fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Kundalini

Kundalini

A importância dos mantras no yoga

Segundo a professora de yoga Subagh Kaur Khalsa, mantras são sons sagrados
Da redação
17/02/20

Com milhões de adeptos ao redor de todo o mundo, o yoga é uma prática que tem se tornado cada dia mais popular para a busca do equilíbrio físico e mental. Guiada por mantras, essa forma de meditação envolve a execução de posturas, movimentos corporais e técnicas de respiração.

As origens do yoga estão na Índia, relacionada às milenares disciplinas físicas da cultura indiana. Existem diversas variações da técnica e especialidades direcionadas para praticantes com objetivos distintos.

Contudo, é importante entender que alguns elementos fundamentais se fazem presentes na essência do yoga, como a concentração e a clareza de pensamento. Você deseja saber ainda mais? Confira este artigo e se conecte com a prática!

Mantras: o que são e para que servem

Os mantras são uma combinação de sons emitidos repetidamente para a concentração da mente, a reflexão e a centralização de energia. Eles são popularmente conhecidos por seu uso relacionado à meditação.

o que são mantras?

Além disso, os mantras podem ser monossilábicos ou conter palavras, frases curtas e até mesmo textos mais longos. Eles também podem surgir classificados como hinos, canções ou orações.

Com origem indiana, a palavra “mantra” é composta por duas sílabas de forte significado: "man" (mente) e "tra" (entrega). Apesar de terem surgido ligados ao budismo e ao hinduísmo, os mantras não são presos a uma religião.

Na verdade, esses sons são utilizados como ferramenta de reflexão e conhecimento pessoal. Por isso, é comum encontrar pessoas de diversas religiões utilizando algum mantra durante a meditação.

Originalmente, os mantras estão registrados nos Vedas, as quatro obras indianas que originaram o sânscrito clássico. Com isso, a língua original de todos os mantras tradicionais é o sânscrito.

Existem muitas dúvidas sobre o período histórico exato em que esses textos foram escritos, mas estima-se que seja em torno de 1.500 a.C. Os livros e os mantras foram escritos por mestres e gurus indianos para pessoas no seu desenvolvimento mental e espiritual.

Atualmente, muitas pesquisas de neurocientistas destacam a capacidade da técnica em auxiliar na concentração e acalmar o sistema nervoso. Um estudo divulgado pelo Journal of Cognitive Enhancement, da Universidade de Linköping, mediu a atividade do cérebro durante a repetição dos mantras.

A pesquisa apontou que a técnica reduz de forma significativa as distrações ao redor, facilitando a concentração dos participantes. Ou seja, até mesmo a medicina apoia essas práticas ligadas aos mantras.

Quer saber mais sobre sobre o assunto? Então assista à entrevista da professora Subagh Kaur Khalsa, onde ela fala sobre a importância e o poder dos mantras:

A importância dos mantras no yoga

Na prática do yoga a repetição de palavras e sons aparece como ponto principal. Esse conjunto de sons e vibrações foi adotado por grande parte dos praticantes devido ao seu poder junto ao cérebro humano.

Ao auxiliar na concentração, essa técnica aparece de forma fundamental especialmente para praticantes iniciantes. A partir da repetição dos mantras, essas pessoas conseguem deixar sons externos em segundo plano e aumentar a capacidade de concentração.

Dessa forma, é possível perceber como os mantras foram adotados pelos praticantes de yoga como uma ferramenta eficaz para potencializar os seus benefícios. E cada vez mais eles ganham importância em meio ao ritmo agitado em que se vive!

Para entoá-los dentro da prática do yoga, é importante escolher o som e vibração mais adequados para o seu objetivo. Afinal de contas, existem sons específicos para a saúde, amor, bem-estar, harmonia, relaxamento, entre diversas outras vibrações positivas.

Mas cuidado: eles não devem ser entoados de forma banal. Por isso, é importante dedicar um tempo ao seu estudo antes de decidir o mais adequado para a sua meditação. Também é possível buscar o aconselhamento de pessoas especialistas na área para a consulta dessa indicação.

Logo após, é importante encontrar um lugar onde você se sinta confortável para a entoação das palavras. Esse local pode ser a sua casa, uma igreja, um parque ou até mesmo um centro especializado em yoga.

Para a repetição dos mantras, também é importante se colocar em uma posição confortável para absorver as vibrações e energias. O próprio yoga ensina posições benéficas para a recitação dos mantras com foco e concentração.

Conheça o curso de Kundalini yoga do NAMU

Para dar os primeiros passos no universo do yoga e da meditação, o acompanhamento de profissionais é extremamente benéfico. Através desse apoio é possível conhecer a real essência do yoga desde os contatos iniciais com a técnica de meditação.

Por isso, o curso Kundalini Yoga Básico foi desenvolvido para quem deseja dar os primeiros passos dentro do yoga. Ele está disponível na plataforma de cursos online NAMU, voltada especificamente para pessoas que buscam por uma vida mais equilibrada.

Com foco em estimular a saúde corporal e da mente, o Kundalini Yoga Básico trabalha a clareza, concentração, foco mental e a conexão consigo. O curso envolve a aprendizagem das técnicas básicas do Kundalini Yoga e da entoação de mantras, de forma a melhorar a qualidade de vida do aluno.

Esse tipo de prática é utilizado para o equilíbrio dos centros energéticos e a conexão entre corpo e mente. O curso é ministrado por Subagh Kaur Khalsa, veterana em Kundalini Yoga e fundadora de diversos projetos sociais relacionados a essa prática.

A missão do curso Kundalini Yoga Básico é ampla, mas com foco em aliar todo bem-estar de cada pessoa:

  • Promover o alívio do estresse e da ansiedade;
  • Auxiliar no equilíbrio do corpo e da mente;
  • Atuar na ativação dos chacras e melhorar a respiração.

O curso de Kundalini Yoga Básico é 100% online. Dessa forma é possível assistir às lições no computador, tablet ou smartphone onde você estiver.

Você pode obter maiores informações sobre o curso clicando neste link ou então, entrando em contato com o NAMU. Além disso, poderá também complementar o seu curso com outros artigos sobre o tema, disponíveis em nosso Portal!


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...