fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Respiração » Gerais »

Respiração

Os tipos de aromas para cada cômodo da sua casa

A aromaterapia é uma ciência que ajuda milhares de pessoas a resolverem diversas condições físicas e psicológicas de maneira mais natural. A prática ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono, a capacidade de concentração e as relações interpessoais por meio dos vários tipos de aromas presentes nos óleos essenciais.  […]
Equipe Namu
29/03/21
A aromaterapia é uma ciência que ajuda milhares de pessoas a resolverem diversas condições físicas e psicológicas de maneira mais natural. A prática ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono, a capacidade de concentração e as relações interpessoais por meio dos vários tipos de aromas presentes nos óleos essenciais.  E para obter esses benefícios você sequer precisa sair de casa, pois você pode aplicar os aromas em seus ambientes. Para isso, no entanto, é preciso acertar na fragrância, já que cada ambiente do seu lar possui uma função diferente.  Sabendo disso, no artigo a seguir você vai conferir algumas dicas de aromas para os principais cômodos da sua casa. Desse modo, você construirá um lar mais equilibrado e dinâmico para todas as atividades do dia a dia. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!

O que é aromaterapia? 

A princípio, a aromaterapia é uma pseudociência que estuda os efeitos que os diferentes aromas podem causar em nosso organismo. Segundo os estudiosos da área, algumas fragrâncias específicas estimulam áreas diversas do nosso cérebro, ajudando a tratar diversos problemas físicos e psicológicos. O principal foco da aromaterapia é utilizar diferentes tipos de aromas através de óleos essenciais. Esses, por sua vez, são produtos extraídos das plantas e que possuem princípios ativos super concentrados. Eles beneficiam o organismo como um todo e podem ser utilizados de diferentes maneiras, a saber: Também conhecida como terapia dos aromas, a aromaterapia pode ser aplicada nos mais diferentes ambientes da sua casa. A prática desperta diversas sensações de acordo com os perfumes escolhidos, conforme você confere a seguir.

A sala de estar deve oferecer receptividade 

A sala de estar é um ambiente destinado ao convívio social. Nela, assistimos TV, lemos um bom livro, descansamos e também recebemos os amigos e familiares. Por esse motivo, o aroma dela deve ser democrático e energizante, ajudando a manter todos alertas e cheios de disposição.  Por exemplo, caso você utilize esse ambiente para estudar, os tipos de aromas devem ser revigorantes. Alecrim e hortelã-pimenta são uma ótima opção nessa situação, assim como o eucalipto.  Já para receber amigos e favorecer aquelas conversas gostosas e descontraídas, uma ótima opção é o aroma de canela, pois ele favorece a socialização e a interação. O aroma de laranja, por sua vez, traz promove alegria, portanto também pode ser utilizado na hora de receber visitas.

O banheiro precisa exalar limpeza e frescor

  Embora pareça complicado, falar de tipos de aromas para o banheiro é mais simples do que se imagina. Para esse ambiente, recomenda-se fragrâncias florais, que oferecem sensação de limpeza e calmaria. Algumas sugestões bem legais para aromatizar o banheiro da sua casa são os óleos essenciais de lavanda, palmarosa e os belos gerânios. A melhor dica aqui é sempre escolher produtos de limpeza que combinem com os outros aromas selecionados para o banheiro. Assim, tudo fica bem mais harmônico e o ambiente se torna um espaço super agradável.

A cozinha deve ser aconchegante e familiar 

A cozinha é um ambiente que costuma ter diversos tipos de aromas, mesmo que de forma involuntária. Afinal, os alimentos produzidos possuem seu próprio cheiro, o que torna esse um local super acolhedor dentro da casa. No entanto, se você deseja dar aquele toque ainda mais especial, alguns tipos de aromas são super indicados pelos especialistas. Aromas mais cítricos como limão, tangerina e laranja são super indicados para tornar o ambiente mais acolhedor. Além disso, eles ajudam a abrir o apetite antes do almoço ou do jantar. Ademais, combinam bem com os cheiros já característicos do local, não criando um contraste desagradável.  Agora, se a sua intenção é neutralizar o cheiro da preparação de alguns alimentos como frituras e assados, uma ótima opção são os aromas de especiarias. Canela, anis, manjericão, tomilho e erva doce são super agradáveis e combinam bem com a cozinha.  Por último, se os tipos de aromas que você deseja para a cozinha são aqueles que acionam a memória efetiva, como pão saindo do forno ou aquele cheirinho de café pela manhã, existem algumas opções sintéticas que cumprem bem essa função. Eles podem ser encontrados em aromatizadores e difusores de ambientes, bem como em essências para colocar em algum ingrediente em especial. 

O quarto precisa representar conforto e intimidade

O quarto é o local mais íntimo e especial da nossa casa. Portanto, deve refletir a nossa personalidade tanto na decoração quanto no aroma. No entanto, ele também deve ter como prioridade o conforto e a sensação de relaxamento, para que consiga proporcionar uma noite de sono revigorante. Nesse sentido, se a sua prioridade for o descanso, os tipos de aromas mais indicados são os óleos essenciais de lavanda, mandarina, melissa, camomila e manjerona. Eles ajudam a relaxar antes de dormir e a ter aquele sono profundo, ideal para recarregar as energias depois de um dia cansativo.  Já se o seu objetivo é criar um clima romântico e mais quente para aquela noite especial, os tipos de aromas mais indicados são os exóticos e afrodisíacos. Rosas, cardamomo, sândalo, jasmim e néroli são super bacanas para criar um ambiente mais íntimo. E agora que você já conhece alguns tipos de aromas para cada ambiente da sua casa, que tal aprofundar seus conhecimentos na aromaterapia? Conheça o curso online de aromaterapia da Namu e cuide da sua saúde física e mental com o auxílio dos óleos essenciais. Confira!

Recomendados
Gerais

A respiração que é o pulsar de nosso centro de energia vital

Técnica tradicional chinesa está relacionada ao...

Gerais

Saiba por que respirar corretamente é tão importante

Respirar corretamente não é nada difícil, e uma...