fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Posição de lótus: como fazer e quais são os benefícios

Mais do que apenas sentar-se com as pernas dobradas e a sola dos pés voltada para cima, a posição de lótus oferece diversos benefícios à saúde física e mental dos seus praticantes
Da redação
04/03/20

A posição de lótus é muito conhecida no universo do yoga e da meditação. Porém, poucas pessoas conhecem o seu real significado, como fazer e quais são os benefícios que ela proporciona.

Quer saber mais sobre essa posição tão polêmica e curiosa? Então confira o artigo a seguir!

Posturas de yoga: a posição de lótus

A posição de lótus é uma postura de yoga (asana) na qual a pessoa fica sentada com as pernas cruzadas e a sola dos pés voltada para cima. Tal como sugere as imagens mais tradicionais do Buda, ela possui a finalidade principal de meditar.

Essa posição tão famosa e cultuada recebe esse nome pois sua postura assemelha-se a uma flor de lótus. Afinal, na posição a planta dos pés ficam voltadas para cima, exatamente como um lótus. Cabe aqui ressaltar que a posição de lotus faz parte de uma subdivisão dos asanas, chamados dhyanasanas (posições de meditação).

Asanas

No yoga os asanas (posturas) são um caminho de cura, pois estabelecem a conexão entre o corpo e a espiritualidade. Desse modo, constituem-se como técnicas criadas e aprimoradas para promover o bem-estar físico de seus praticantes.

benefícios da posição de lótus

Na prática do yoga, a posição de lótus (Padmasana) é muito conhecida por ser a preferida para meditação (dyana) e também para se entoar mantras (japa).

Um dos aspectos mais significativo dessa posição de medicação é que nela a planta dos pés não toca o chão. Isso porque quando os pés não tocam o solo, o corpo deixa de absorver a energia que se encontra ali.

Por que praticar?

A prática dessa atividade é altamente recomendada, já que o yoga é um sistema ancestral de harmonização energética, de cura mental e emocional. Ou seja, a posição de lótus além de promover um equilíbrio emocional aos seus participantes, também lhes oferece conforto físico.

Além disso, a posição de lótus é de fácil aprendizado, embora seja preciso treino para alcançar a postura ideal. Ainda, ela é um poderoso mecanismo para elevação da consciência, mantendo corpo e mente em perfeito equilíbrio.

Confira os nomes das posições de yoga mais famosas clicando aqui.

Como fazer a posição de lótus

Se você está buscando qualidade de vida, quer se manter saudável e bem energizado, certamente o Yoga é para você. Portanto, saiba como fazer a posição de lótus, a mais tradicional da prática:

Pernas/pés

  1. Sente-se no chão com a coluna ereta;
  2. Estique as pernas, mantendo joelhos e calcanhares juntos; 
  3. Flexione a perna esquerda. Na sequência, com as mãos coloque seu tornozelo esquerdo sobre a coxa direita, mantendo a planta do pé para cima;
  4. Faça o mesmo com a perna direita. Flexione e posicione o tornozelo direito sob a coxa esquerda, mantendo a planta do pé para cima;
  5. Tente manter os joelhos (dobrados) tocando o chão.

Mãos

  1. Faça um círculo com dedos: o polegar e o indicador das duas mãos;
  2. Repouse as mãos com os círculos formados pelos dedos sobre os joelhos;
  3. Mantenha a palma das duas mãos voltada para cima e os braços retos a partir do cotovelo.

No Yoga esses gestos feitos com as mãos se chamam Mudras. E esses mudras específicos permitem a conexão entre a Alma Individual (Atma) com a Alma Suprema (Paramatma).

 

Buscando a concentração

  1. Feche os olhos e permaneça nesta postura por alguns minutos;
  2. Ao invés de fechar os olhos você também pode se concentrar na ponta do seu nariz (Nasagra Drishti) ou entre as suas sobrancelhas (Bhrumadhya Drishti).

É importante salientar que você deve conhecer e respeitar seus limites. Nenhuma postura de yoga deve provocar formigamento ou qualquer tipo de desconforto. Além disso, seu limite deve ser o tempo em que você permanece na postura confortavelmente.

Embora o Padmasana ou posição de lótus possa até parecer fácil de se executar, ela requer treinamento. Afinal, é preciso muita disciplina para manter-se sentado com as pernas cruzadas, pés apoiados sobre as coxas e com as plantas viradas para cima, mantendo a coluna reta e mão sobre o joelho.

Portanto, pratique diariamente e vá aumentando o tempo de permanência na posição gradativamente.

Benefícios da posição de lótus para a saúde

Além de ser fascinante aos olhos, essa postura tão importante na prática do yoga também proporciona muitos benefícios. Veja a seguir os principais:

  • Regula os sistemas excretor e digestivo: por esse motivo, a postura atua significativamente na redução do excesso de gordura do corpo, principalmente da região do abdômen;
  • Aumenta a flexibilidade: por exigir postura ereta dos seus praticantes e joelhos flexionados, a prática com o tempo promove maior flexibilidade aos seus praticantes. Como resultado, temos a redução de dores nas articulações e nas costas;
  • Estimula a libido: por mudar o fluxo sanguíneo dos membros inferiores para a região genital, a posição de lótus também aumenta a libido;
  • Relaxamento físico e mental: a prática dessa posição também proporciona redução do estresse e da ansiedade, beneficiando quem sofre de insônia;
  • Controle da respiração e maior concentração: por ser uma postura recomendada para aprender a controlar a respiração, ela também é benéfica para quem sofre de asma e de alergias respiratórias. Além disso, por ser utilizada dentro do yoga para a meditação e entoação de mantras, ela auxilia positivamente na concentração e foco de seus praticantes.

Agora que você já sabe o que é a posição de lótus, como praticar e quais são os seus benefícios, que tal iniciar na prática do yoga com o NAMU? Online, nossos cursos foram criados especialmente para que você possa atingir o equilíbrio entre o corpo e a mente do conforto do seu lar.

No NAMU você encontra cursos de Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga, Iyengar e de várias outras modalidades, do básico até o avançado. Assim, sendo você um praticante já experiente ou iniciante na prática, poderá desfrutar de todos os benefícios proporcionados pelo yoga!


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...