A disputa do mercado faz com que as empresas procurem novas maneiras de alavancar as vendas e atingir as metas, e isso é extremamente normal. O problema é quando a pressão é tanta que os funcionários acabam por desenvolver problemas físicos e emocionais, justamente pela falta de qualidade de vida no trabalho.
Dor de cabeça, dor nas costas, coluna travada, alergia, falta de ar, falta de apetite, fome em excesso, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, esses são só alguns dos problemas mais comuns entre as pessoas que não têm qualidade de vida no trabalho. E ao contrário do que muitos pensam, não é só sentar em uma cadeira e começar a trabalhar, é preciso muito mais para que o dia seja produtivo.
Já reparou como é bom trabalhar em um ambiente descontraído e agradável? A qualidade de vida deve ser parte fundamental em qualquer empresa, seja grande ou pequena. São pequenos hábitos que podem ajudar, aos poucos, a construir um local melhor para os funcionários.
Ter um cargo alto na empresa não é nada fácil. São cobranças, prazos, metas, tudo passa pelo gestor. Porém, para que a equipe cresça, é preciso que esse gestor saiba como trabalhar com a sua equipe.
Pode até parecer besteira, mas um bom gestor é capaz de proporcionar grande qualidade de vida no trabalho. Motivar, inspirar, ouvir ideias, esclarecer dúvidas, tratar com respeito, ensinar o caminho certo para o alcançar desafio, mostrar qualidades e defeitos dos funcionários para que eles cresçam, tudo isso, e muito mais, faz um bom gestor.
Realmente não há como criar um ambiente saudável na empresa se o responsável pela equipe não sabe lidar com os desafios do dia a dia e, principalmente, com as pessoas que trabalham lá.
Para ter mais qualidade de vida no trabalho, também é preciso estar atento ao espaço físico da empresa. Um local sujo e sem estruturas pode comprometer a saúde física e mental de todos os funcionários.
Por exemplo, trabalhar em um local fechado e sem janela por várias horas faz mal. Assim como trabalhar em uma sala suja e cheia de resquícios de animais que podem transmitir doenças, como ratos e baratas.
O relacionamento entre os funcionários deve ser o melhor possível. A afinidade não é uma escolha, simplesmente acontece. Pode ser que com o tempo isso mude. Porém, apesar de gostar da pessoa ou não, é preciso tornar o local um ambiente agradável.
É bem desconfortável trabalhar em um clima pesado, onde as pessoas vivem brigando ou fazendo fofocas uma das outras. Por isso, é essencial ter um relacionamento entre os colegas na base do respeito e profissionalismo. E isso vale tanto para a chefia quanto para os funcionários.
A comunicação entre os funcionários é outra questão importante para a qualidade de vida no trabalho. Uma empresa que não se comunica entre si não vai para a frente. Isso não quer dizer que precisa marcar uma reunião para todas as decisões que poderão ser tomadas. Um simples e-mail ou telefone já resolveria a situação.
Manter um bom diálogo ajuda no fortalecimento da empresa, no convívio entre os funcionários e em deixar o ambiente mais divertido e menos pesado.
Qualidade de vida não é só ter uma boa alimentação ou não ficar doente no trabalho. Uma empresa respeita os funcionários e faz com que eles se sintam motivados cada vez mais.
Reconhecer as qualidades de cada um, assim como dar um feedback (bom ou ruim) sobre as tarefas realizadas, é importante para o crescimento do funcionário dentro da empresa. Um trabalhador que não conversa com o gestor, ou não tem acesso, não tem como saber se o que faz contribui para o crescimento do estabelecimento. Por isso a necessidade de conversar.
Fazer com que os funcionários se identifiquem com o que trabalham também é uma forma de motivação. Por exemplo, já reparou como é ruim vender um produto que você não sabe o que é e nem para o que serve? Certamente não conseguirá transmitir confiança para o cliente e nem você se sentirá feliz com aquilo que fala.
Uma outra maneira de motivar é proporcionar aos funcionários salários dignos de acordo com as suas tarefas. Também é possível bonificar com cursos, vales e prêmios.
Quem trabalha muito tempo sentado, ou em pé, tende a ter mais problemas de saúde. Aumento de peso, má postura, dor na coluna são alguns dos exemplos mais comuns de ficar durante horas na mesma posição. Ter ações dentro da empresa é uma ótima maneira de driblar essas situações.
Ginástica laboral, pilates, yoga, meditação, massagem, tudo isso pode ser feito em pouco tempo e ainda contribui para a saúde física e mental de todos.
Partindo para algo mais pessoal, é importantíssimo ter um cardápio equilibrado. Alimentos gordurosos e ricos em sódio e conservantes tendem a deixar o estômago pesado e o corpo sem energia.
Escolher alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, e optar por produtos caseiros ao invés dos industrializados também já é um bom começo para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Para ser um bom funcionário, é preciso, entre outras coisas, ser organizado e traçar objetivos. Faça uma agenda e priorize as tarefas mais urgentes do dia. Além de aumentar a prioridade, certamente poupará de um grande estresse.
Como já foi visto, é preciso seguir inúmeros passos para ter mais qualidade de vida no trabalho. Esses são só alguns exemplos do que pode ser feito para melhor o ambiente e manter o equilibro de todos os que trabalham no local. Seguindo essas dicas, é possível proporcionar bem-estar a quem precisa e ainda contribuir para o crescimento da empresa.
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