fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Tai Chi » Gerais

Gerais

Tai Chi Chuan e Meditação na rotina escolar: uma educação para o presente

Regina Migliori, fundadora do Instituto Migliori, defende programa que prevê a inserção de práticas milenares como meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar
Da redação
26/07/19

O Tai Chi Chuan e a meditação são práticas milenares utilizadas pelos chineses para fins de relaxamento físico e mental. Através de movimentos lentos e técnicas de respiração, os seus praticantes obtêm vários benefícios. Entre eles o da consciência corporal e da concentração. Por esse motivo, algumas escolas adotaram tais práticas na rotina escolar de seus alunos. 

Através delas, procura-se garantir o bem-estar da criança, diminuindo assim, os níveis de estresse e ansiedade. Quer saber mais sobre os benefícios da inserção da meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar dos pequenos? Então confira o artigo que o Namu preparou especialmente para você!

Meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar: entenda a importância

Embora sejam praticadas há milhares de anos pelos chineses, tais técnicas ainda são encaradas como novidade aqui no Brasil. Dessa forma, Regina Migliori, fundadora e diretora do Instituto Migliori, defende a inserção de técnicas como a meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar como forma de promover o relaxamento, a diminuição da ansiedade e a consciência do tempo presente.

tai chi chuan

Segundo Regina, é normal as crianças serem pressionadas com a pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Assim, professor, veterinário e astronauta estão entre as repostas mais frequentes. E embora sonhar faça bem, a preocupação excessiva com o que cada um irá ser, diz ela. Faz com que o jovem se esqueça de que ele já é alguém nesse exato momento. Por esse motivo, é importante reconhecer-se no tempo presente.

 “O processo educativo viciou-se em um posicionamento no qual o desenvolvimento humano resulta em algo que vai acontecer a longo prazo e com isso se negligencia da circunstância de vida presente”, afirma Migliori. “A vida é agora, ela acontece nesse momento. Ou seja, é nele que os seres humanos precisam se perceber felizes, competentes e inteligentes.”

Maneiras de promover o desenvolvimento humano

O Instituto Migliori propõe que uma das maneiras de promover o desenvolvimento humano de modo mais completo é através da inserção de técnicas milenares como meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar das crianças. A pedagoga ressalta que, apesar da educação formal priorizar os conteúdos compreendidos na estrutura curricular, também é função do processo educacional desenvolver nossa competência amorosa, nossa capacidade de sermos compassivos, de minimizarmos o sofrimento e produzirmos felicidade.

O programa proposto pelo instituto prevê etapas para que as escolas se adaptem aos novos hábitos. Assim, elas vão desde formar instrutores para as atividades até o envolvimento da família e da comunidade com o processo. “O programa que vem sendo implantado nas escolas integra práticas contemplativas, neurociência e educação com foco em valores”, explica Migliori.

Contudo, é necessário tomar cuidado para que essas novas atividades não sejam inseridas apenas como mais uma disciplina pela escola. “Isso não pode ficar simplesmente como uma pauta de conteúdo a ser trabalhada e sim ser visto como um objetivo de educação e uma meta do desenvolvimento humano”, sentencia.

Meditação e tai chi chuan na rotina escolar: conheça um pouco sobre essas técnicas

Meditação

A meditação é uma prática milenar chinesa que pode ajudar – e muito – no rendimento escolar dos pequenos. Isso porque além de estimular a memória e a concentração, a meditação também contribui para controlar problemas de saúde. Como pressão alta e problemas respiratórios.

Esses benefícios são obtidos principalmente através da prática da inspiração profunda, que proporciona relaxamento muscular e disposição física. Além disso, não devemos nos esquecer do principal propósito da meditação, que é focar a mente em um objeto ou pensamento. Assim, a técnica estimula a concentração, o autoconhecimento e é claro, contribui para que o praticante tenha foco para alcançar seus objetivos de vida. 

Tai Chi Chuan

Popularmente conhecido como tai chi, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa. Porém, diferentemente das outras modalidades, ela é a que possui maior suavidade e facilidade de aprendizado. Isso porque a prática se utiliza de movimentos lentos, circulares e baseados nos movimentos dos animais ou em elementos da natureza. 

Esses movimentos fluídos requerem flexibilidade e concentração por parte do praticante. Além disso, também trabalham a respiração. Quando praticada por crianças, o Tai Chi Chuan se torna um excelente remédio contra o estresse e a ansiedade. Pois além de acalmar e estimular a concentração, também proporciona consciência corporal, tão importante na fase de crescimento. 

Apesar de todos os benefícios listados acima, cabe ressaltar que, de acordo com Regina Migliori, a inserção das práticas de meditação e Tai Chi Chuan na rotina escolar das crianças não deve ser vista somente como mais um conteúdo a ser trabalhado pela instituição de ensino.

Ainda, cabe salientar também que de nada adianta adotar tais práticas fora das escolas se a criança já tiver uma agenda lotada de atividades. Isso porque, ao acrescentar mais uma atividade na rotina dela, se torna praticamente impossível dar conta de todas elas sem estresse. Dessa forma, é preciso selecionar as atividades, reservando, inclusive, um tempo para que o pequeno consiga brincar e descansar.

Agora que você já conhece os benefícios proporcionados pela meditação e pelo Tai Chi Chuan, que tal fazer dessas práticas o seu estilo de vida? E aproveite para conferir também no NAMU: Como a meditação pode ajudar no autocontrole


Recomendados
Gerais

Tai Chi Pai Lin: exercícios de respiração

As técnicas respiratórias do tai chi pai lin aj...

Gerais

Tai chi chuan para diminuir os sintomas de Parkinson

O Tai chi chuan beneficia o equilíbrio e a forç...