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Saiba como o pilates pode te ajudar a relaxar e aliviar o stress

Com a correria do dia a dia acabamos desencadeando diversas complicações de saúde. Se você não consegue lidar com o stress da rotina, sente cansaço o dia inteiro e sofre com dores na coluna e cabeça, descubra como o pilates pode ajudar a relaxar e se beneficie com essa técnica mundialmente reconhecida.
Da redação
18/08/17

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Com a correria do dia a dia acabamos desencadeando diversas complicações de saúde. Se você não consegue lidar com o stress da rotina, sente cansaço o dia inteiro e sofre com dores na coluna e cabeça, descubra como o pilates pode ajudar a relaxar e se beneficie com essa técnica mundialmente reconhecida. Unir corpo e mente em busca do equilíbrio: esse é o principal objetivo do método. Por meio de exercícios específicos e da respiração controlada, o pilates ajuda a diminuir a tensão, aumenta a concentração e fortalece a musculatura. Gostou da ideia? Então, confira o artigo a seguir e saiba mais sobre essa técnica milenar.

O que é o pilates?

O método pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, que sofreu de raquitismo e asma durante toda a infância e resolveu pesquisar técnicas para desenvolver o corpo e a mente. Para alcançar seu grande objetivo, ele estudou a natureza e os animais e reuniu em uma só técnica a essência das práticas milenares do oriente, como as artes marciais e o yoga, além dos exercícios praticados no ocidente para fortalecimento da musculatura e melhora do condicionamento físico. Dessa forma, o pilates pode ser definido como uma atividade física que trabalha os músculos, ossos e articulações, para fortalecê-los e alongá-los. Os movimentos são combinados com a respiração, garantindo maior concentração, consciência corporal e diminuição do stress no organismo. Qualquer pessoa pode praticar pilates, mas, vale lembrar que, quem sofre com problemas na coluna cervical precisa consultar um médico antes de iniciar a prática, pois os exercícios podem sobrecarregar a lombar. Porém, existem diversas maneiras de isolar os movimentos e substituí-los por outros que não prejudicam a coluna, basta atenção e precaução.

Quais benefícios o pilates oferece ao corpo e a mente?

Como o pilates fortalece a musculatura postural e estabilizadora, principalmente da região lombar, ele ajuda a combater dores nas costas, má postura e problemas nas articulações, além de aumentar a flexibilidade. Apesar de não ser como uma atividade física aeróbica, ele também garante perda calórica, aumenta o metabolismo e a massa muscular, ajudando a manter o peso ideal. O método promove também a consciência corporal, o controle da respiração e o foco em si mesmo, gerando o equilíbrio da mente e do corpo. Dessa forma, tanto a ansiedade no relacionamento interpessoal como o stress nas atividades do dia a dia diminuirão.

Como o pilates ajuda a relaxar?

A pergunta que não quer calar! A resposta é simples: os exercícios físicos combinados com a respiração profunda, lenta e ritmada diminuem a produção de cortisol, um hormônio produzido pelo organismo para aumentar a concentração — e que, em alto nível, gera estresse e todos os seus sintomas negativos como dor de cabeça, problemas gastrointestinais, fadiga, aumento da pressão arterial, alteração no libido, insônia, depressão, síndrome do pânico, entre outros. Assim, com a prática do pilates é possível baixar o nível de cortisol e sentir a leve e gostosa sensação de relaxamento e bem-estar. Os sintomas são instantâneos e podem ser percebidos logo após a primeira aula. Para que seja duradouro, recomenda-se a prática do pilates de 2 a 3 vezes por semana. Agora que você já sabe por que o pilates ajuda a relaxar e conhece todos os benefícios que ele pode oferecer ao seu corpo e mente, que tal começar a praticá-lo? Reserve um tempo para você, cuide da sua saúde e garanta mais qualidade de vida no seu dia a dia. Gostou do conteúdo? Então, acompanhe a nossa página no Facebook e confira muito mais!

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