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Vinyasa

Benefícios da metodologia hatha vinyasa yoga

A prática é ótima para quem deseja equilibrar o corpo e a mente e combina técnicas do hatha yoga, ashtanga vinyasa yoga e meditação
Da redação
15/02/19

Você é praticante de yoga ou um interessado no assunto? Então vai gostar de descobrir que há uma metodologia capaz de promover equilíbrio emocional e mais energia para o seu cotidiano: o hatha vinyasa yoga.

A metodologia é um conjunto de práticas desenvolvidas por Camila Reitz que combina técnicas do hatha yoga, ashtanga vinyasa yoga e meditação. Os benefícios para a mente e o corpo incluem melhora na postura e na respiração.

Quem se preocupa com o bem-estar da dupla mente-corpo busca várias alternativas, seja por meio da alimentação saudável, da prática de atividades físicas ou do exercício de autoconhecimento. Se unir todas essas opções, melhor ainda.

Imagine poder relaxar a mente e trabalhar sua energia em casa mesmo. Isso é possível, e vamos mostrar como. Conheça os benefícios do hatha vinyasa yoga.

O que é essa metodologia?

O hatha vinyasa é um estilo de yoga que une o trabalho de postura corporal com exercícios respiratórios, como uma meditação em movimento.

O vinyasa pode ser descrito como uma “sequência de movimentos coordenados com a respiração”. Envolve uma associação de posturas (“asanas”) com relaxamento e concentração. É uma combinação de práticas, entre as quais: 

  • pavana muktásana: exercícios de lubrificação das articulações;
  • meditação e reflexões do yoga;
  • pranayama: exercícios respiratórios aumentam o nível de energia.

A metodologia foca em contrações de determinadas partes do corpo, a fim de direcionar energia para os chacras. Os exercícios trabalham concentração e induzem a estados de consciência mais elevados (dharana). 

A respiração é um elemento muito importante. Além de ser um indicador de até onde podemos ir, se for trabalhada corretamente pode ampliar a nossa capacidade física.

hatha vinyasa yoga

Quais são os benefícios do hatha vinyasa yoga?

Assim como o yoga tradicional, o hatha vinyasa traz vários benefícios (de ordem física e emocional). É indicado para quem busca mais saúde, melhora na concentração e conexão com a essência interior.

Entre os benefícios do hatha vinyasa, podemos citar:

  • melhora a força física;
  • melhora a respiração; 
  • promove a estabilização da postura; 
  • maior flexibilidade;
  • desenvolve o equilíbrio emocional.

A prática é recomendada para quem já tem um preparo físico e/ou praticantes de yoga nível básico. Pessoas com problemas cardíacos, dor crônica ou lesões diversas devem consultar um médico antes de adotar a prática. Não é recomendável para grávidas ou pessoas com problemas nos joelhos.

Existe um curso para isso?

O curso "Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento" está disponível online, com carga horária de 7 horas e 50 minutos. É composto por 9 vídeo-aulas, que podem ser vistas no computador, tablet ou smartphone quando o aluno quiser.

Ele é ministrado por Camila Reitz, que conta com mais de 24 anos de experiência e é desenvolvedora da metodologia. O curso é voltado para iniciantes na prática, e ainda disponibiliza material complementar.

Existem várias modalidades de yoga, e o hatha vinyasa é uma delas. A combinação de práticas desse estilo torna a metodologia ainda mais ampla, sendo possível treinar o corpo em diferentes níveis. Se você gosta de se exercitar por meio de posturas desafiadoras e conectar-se consigo mesmo, o hatha vinyasa yoga é ideal.

Agora que tal entrar em contato com a gente e conhecer os cursos que oferecemos? Temos muitas opções disponíveis. Até logo!



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