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Pranayama

Pranayamas para melhorar a qualidade de vida

Prana é a energia vital que permeia pelo corpo de todo ser humano, é o que traz força e dá vida aos órgãos e as células
Da redação
27/12/18

Vida corrida, mente agitada, corpo cansado. O desequilíbrio do ser humano vem, na maioria das vezes, com as tarefas e tensões do dia a dia. E a respiração, importante aliada do bem-estar, também tem seus porcentos de culpa. Purificar o corpo e a mente e mantê-los em harmonia é mais do que sentar em frente da televisão para “relaxar”. É preciso estar ciente do momento que vive e tentar, ao máximo, manter o ritmo da respiração e mandar toda a agitação embora. É ficar em paz.

Pranayamas são técnicas de respiração que podem ajudar, e muito, a ter mais qualidade de vida. Prana é a energia vital que permeia pelo corpo de todo ser humano. É a energia que traz força, purifica o sangue, os pulmões e dá vida aos órgãos e as células. Mas, afinal, como a prática de pranayamas pode ajudar nas atividades do meu cotidiano? Quais são os benefícios dessas respirações?

Pranayamas no dia a dia

Assim como os asanas, posturas do yoga, praticar essas técnicas de respiração pode aliviar sintomas de doenças, além de prevenir outras. Você poderá sentir todas as vantagens da prática a curto e a longo prazo, desde que as faça corretamente. Entre os benefícios dos pranayamas estão:

Alívio de estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são problemas comuns na sociedade. O que acontece é que muitos acabam por negligenciar esses transtornos, o que contribui para a piora da situação. Respirar corretamente é essencial para manter a calma nos momentos mais críticos. Também é importante para gerar grande bem-estar ao corpo.

Então, quem sofre com crises de estresse e ansiedade encontra nos pranayamas bons aliados. Lembrando que grávidas, hipertensos e pessoas com cirurgia recente não podem realizar os procedimentos.

Perda de peso

Perder peso nem sempre é tão fácil quanto aparenta ser. Ter uma rotina de exercícios físicos não é a única maneira de manter o corpo em forma. Isso porque você pode correr todos os dias, mas de nada adiantará se não tiver uma vida equilibrada. 

Comer em excesso pode ser consequência de inúmeros problemas, inclusive da ansiedade. Pessoas que se preocupam demais pelo o que há de vir, ou ficam muito nervosas com qualquer situação, acabam descontando todo o nervosismo na comida.

Ao praticar pranayamas, sentirá o corpo relaxado e a mente mais calma. Sendo assim, você terá um controle maior sobre o que consome e a que horas consome.

Além desses benefícios, os pranayamas ajudam a melhorar a digestão, o funcionamento do fígado e do sistema linfático; limpar os pulmões; purificar o sangue; melhorar o aspecto da pele; e aliviar sintomas de depressão.

Para praticar pranayamas não é preciso muito. Você só deve separar um local calmo e sem muita interferência externa. O legal é que essas técnicas de respiração podem ser feitas quando e onde quiser, ou seja, na sua casa ou no seu trabalho.

Quer aprender mais sobre técnicas de respiração? Confira o curso Kundalini yoga básico, com a professora Subagh Kaur Khalsa, e desfrute de todos os benefícios sem sair da sua casa.


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