fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Preciso de aparelhos de pilates para praticar em casa?

Método de exercícios físicos criado em 1920 pode ser praticado em casa e sem o uso de aparelhos de pilates. Saiba como
Da redação
22/06/20
O pilates vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente porque pode ser praticado em casa. A grande dúvida dos iniciantes é em relação aos aparelhos de pilates, já que alguns movimentos podem exigir apoios. Apesar de a prática ser conhecida por transformar o corpo do praticante no seu principal aparelho, é claro que há várias formas de fazer isso. Investir em equipamentos específicos é uma dessas formas. Para entender melhor, confira este artigo..

Principais aparelhos de pilates

Método de exercício físicos criado em 1920, o pilates oferece diversos benefícios à saúde. Entre eles, podemos destacar o aumento da flexibilidade, alinhamento da postura, a tonificação dos músculos e o aumento da capacidade respiratória. cuidar do corpo aparelhos de pilates
Já entre as suas principais vantagens, está o fato de exigir poucos recursos para uma prática eficaz. Entretanto, desde o princípio há uma série de aparelhos de pilates que foram sendo modernizados e que embora não sejam obrigatórios, complementam a prática.
Geralmente eles ficam disponíveis em studios especializados, mas quais são esses aparelhos, afinal? A seguir você conhece um pouco mais sobre eles:
  • Reformer: é um dos aparelhos de pilates mais conhecidos e foi criado para uma sequência de exercícios com repetições. Ele é mais utilizado em escolas clássicas da modalidade, "reformando" o corpo, por isso o nome.
  • Trapézio: permite realizar exercícios aéreos e ganhou esse nome por ser semelhante a um trapézio de circo, mas em proporções menores. Ele lembra uma maca, pois era muito utilizado em pacientes doentes.
  • High chair: o aparelho foi inspirado em uma cadeira de rodas com pedal e molas, sendo praticamente uma opção de se exercitar sentado. Entretanto, é muito pouco utilizado hoje em dia.
  • Reformer com Torre: é um reformer misturado com o trapézio, por isso permite movimentos que unem ambos, sendo muito indicado para recuperação de lesões e aumento da flexibilidade.
Eles foram montados por Joseph Pilates, que criou a prática, e desde então vários exercícios foram sendo incorporados. Não é comum ter esses aparelhos em casa, mas não se esqueça: isso não impede você de praticar. Até mesmo porque muitos deles podem ser substituídos por cadeiras, colchonetes entre outros itens que você tem em casa.

Dá para praticar pilates em casa?

Nem sempre é possível frequentar um studio de pilates, não é verdade? Seja pelo alto valor, distância da sua casa ou até mesmo falta de horários, é importante buscar uma alternativa. Neste caso, o que fazer? Esta é justamente uma das vantagens do pilates: a viabilidade de ser praticado em casa. É claro que você não precisa iniciar sem a orientação profissional, e há formas de fazer isso online. As aulas online de pilates se destacam pois permitem que você tenha exatamente a noção de como fazer os exercícios. Além disso, hoje em dia a oferta é imensa: há cursos de vários níveis e para objetivos diferentes. Para quem sofre com dores lombares, por exemplo, a prática é muito indicada pois trabalha a melhora da postura. Por outro lado, ela também é indicada de forma terapêutica, pois ajuda no fortalecimento muscular. Ou seja, hoje, há cursos online para todos esses objetivos! Mas tenha atenção: para uma prática segura e adequada, é fundamental buscar aulas online com professores certificados. Outra dica é iniciar com exercícios simples, realizando a evolução nas posturas aos poucos.
E não se esqueça de investir em uma roupa confortável e respeitar os seus limites também. Embora o pilates seja voltado para todas as idades, há movimentos mais ou menos complicados. Dependerá de você saber até onde pode ir durante as aulas, lembrando sempre de evitar lesões.

Preciso de aparelhos de pilates?

Conforme citado anteriormente, o pilates não é uma técnica que exige a obrigatoriedade de aparelhos. Inclusive, a modalidade do pilates solo é voltada especificamente para os exercícios realizados no chão e que exigem apenas a força do próprio corpo. No entanto, o uso de acessórios de pilates pode potencializar os exercícios, principalmente entre praticantes iniciantes ou intermediários. Sendo assim, o uso de aparelhos de pilates não é obrigatório, mas os acessórios mostram-se vantajosos em muitas situações:
  • Colchonete: como é muito praticado no solo, o colchonete evita lesões e dá mais conforto. Ele é utilizado principalmente para o alongamento inicial e final, oferecendo mais segurança;
  • Bola de Pilates: conhecida como Bola Suíça, é feita de borracha e vários tamanhos conforme a estrutura corporal do praticante. As versões pequenas possuem até 55 cm de diâmetro, médias até 65 cm e grandes a partir de 75 cm;
  • Cadeira: além da acessibilidade do recurso, esse acessório ajuda a trabalhar diversos músculos. Com ela é possível fortalecer tríceps e abdominais, realizar agachamentos e trabalhar até mesmo a região do quadril;
  • Faixa elástica: elas existem em diversos níveis de resistência e são utilizadas para o fortalecimento muscular e aumenta a coordenação motora e as articulações. Para iniciantes o ideal são faixas de menor resistência;
  • Garrafa pet: é uma alternativa para substituir os pesos da academia ao encher com água e utilizá-la nas atividades de levantamento de pesos. Elas podem ser utilizadas para os braços, pernas, abdominais ou agachamentos;
  • Rolo: é utilizado para trabalhar o equilíbrio e estabilidade massageando a musculatura da coluna. Ele pode ser utilizado também na lateral da coxa;
  • Meia Lua: é uma plataforma semelhante ao formato de meia lua e permite vários exercícios de alongamento.
Clique aqui e conheça os principais acessórios para praticar pilates em casa.

Fique em casa e pratique pilates

Agora você já entendeu que os aparelhos de pilates auxiliam nos movimentos, mas não são obrigatórios, que tal começar praticar a modalidade em casa? Baixe o nosso minicurso gratuito de pilates para iniciantes com a professora Viviane Vales e comece hoje mesmo a desfrutar dos inúmeros benefícios da prática.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...