fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Yoga em casa: as 9 principais dúvidas e respostas

Quer fazer yoga em casa, mas anda cheio de dúvidas a respeito da prática? Então confira 9 explicações simples para você começar nas posturas ainda hoje
Da redação
23/09/20
Cada vez mais pessoas procuram saber como praticar yoga em casa, e isso não é impossível! Na verdade, o yoga é uma modalidade muito focada no seu próprio corpo e concentração, então é basicamente o que se exige. É claro que algumas pessoas praticam de forma mais aperfeiçoada, mas isso depende de cada um.   Assim como todo tipo de atividade, o importante é começar. No caso de quem procura fazer yoga em casa são muitas dúvidas que surgem. Por isso, hoje você vai entender melhor sobre elas e esclarecer as principais a seguir.  

Yoga em casa: as 9 principais dúvidas e respostas para quem deseja iniciar na prática

Caso você esteja pensando em dar os primeiros passos no yoga, saiba que ter dúvidas sobre a prática é normal. No entanto, pelo menos 9 delas podem ser sanadas com as explicações a seguir. Confira!  

1. Quais são os benefícios do yoga?

Inegavelmente uma das principais dúvidas sobre o yoga é sobre os seus benefícios. De acordo com o Portal Saúde Brasil, a prática é muito mais do que uma simples atividade física. Portanto, confira a seguir alguns dos seus muitos benefícios:  
  • Aumento da flexibilidade;
  • Alívio do estresse e da ansiedade;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Alinhamento postural;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Aquisição de autoconhecimento.
  Você pode ler mais sobre a prática no Portal Namu e até mesmo experimentar uma aula grátis para fazer yoga em casa!  

2. Existe poses de yoga para iniciantes?

Além da dúvida abordada anteriormente, outra muito comum é a respeito das posturas de yoga para iniciantes. De fato, o yoga tem muitas posições, mas a principal delas para começar é sentar-se com as costas bem retas e cruzar as pernas, mantendo a postura. Essa postura é conhecida como posição de lótus e sem dúvida é uma das mais fáceis de serem realizadas.   Ao realizá-la, você deve lembrar de respirar bem e manter o ritmo da concentração, pois é a partir disso que irá realizar as demais posições.   Uma dica importante é não pensar que você vai começar já com as posições mais elaboradas do yoga, pois isso é uma questão de aprimoramento. Com o tempo e dedicação, você certamente aprenderá desde as posições mais comuns até as mais difíceis.  

3. É possível praticar yoga em casa? O que é preciso?

Sim! Felizmente, uma das atividades físicas mais fáceis de se praticar em casa é justamente o yoga. Isso porque a atividade é de fácil realização e de baixo impacto, sendo, por isso, também recomendada para idosos e gestantes.   Na verdade, tudo o que você precisa para começar a praticar é adquirir roupas confortáveis, um tapete de yoga, Bola Suíça ou blocos que auxiliam no equilíbrio e postura. Além disso, é preciso também seguir alguns conselhos tais como:  
  • Reserve um ambiente calmo, arejado e bem iluminado para a praticar yoga em casa;
  • Monte uma playlist de músicas relaxantes;
  • Respeite os limites do seu corpo;
  • Busque pelo acompanhamento de um profissional especializado.
 

4. Mas, é possível praticar yoga em casa online?

Além da possibilidade de contratar um especialista em yoga para praticar em casa, saiba que graças à internet você pode fazer isso online sem nenhuma dificuldade.   Atualmente há uma série de aulas para fazer yoga em casa que vão te permitir equilibrar corpo e mente no conforto do seu lar. E o melhor de tudo: todas elas são ministradas por professores capacitados e com certificação em yoga para melhorar a qualidade dos seus movimentos.   No entanto, esteja atento, pois existem várias modalidades da prática e conhecê-las é o melhor caminho para escolher aquela que mais se adapta ao seu perfil e objetivo.  
Na plataforma Namu, por exemplo, você encontra  vários tipos de yoga: Hatha vinyasa, Kundalini, entre outras. Há ainda aulas online específicas para gestantes ou focadas no alívio do estresse, que é um dos principais benefícios do yoga.
 

5. Quantas vezes por semana devo fazer yoga?

O ideal para fazer yoga em casa é ter bastante disciplina e praticar pelo menos 3 vezes na semana. O tempo de cada sessão pode ser entre 45 minutos e 1 hora, mas há pessoas que preferem 30 minutos.   É importante entender que isso também dependerá de algumas características suas e da sua rotina. Se você puder praticar somente 2 vezes por semana, aumente um pouco o tempo da sessão para 1h e 15 minutos. Já se puder praticar 4 ou 5 vezes, melhor ainda, mas tenha sempre um dia de descanso.

 

6. Quanta custa?

Em geral, praticar yoga em casa pode custar até 10x mais barato do que pagar por aulas em um studio, por exemplo. Isso porque nessa modalidade você paga pelo curso apenas uma vez e ainda pode parcelar em até 12x sem juros.   Já as aulas presenciais chegam a custar cerca de R$ 200 em um único mês, mas podem custar bem mais dependendo da localidade e do tipo de yoga desejado. Portanto, o custo-benefício pode compensar bastante para quem procura economizar.  

7. Qual a vantagem de praticar yoga em casa?

Além da questão da economia financeira, praticar yoga também oferece várias vantagens aos seus praticantes, a saber:
  • Economia de tempo: você não precisa se deslocar até outro lugar;
  • Flexibilidade de horários: na modalidade online, dá para praticar yoga no horário que você tiver disponível;
  • Aprender no seu próprio ritmo: em casa não há a competitividade das academias ou studios, que faz várias pessoas se sentirem inibidas.
 

8. Quanto tempo dura cada posição?

Você pode estar com medo de não saber essa resposta pela falta de um instrutor ao seu lado. Apesar disso, saiba que o tempo em cada posição de yoga varia: algumas é de 15 segundos, mas outras de 1 minuto.   O lado positivo de fazer yoga em casa com o auxílio de aulas online é que você receberá essa instrução no próprio curso, então não ficará com dúvidas. Contudo, saiba que o mais importante no yoga não é o tempo, mas a dedicação e foco em cada movimento.  

9. Além de praticar yoga em casa dá para praticar em outro lugar?

Sim, graças ao aplicativo Namu. Ele oferece todas as vantagens das aulas online, só que de uma forma ainda mais prática. Por meio dele, você pode praticar yoga em casa com apenas alguns cliques na tela do seu celular e acompanhar as aulas onde estiver, quando quiser.   Gostou? Então clique aqui e saiba mais sobre o aplicativo Namu e suas soluções integradas para a sua saúde e bem-estar.

Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...