios que trabalham as mãos, joelhos e pés. No pilates solo, a bola com extensores trabalha postura, equilíbrio, força abdominal e define os membros superiores e inferiores. 

Bola Medicinal (Medicine Ball)

  Diferentemente da bola tradicional, a bola medicinal (medicine ball) é menor em tamanho, porém é mais pesada. Esse acessório adiciona uma maior intensidade na execução dos exercícios, podendo ser encontrada em pesos que variam entre 1 a 12 quilos.  A princípio, o seu uso na prática do pilates solo deixa os exercícios mais intensos, exigindo, portanto, mais força por parte do praticante. Ela é ideal para trabalhar a coordenação motora e a flexibilidade.  

Bosu

  Já o bosu ou meia bola é um acessório que pode ser utilizado dos dois lados e por isso é bem versátil. De um lado, ele é uma plataforma estável, enquanto de outro lado, é instável. Ou seja, com ele dá para trabalhar exercícios com objetivos diferentes.  Os principais desafios do bosu são trabalhar a estabilidade e o equilíbrio do praticante de pilates solo, mas não apenas isso. Ele também fortalece os músculos e promove a consciência corporal.   

Anel de Pilates

  Criado por Joseph Pilates, esse acessório é basicamente um anel feito de borracha, material que pode ser flexionado aplicando uma quantidade de força. Com ele, você pode praticar vários exercícios, tanto os dedicados aos membros superiores como as atividades para as pernas.  Ele oferece mais força, coordenação motora e definição muscular. E além de ser utilizado no pilates solo e no pilates tradicional, esse acessório é também muito usado em fisioterapias e reabilitações. Um acessório barato e de uso simplificado: o anel flexível é uma ferramenta poderosa. Foto: freepik.  

Barra emborrachada com peso

  Ao contrário das barras tradicionais, a versão emborrachada do acessório oferece uma prática intensa e segura. Isso porque ela é mais confortável e antiderrapante, ou seja, com ela, você corre menos riscos de deixar o peso cair. Além disso, ela substitui anilhas e halteres com muita facilidade. Já quanto aos seus benefícios, a barra emborrachada trabalha a força e a resistência muscular.  

Barra de Pilates portátil

  Já a barra de pilates portátil consiste basicamente em uma barra com fitas elásticas. Muito usada em exercícios que trabalham a resistência muscular, ela ajuda a definir os membros superiores e inferiores.  

Cama Elástica

  Embora esse acessório seja muito utilizado em academias e estúdios em aulas de jump, ele também pode perfeitamente ser usado no pilates solo, em atividades mais dinâmicas.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...