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Vida saudável: 5 dicas para ter uma

Quer saber como ter um estilo de vida saudável e equilibrado? Separamos algumas dicas para você aplicar em sua rotina.
Bruno Torres
21/08/20
Com tanta correria e adversidades no dia a dia, manter uma vida saudável se torna uma tarefa quase impossível. Criar novos hábitos e abrir mão de outros não é tão simples. Muitas vezes vamos deixando para depois e perdemos o controle do ritmo dos nossos dias. E quando paramos para analisar, estamos inseridos numa bola de neve e com a saúde pedindo clemência. Por isso, preparamos este conteúdo com dicas práticas para você tomar as rédeas da sua rotina.

1.  Mantenha uma alimentação equilibrada

O primeiro passo é reavaliar a sua alimentação, pois é ela que mantém todo o resto em bom funcionamento. Por isso, procure comer alimentos ricos em nutrientes e evite aqueles que são prejudiciais, ricos em gorduras saturadas e açúcares. Outra dica é procurar um nutricionista para que ele faça um acompanhamento e monte uma alimentação que faça sentido para sua rotina.

2.  Hidrate-se

Cerca de 70% do nosso corpo é água, e por isso devemos hidratá-lo. Temos por hábito beber água apenas quando sentimos sede, mas essa prática está errada. A sensação da sede significa que seu corpo está em carência, ou seja, que está ficando desidratado. A água possui um papel de extrema importância em nosso corpo. Ela é responsável por manter a elasticidade da pele, a nutrição do cabelo, prevenir o mau hálito, desintoxicar o organismo e entre outras funções. O ideal é que uma pessoa adulta consuma entre 1,5 - 3 litros por dia. Mas, para algumas pessoas, lembrar de beber água pode ser desafiador. Hoje é possível encontrar aplicativos que possuem lembretes e despertadores para te lembrar de beber água, além de contabilizar a quantidade de água ingerida no dia.

3.  Acabe com o sedentarismo

O sedentarismo é responsável pela criação de inúmeras doenças e improdutividade no dia a dia. Mesmo sabendo disso, algumas pessoas acabam negligenciando o exercício, acreditando que a correria da semana já pode ser considerada uma atividade física. Fazer uma atividade física exige disciplina e dedicação. Por isso, é importante que você escolha uma atividade que lhe traga prazer ao invés de se tornar mais um peso em sua rotina. Para alguns, atividades como a corrida ou treinos funcionais pode ser o ideal, para outros, é necessário optar por uma modalidade mais tranquila. treino funcional em casa - vida saudável
Nesse sentido, duas modalidades que têm ganhado cada vez mais popularidade é a prática de yoga e pilates. O yoga utiliza de técnicas de relaxamento e meditação. Com ele é possível reduzir o estresse e ansiedade, além de proporcionar o relaxamento e movimentação dos músculos. Já o pilates proporciona fortalecimento dos músculos e flexibilidade por meio de exercícios suaves e confortáveis.
Essas duas práticas podem ser feitas em casa. Hoje já é possível encontrar aulas online e aplicativos para esse objetivo. Então, se sua desculpa é falta de tempo ou não gostar do ambiente da academia, saiba que é possível se exercitar sem estresse e em qualquer hora e lugar.

4.  Previna-se de doenças

Mesmo com uma rotina equilibrada e saudável, continuamos expostos a doenças. Sejam elas crônicas, contagiosas ou repentinas. Por isso, é importante que sempre que possível façamos um check-up, com exames e consultas.  O check-up é importante pois muitas doenças não apresentam sintomas no início e quando vamos ao médico com alguma queixa de dor, pode significar que o problema já está mais avançado.   Também é possível prevenir doenças bucais que se originam em aftas, gengivite e cáries e não apresentam sintomas, mas que podem ser evitadas com consultas de rotina ou logo no início. Por isso, o ideal é agendar uma visita ao médico no mínimo 1 vez ao ano e se programar com antecedência para que o intervalo entre uma consulta e outra não ultrapasse esse período. Para isso, é essencial que você possa contar com um convênio médico e um convênio odontológico. O convênio é uma segurança que você terá em casos de emergências e até mesmo para facilitar e agilizar o processo de agendamento e realização de exames periódicos. Caso ainda não possua, verifique se sua empresa possui algum convênio odontológico e/ou convênio médico, pois planos empresariais tendem a ser mais baratos e podem ser mais vantajosos. 

5.  Descanse

Uma boa noite de sono, também é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a redução de estresse e ansiedade. Mas essa dica sobre descanso, não inclui somente isso. Muitas pessoas acreditam que pelo fato de terem dormido bem, já estão descansadas. E não é bem assim, o descanso envolve tanto a parte física como a mental. Uma noite bem dormida, garantirá que seu corpo esteja preparado para mais um dia, mas não é capaz de garantir que você tenha um dia produtivo. É preciso manter a paz na mente e para isso é necessário dar algumas pausas estratégicas. Separe algumas horas na semana, após o trabalho ou no final de semana, para fazer alguma atividade que você goste. Seja ler um livro de seu gosto, assistir um filme, passear com família ou apenas colocar em práticas aqueles projetos que tanto sonha em fazer e guarda na gaveta. Viu só, não é tão difícil ter um estilo de vida saudável, mas é preciso de determinação e disciplina! Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Ideal Odonto.

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