fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

Studio de pilates x Pilates em casa: qual o mais indicado para você?

Exercícios nos aparelhos exigem menos esforço físico do praticante
Da redação
08/04/20
Inegavelmente o pilates oferece inúmeros benefícios. Entre eles, podemos destacar o alinhamento postural, o fortalecimento muscular, a melhora da atividade respiratória e a consciência corporal. E essas vantagens podem ser adquiridas tanto praticando o método de exercícios físicos em um studio de pilates quanto em casa. pilates em casa No artigo de hoje vamos te mostrar as principais diferenças entre as duas modalidades de pilates. Assim, você poderá escolher àquela que melhor se encaixa em seu perfil. Acompanhe.

Como são as aulas em um studio de pilates?

Pilates é um sistema de exercícios que trabalha a força e flexibilidade. Em um studio de pilates, por exemplo, essas atividades são praticadas em equipamentos compostos por molas. Por serem ajustáveis, as molas têm duas funções diferentes, dependendo dos objetivos que se deseja alcançar. Ou seja, elas tanto podem reduzir o esforço de um exercício, o que é ideal para quem está começando, quanto podem aumentar a resistência do exercício exigindo mais energia, ideal para quem deseja resultados mais rápidos.

Ambiente

Em um studio de pilates as aulas são coletivas, ou seja, o aluno divide o espaço e consequentemente os aparelhos com outros praticantes. Por esse motivo, na hora de escolher um studio, tenha em mente alguns pontos:
  • Verifique o número de alunos por turma: o pilates foi pensado inicialmente em uma atividade personalizada, ou seja, para alcançar os objetivos específicos de cada praticante. Em uma turma grande, por exemplo, essa individualidade é praticamente deixada de lado, já que um único professor divide a atenção com vários alunos;
  • Variedade, qualidade e manutenção dos equipamentos: os aparelhos de pilates proporcionam exercícios variados. E, quanto mais diversificados forem, menor as chances de você “enjoar” de alguma atividade. Porém, além de variedade, um bom studio de pilates deve garantir a segurança dos seus alunos, fazendo sempre a manutenção de seus equipamentos e a troca, sempre que necessária;
Além disso, antes de realizar a matrícula, verifique se o profissional possui a formação necessária para ministrar aulas de pilates. No Brasil, apenas fisioterapeutas e educadores físicos são autorizados a dar aulas do método.

Custo das aulas

O custo das aulas em um studio de pilates pode variar bastante, em função de vários fatores. Entre eles, custos com o local do estabelecimento, salário dos profissionais, manutenção dos equipamentos entre outros. Em média, as aulas de pilates custam entre R$ 100 a R$ 300 por semana.

Equipamentos

Em um studio de pilates as aulas são feitas em equipamentos, que possibilitam uma enorme variedade de exercícios e que se adaptam a qualquer tipo de estrutura física. Conheça a seguir os aparelhos de pilates mais comuns, adotados pela maioria dos estúdios:
  • Reformer: é como uma cama deslizante com sofisticado sistema de molas, cordas e alças, que possibilita a execução de mais de 100 exercícios. O Reformer trabalha o alongamento do tronco, o alinhamento da postura e fortalece os músculos;
  • Cadillac: um aparelho composto por molas, barras e cordas. Foi inicialmente criado para reabilitação de pacientes com problemas de coluna. Isso porque seu sistema de exercícios trabalha os músculos do abdômen, desenvolve a flexibilidade do tronco e a mobilidade do ombro;
  • Ladder Barrel: esse equipamento possui de um lado degraus e de outro uma forma arredondada, simulando um barril. Os dois lados são unidos por uma base deslizante. O Ladder Barrel permite controlar profundamente a postura;
  • Chair: já esse equipamento consiste em um banquinho com dois pedais, molas e barras de apoio. Mais de 70 exercícios podem ser feitos na chair, cujas molas dos pedais são ajustáveis para aumentar a resistência da atividade. O equipamento trabalha costas, glúteos, ombros, abdômen e região pélvica;
  • Bosu: enquanto isso, o Bosu tem o formato de uma bola cortada ao meio presa em uma plataforma. Este equipamento trabalha equilíbrio, coordenação, alongamento e flexibilidade.

E como é praticar Pilates em casa?

Já o pilates solo (Mat) tem como base os mesmos princípios e filosofia do pilates com aparelhos. A diferença é que no pilates Mat os movimentos são praticados em um colchonete no chão utilizando apenas a força do próprio corpo.

Pilates solo (MAT)

No Pilates Mat para se favorecer dos benefícios da atividade a execução dos exercícios deve levar em conta a respiração ritmada, a ativação dos músculos e o correto alinhamento corporal. Embora não obrigatórios, alguns acessórios também podem ser utilizados para facilitar os exercícios, tais como:
  • Bola;
  • Faixas elásticas;
  • Colchonete;
  • Flex ring;

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do Pilates solo é que nessa modalidade, os exercícios são feitos usando o próprio peso do corpo do praticante, em uma combinação de força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Portanto, os resultados costumam ser mais rápidos e por não exigirem aparelhos, podem ser praticados em casa. Já quanto às desvantagens, geralmente elas estão relacionadas à própria dificuldade na execução dos exercícios, já que ambos exigem mais força muscular e consciência corporal.

Principais cuidados

Se você optou por pilates solo e deseja praticá-lo em casa, prepare-se para a atividade:
  • Tenha um colchonete apropriado;
  • Antes de iniciar os exercícios não se esqueça de dedicar pelo menos cinco minutos ao aquecimento;
  • Escolha um local tranquilo, sem barulhos externos;
  • Não utilize fones de ouvido;
  • Tenha uma garrafinha de água por perto para manter a hidratação;
  • Durante o exercício lembre-se de manter a postura correta e devidamente alinhada para não sofrer lesões;
Além das recomendações acima, não dispense o acompanhamento de um profissional. Tal acompanhamento é essencial para a prática segura da atividade e pode ser feito através de cursos online ou através da contratação de um professor particular.

Afinal, qual é o mais indicado? Praticar em casa ou em um studio de pilates?

O método oferece os mesmos benefícios, independentemente se é praticado em um studio de pilates com equipamentos, em casa ou na academia na modalidade solo. Afinal, conforme mencionamos anteriormente, o que diferencia uma modalidade da outra é o nível de dificuldade na execução dos exercícios. Contudo, você pode obter resultados mais rápidos ao complementar as atividades realizadas em um studio com o pilates solo em casa. Nesse sentido, os cursos online de pilates do Namu podem ser bastante úteis e mais econômicos. Ministrados por especialistas, os cursos foram criados para que você desenvolva as atividades sem nenhuma dificuldade, no conforto de seu lar. São cursos voltados para o desenvolvimento da consciência corporal, alongamento e postura, entre muitos outros. Escolha o benefício que almeja alcançar e melhore a sua qualidade de vida com os cursos online do Namu.

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...