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Vinyasa

Pranayama: conheça a respiração shodhana

Marcia de Luca ensina a técnica de pranayama, respiração ideal para proporcionar uma noite tranquila
Da redação
07/08/14

O pranayama shodhana, também conhecido como nadi shodhana pranayama - a técnica de respiração alternada - ajuda a desobstruir as vias nasais e assim melhorar a respiração.

Além disso, essa técnica ajuda a aliviar toda a tensão do dia a dia, o que diminui os sintomas de estresse e ansiedade.

A respiração shodhana (ou nadi shodhana) é excelente para ser feita antes de dormir, pois permite uma noite tranquila e calma de sono.

benefícios do pranayama

Você pode fazer também para garantir um dia mais calmo e centrado, e pode fazer a respiração sempre que estiver muito ansioso ou agitado.

Na aula você vai aprender:

  • Como preparar o ambiente
  • Postura para praticar pranayama
  • Respiração das narinas alternadas
  • Quantidade de ciclos

Onde praticar pranayama shodhana

Para praticar pranayamas como o shodana e o nadi shodana, escolha sempre locais tranquilos para minimizar as interferências externas. Vale a pena aromatizar o ambiente com óleo de lavanda (o mais puro que você encontrar). Ele traz calma e tranquilidade.

Se você quiser, pode colocar uma música de fundo que seja calma e tranquila.

Antes de praticar qualquer um dos pranayamas, é preciso ter o aval do médico, já que pessoas com pressão alta, convalescentes de cirurgias e grávidas não são liberadas para realizar certos tipos de exercícios.

Nesta aula, a consultora ayurvédica Marcia de Luca ensina a técnica de respiração shodhana, ideal para proporcionar uma noite tranquila. Preparado? Assista ao vídeo abaixo e comece a praticar:

O que são pranayamas?

Pranayamas são técnicas de respiração que ajudam a controlar a energia interna, o prana, que todo ser humano possui. Esses exercícios são praticados há séculos e podem manter a harmonia entre o corpo e a mente, além de purificar os condutos energéticos.

Prana (de onde vem a palavra pranayama) é energia vital, é o que dá força e vida para as células e órgãos. Pranayamas são, portanto, técnicas de respiração que auxiliam a controlar essa potência, ou seja, que harmonizam o corpo e a mente.

Afinal, pela medicina ayurvédica, o ser humano só terá saúde quando for reestabelecida a conexão com o prana. O desafio é manter essa conexão por meio de obstáculos externos, como por exemplo:

  • competitividade,
  • ansiedade,
  • correria,
  • agitação,
  • angústia,
  • o excesso (não importa do que for).

Por isso mesmo, recomenda-se a prática dos pranayamas como o shodana e o nadi shodana em local reservado e livre de influências.

Curso de yoga online

Agora que já sabe mais sobre pranayamas, que tal iniciar a prática de yoga? A plataforma Namu Cursos oferece inúmeros cursos online, ótimas para quem deseja desfrutar de todos os benefícios do yoga e da meditação sem sair de casa.

Um deles é o curso Vinyasa yoga e a evolução do corpo e da mente da professora Fernanda Cunha. Confira mais sobre seu curso online de yoga aqui.


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