fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness »

Fitness

Treinar em casa: como começar?

Graças aos avanços tecnológicos, tanto as plataformas digitais quanto os aplicativos de celular podem te ajudar a treinar em casa sem nenhuma complicação
Da redação
12/10/20
Para muitas pessoas, treinar em casa é a melhor alternativa, seja por questões logísticas ou diante de uma rotina corrida. Mas embora essa seja uma opção barata e prática, há alguns desafios para começar os exercícios no lar, principalmente para quem não é acostumado. Mas, com um pouco de organização e uma rotina específica, é possível treinar em casa de forma simples e eficiente. Assim sendo, veja a seguir algumas dicas para fazer isso e conquistar excelentes resultados com seus exercícios físicos.

Dicas para começar a treinar em casa

  Em primeiro lugar, é preciso que haja uma preparação sua e do ambiente escolhido para treinar. Nesse sentido, a melhor forma de fazer isso é seguindo essas dicas:
  • Estabeleça uma rotina de no mínimo três vezes por semana de treino. Comece aos poucos, com 10 minutos, e vá aumentado gradualmente;
  • Escolha um ambiente propício para suas atividades físicas. Espaços abertos, com poucos móveis e que possa ter o chão totalmente utilizado são as melhores opções;
  • Também é muito importante que você conheça as melhores opções de atividades físicas para fazer em casa. Assim é possível ver qual é a melhor para você.
É importante pensar que atualmente o acesso à internet e uma grande quantidade de aplicativos voltados para saúde e bem-estar podem ajudar bastante na hora de treinar em casa.

A tecnologia como aliada para quem deseja treinar em casa

  Mesmo que você tenha em mente quais os exercícios que pode e quer fazer em sua casa, é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados. Afinal, é com as experiências e conhecimento deles que será possível treinar em casa da forma certa.  Mas como fazer isso? Nesse sentido, o melhor caminho é contar com o aplicativos integrados que te ajudam a cuidar do corpo, mente alimentação. Confira a seguir os seus diferenciais para uma rotina de atividades físicas eficaz.  

Solução integrada para a sua saúde física e mental

  Com o super app Namu, além de treinar em casa você ainda terá acesso a conteúdos que vão te permitir potencializar os resultados das suas atividades físicas. Aulas online de yoga, pilates e meditação são apenas alguns deles.  Além disso, você ainda vai poder montar rotinas alimentares com receitas criadas por chefs renomados. E para preparar as receitas, também vai ter acesso a uma lista de compras de acordo com o seu planejamento de refeições. Assim, poderá cuidar do corpo e da mente sem sair de casa de maneira simples e prática.  

Rotina de atividades físicas mais organizada

  Outra grande vantagem de um super app integrado é que com ele você não vai perder nenhuma aula por motivo de esquecimento. Isso porque um dos seus grandes diferenciais é oferecer um calendário para gerenciar suas atividades agendadas. Assim, vai ficar mais fácil se lembrar do compromisso firmado consigo mesmo.  

Maior controle da sua saúde

  Na medida em que você começa a treinar em casa, é fundamental adotar um estilo de vida mais saudável para que os exercícios façam efeito. Felizmente, com um super app integrado você consegue controlar a ingestão de calorias consumidas, quanta água você bebe por dia e ainda participar de desafios conforme os seus objetivos.  

Treinar em casa: como obter resultados?

  Além de utilizar as funcionalidades de um super app para sua rotina de treinar em casa, também é importante seguir outros conselhos. Há fatores que você precisa levar em conta, como por exemplo:
  • Seus objetivos em executar os treinos propostos e a motivação em cumprir cada um deles com sucesso;
  • De que forma você poderá incorporar suas atividades físicas em sua rotina, sem que comprometa seus compromissos pessoais e profissionais;
  • Os hábitos saudáveis e as mudanças que terão que fazer em prol de treinos mais eficazes e um estilo de vida mais saudável.
Na medida em que você levar todos esses detalhes em consideração, será muito mais fácil cumprir com suas metas de atividades físicas. Depois definir esses aspectos, siga essas dicas.  

Mantenha um diário para anotar seu progresso

  É muito importante que você encontre maneiras de manter a sua motivação ao treinar em casa. Por isso procure anotar os progressos obtidos com seus exercícios em termos de tempo, repetição e outros fatores semelhantes.  

Antes de treinar em casa, não esqueça o aquecimento e o alongamento

  Além disso, mesmo que você vá treinar em casa, não esqueça o aquecimento e o alongamento. Eles previnem lesões e ajudam a musculatura a se recuperar mais rapidamente após os treinos. Portanto, para não correr o risco de deixá-los de lado, inclua-os em sua rotina de exercícios físicos. Cinco minutos de cada um, antes e depois do treino, respectivamente, são suficientes para uma prática de atividades físicas mais segura.  

Cuide de exercícios para a mente

  Ademais, combine os seus treinos físicos com aulas online de yoga e meditação. Sem dúvida isso será muito importante para te ajudar a manter o foco em seus objetivos e alcançar os resultados desejados. Procure intercalar sua rotina entre exercícios físicos com atividades de caráter mental.  

Respeite os limites do seu corpo

  Muitas pessoas que vão treinar em casa continuam forçando seus limites, mesmo quando o corpo dá sinais de que é preciso parar. Não ignore alertas como dores, incômodos ou mal-estar de forma geral. Inicialmente, sintomas como dor muscular e cansaço são absolutamente normais. Entretanto, se os sintomas persistirem por muitos dias, interrompa os exercícios e procure um médico para uma avaliação. Agora que você já sabe como treinar em casa, basta se planejar. Portanto, clique aqui para baixar o super app Namu em seu celular e coloque as dicas acima em prática! Certamente elas vão te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável e alcançar seus objetivos.

Recomendados
Gerais

Guia para quem busca definir abdômen em casa

Se a busca pelo corpo ideal faz parte da sua ro...

Gerais

Descubra os exercícios que te ajudam a melhorar a resistência física

A prática de atividades físicas é essencial par...