fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Yoga em casa: o guia para quem vai começar

Como cuidar do corpo e da mente sem sair de casa? Pratique yoga em casa e adquira consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular e paz interior do conforto do seu lar
Da redação
04/08/20
O yoga é uma prática milenar indiana que reúne em uma única atividade exercícios físicos (posturas), técnicas de respiração e de meditação. De baixo impacto e fácil realização, ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo crianças e idosos. O que muitas pessoas ainda desconhecem é que é possível praticar yoga em casa e usufruir dos seus inúmeros benefícios do conforto do seu lar.

Yoga em casa: 5 passos para uma prática saudável

Uma pessoa pode começar a fazer yoga em casa por diferentes motivos, que vão desde a busca pelo autoconhecimento até o tratamento de transtornos mentais como estresse crônico e ansiedade. No entanto, em qualquer um desses casos, é preciso que os exercícios sejam realizados com responsabilidade. Nesse sentido, as aulas online de yoga se tornam extremamente essenciais. Ministradas por professores renomados, elas ensinam como realizar corretamente as posturas, os exercícios de respiração e as técnicas de meditação. Dessa forma, os riscos de lesões são mínimos, mas em compensação, os resultados obtidos passam a ser efetivos. Além disso, as aulas online também permitem que o praticante evolua na atividade, podendo, portanto, experimentar exercícios de níveis de dificuldades maiores, como os intermediários e avançados, por exemplo. Contudo, para praticar yoga em casa é muito importante seguir 5 passos importantes. Certamente eles vão garantir uma prática segura e eficaz. Confira quais são eles!

1. Adquira os acessórios necessários

Quando começamos a fazer aulas de yoga em um estúdio, contamos com a comodidade de já ter em mãos todos os acessórios necessários para a prática. No entanto, ao iniciar os exercícios em casa é preciso realizar um pequeno investimento com a compra deles, para que todas as posturas possam ser realizadas corretamente. Contudo, não é preciso ficar assustado com isso. Até mesmo porque eles são acessíveis e podem ser encontrados tanto em lojas físicas quanto online. Nesse sentido, os acessórios de yoga mais comuns são:

2. Tenha um espaço reservado para a sua prática

O yoga é, acima de tudo, um exercício que exige muita concentração. Sendo assim, para que ele seja realizado corretamente é fundamental que a prática ocorra em um lugar calmo, tranquilo e livre de movimentação. Além disso, ao realizar yoga em casa também é muito importante que o espaço escolhido seja amplo o suficiente para que você se alongue completamente durante as posturas. Em outras palavras, isso significa dizer sem móveis e nada que venha atrapalhar ou colocar em risco a sua segurança durante a prática das asanas. yoga em casa
Vale ressaltar também que, caso seja possível, o local de prática deve ser bem iluminado para facilitar a concentração.

3. Crie uma rotina para a prática de yoga em casa

Quem nunca começou a fazer um exercício em casa e desistiu depois de alguns dias, não é mesmo? Na grande maioria das vezes essa desistência ocorre por uma falta de comprometimento com o novo hábito. Deixá-lo para mais tarde, para o outro dia, para começar novamente na outra semana são apenas algumas desculpas. Sendo assim, se o seu desejo é praticar yoga em casa de maneira focada, é muito importante que crie uma rotina com a nova atividade. Realizá-la em dias específicos da semana e sempre no mesmo horário é legal para que o corpo se habitue ao novo cotidiano. Desse modo, com o passar do tempo as vontades de desistir ou adiar a tarefa se tornam cada vez menores.

4. Respeite o tempo do seu corpo

Ao contrário do que muitos pensam, o yoga é um exercício que exige muita força física. Portanto, para praticar e evoluir dentro das posturas é necessário muito esforço e dedicação. Até mesmo porque, nos primeiros dias de prática, os exercícios podem resultar em diversas dores musculares. E isso, é claro, deixa as pessoas receosas e tentadas a desistir. Entretanto, essas dores são parte do processo e significam que os músculos estão sendo trabalhados. Contudo, apesar de serem normais, isso não significa que devem ser completamente ignoradas. É preciso respeitar os limites do próprio corpo e avançar nas posturas aos poucos para evitar lesões. E é justamente por isso que as aulas online são indispensáveis para quem deseja praticar yoga em casa. Ministradas por professores renomados na técnica milenar, elas começam por exercícios básicos, ideais para iniciantes. Assim, progressivamente os alunos vão adquirindo consciência corporal e fortalecimento muscular. Além disso, aos poucos também vão evoluindo na meditação, o que proporciona paz interior e relaxamento mental.

5. Conheça os diversos tipos de yoga

Muito embora pareça uma única prática, vale a pena salientar que existem vários tipos de yoga. Portanto, antes de começar a praticar yoga em casa, é preciso escolher a modalidade mais adequada ao seu perfil. O Kundalini yoga, por exemplo, é um estilo tradicional da prática. Também conhecido como yoga da consciência, seus exercícios são compostos por técnicas de meditação, respiração, posturas, mantras e relaxamento. Por causa disso, é a modalidade de yoga ideal para todos aqueles que desejam aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.
Já o Iyengar Yoga é recomendado para quem deseja se livrar de dores musculares, enxaquecas, pressão alta, insônia ou vários outros desconfortos provocados por uma rotina agitada e estressante. Isso é possível graças aos seus exercícios, baseados em posturas que favorecem a circulação sanguínea, promovem o alinhamento das vértebras e o fortalecimento do sistema imunológico.
Já o Superioga combina as técnicas do yoga com os exercícios fitness das academias. Portanto, se você gosta de aulas online mais dinâmicas e que favoreçam principalmente o gasto calórico, dê uma chance a essa modalidade. Sem dúvida, você não vai se arrepender.
Existem outros diversos tipos de yoga. Clique aqui para realizar um teste e descobrir qual deles mais combina com você. Com todas essas dicas, certamente você conseguirá praticar yoga em casa sem nenhuma dificuldade. Gostou deste artigo? Então inscreva-se em nosso portal e mantenha-se bem informado sobre saúde e bem-estar.

Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...