fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Aposte no yoga para aumentar a sua produtividade no trabalho

A prática constante melhora a força mental, a flexibilidade e os níveis de estresse
Da redação
13/11/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Quando chega o final do dia, você percebe que o trabalho poderia ter sido mais produtivo? E por mais que você se esforce, algumas tarefas parecem cada vez mais difíceis de cumprir e a sua eficiência deu lugar ao desânimo? Saiba que essa é uma situação bastante comum nos dias de hoje, visto que a maioria das pessoas costuma passar cerca de oito horas por dia em um escritório sentado em frente a um computador. Esse sedentarismo gera tensão física (dores nas costas e musculares) e tensão mental, fatores que comprometem a produtividade. Mas se você está procurando formas de turbinar seu rendimento e, de quebra, minimizar os efeitos negativos do stress diário, temos uma boa notícia: o yoga pode lhe ajudar a ser mais produtivo e dinâmico tanto na vida pessoal quanto profissional. Pesquisas recentes comprovam que essa técnica é uma grande aliada para conquistar mais foco e concentração. Por isso, listamos os benefícios do yoga para aumentar a produtividade no trabalho. Confira:

Aumenta o foco e a concentração

Existem muitas técnicas de yoga que são conhecidas por estimular o cérebro e o sistema nervoso, o que, por sua vez, melhora a memória e a concentração. Ou seja, ao acionar várias funções do corpo e da mente ao mesmo tempo, aliando atenção e capacidade cognitiva para coordenar movimentos com a respiração, fica-se mais desperto e focado. Outro benefício que contribui para a melhora do foco e desempenho é o fato do yoga e a meditação andarem de mãos dadas. Isso acontece porque uma das principais habilidades que se desenvolve com a prática está associada à respiração. À medida que se exercita o controle da respiração, aprende-se a dominar os pensamentos e a silenciar a mente.

Reduz o estresse e a ansiedade

O yoga permite que os praticantes administrem melhor as situações de conflito, moderando a percepção e as reações frente às situações estressantes. Também ajuda a alcançar a paz do corpo e da mente ao aliar em seus ensinamentos práticas físicas e mentais. Essa conexão resulta em uma maior capacidade de relaxar e gerenciar a ansiedade, além de melhorar o humor e a sensação geral de bem-estar.

Aumenta a resistência física

A prática do yoga incorpora diversos movimentos e posturas que aumentam a resistência, a flexibilidade e a força muscular. Algumas poses e sequencias também tem o poder de aliviar dores nas costas e liberar a tensão dos músculos. Esses benefícios garantem uma dose extra de disposição no dia a dia.

Repara a qualidade do sono

O yoga não é apenas benéfico para melhorar a força mental, a flexibilidade e os níveis de estresse. Também pode ajudar a dormir melhor, especialmente se o problema for de insônia. Quando se faz yoga diariamente, seus adeptos dormem por mais tempo e adormecem mais rápido. Os exercícios de relaxamento, por exemplo, propiciam uma sensação de tranquilidade que melhora a qualidade do sono. Essas conquistas pontuais renovam as energias e resultam em dias mais produtivos. Gostou de saber como o yoga pode ajudá-lo a ter mais produtividade no trabalho? O melhor de tudo é que você pode optar por aulas de yoga online e praticar conforme a sua disponibilidade de horário e no conforto da sua casa. Acesse nosso site e saiba mais sobre os nossos cursos. Foto: Burst / Pexels / CCo License

Recomendados
Vinyasa

Hatha vinyasa yoga: como começar

A professora de yoga Camila Reitz mostra o pass...

Kundalini

kundalini yoga: como ele ajuda o seu dia a dia?

Subagh Kaur Khalsa fala sobre as origens do kun...

Gerais

Budismo tibetano: a história de Daniel Calmanowitz e o cultivo do bem

O monge tibetano, que foi aprendiz de Lama Gang...

Gerais

Princípios do kriya yoga para a felicidade

Para Osnir Cugenotta, um dos objetivos do kriya...

Participe da discussão

1 comentário

  1. A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecem os músculos que sofrem com flacidez. Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida. Viu como a yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns exercícios, o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável e natural possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *