fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Yoga para iniciantes: 4 dicas para quem quer começar a praticar

Ter disposição para aprender e paciência para evoluir são duas coisas que não podem faltar para um iniciante de yoga
Da redação
07/01/19

Sem tempo para ler o artigo "Yoga para iniciantes: 4 dicas para quem quer começar a praticar"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

O yoga é uma prática milenar muito benéfica para o corpo. Conhecido no ocidente por seus asanas, também chamados de posturas, o método ganha adeptos a cada ano que passa.

As vantagens de realizar aulas de yoga para iniciantes vão muito além do físico, já que é possível trabalhar tanto o lado físico quanto o mental do ser humano.

Yoga para iniciantes: conheça os benefícios

  • aumento de concentração;
  • melhora da postura;
  • aumento de flexibilidade;
  • alívio de estresse e ansiedade;
  • autoconhecimento;
  • aumento do bem-estar no dia a dia;
  • melhora da autoestima.

É fato que não é de uma hora para outra que todos esses benefícios são adquiridos, até porque existe todo um processo por trás. Mas uma coisa é certa: com poucas aulas você se sentirá bem, com mais disposição e menos tensão.

Inclusive, quem trabalha fora pode encontrar no yoga uma boa alternativa para relaxar. Não é preciso realizar a prática todos os dias, uma ou duas vezes por semana já basta.

 

Dicas especiais de yoga para iniciantes

Local adequado de prática de yoga para iniciantes

O primeiro a procurar é um local adequado para a prática de yoga. De nada adiantaria ter vontade de realizar os asanas se o ambiente não for propício. E apesar do yoga ser um método versátil, que pode ser feito em qualquer local, o recinto deve ter o mínimo de interferência (ruídos) externa possível. Garantindo, assim, a execução clara e segura dos asanas.

Se estiver em sua casa, também pode decorar o local do jeito que mais gosta. Na hora da prática, você pode escolher uma música ambiente calma e até um incenso que ajude a manter a concentração.

Método desejado

A escolha do método também é importante para a evolução na prática de yoga para iniciantes. Caso queira uma aula mais dinâmica e fitness, escolha o superioga, ótimo para fortalecer os músculos e queimar calorias.

Agora, se deseja algo mais calmo, algo que te ajude a deixar a mente 100% relaxada e sem preocupações, pode encontrar no kundalini yoga uma ótima alternativa. Ainda existem o hatha yoga, vinyasa yoga, ashtanga yoga, hot yoga e uma infinidade de outros métodos para você escolher. Todos são ótimos para iniciantes.

Roupa certa

Esqueça o jeans ou aquela roupa super justa. Peças muito largas também não são adequadas. O ideal é optar por roupas que fiquem bem acomodadas ao seu corpo e que te deem a flexibilidade necessária para a realização das posturas.

Caso queira uma aula para ativação dos chacras, os professores aconselham a utilizar a cor da camiseta de acordo com o chacra que deseja trabalhar.

Disposição e paciência sempre

A paciência é uma virtude, e é preciso utilizá-la no dia a dia e na prática de qualquer atividade, inclusive na do yoga para iniciantes. Ter disposição para aprender e paciência para evoluir são duas coisas que não podem faltar para quem começou a praticar.

Não se adquire força nos braços da noite para o dia, e nem se aprende a respirar corretamente de uma hora para outra. Por isso, faça as posturas com calma, sempre respeitando o limite do seu próprio corpo. Não olhe para como o colega evoluiu, afinal, cada corpo é um corpo e cada um tem o progresso no seu devido tempo.

Quer ver um resumo desse conteúdo? É só dar o play!

 

Gostou dessas dicas? Confira muitas outras nos cursos online de yoga para iniciantes. Neles você aprende o passo a passo dos asanas e desfruta de todos os seus benefícios. Não perca mais tempo.


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...