fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Como a prática de Yoga ajuda a controlar a ansiedade?

De acordo com a OMS, aproximadamente 10% da população brasileira sofre com o transtorno. Entenda como o yoga ajuda a controlar a ansiedade
Da redação
30/07/20
Situações inesperadas podem fazer com que você perca o equilíbrio mental, aumentando o seu nível estresse e de ansiedade. Nesse sentido, conte com o yoga, uma prática milenar que te ajuda a controlar a ansiedade de maneira eficaz. Saiba como.

O que é a ansiedade?

Muito embora ela esteja associada a um sentimento ruim, a ansiedade, quando em níveis considerados normais, é benéfica para sua saúde. Afinal de contas, ela te impulsiona a agir em situações de perigo e te faz planejar atividades futuras. Contudo, quando em níveis anormais, a ansiedade é considerada um transtorno mental. Nessa perspectiva, ela pode ser compreendida como o medo excessivo e inexplicável de algo que ainda nem aconteceu. E isso, claro, pode ser de algo relacionado à família, trabalho ou até mesmo estudos. controlar a ansiedade postura da criança
Dessa forma, esse transtorno pode afetar seriamente o seu dia a dia, prejudicando as suas relações interpessoais e a sua produtividade no trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10% da população brasileira sofre de ansiedade.

Sintomas

Vários são os sintomas da ansiedade, que podem ser divididos entre físicos e mentais. Com relação aos sintomas mentais, os mais comuns são:
  • Nervosismo;
  • Falta de atenção e concentração;
  • Esquecimento;
  • Pensamentos negativos;
  • Dificuldade em tomar decisões;
  • Fadiga mental.
Já com relação aos sintomas físicos, os mais frequentes são:
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Tremores;
  • Suor excessivo nas mãos e nos pés;
  • Queda de cabelo;
  • Dermatites;
  • Queimação no estômago;
  • Cansaço excessivo;
  • Ânsia de vômito;
  • Diarreia;
  • Perda ou aumento de peso;
  • Tensão muscular.
Se você ou algum familiar está sofrendo com um ou mais sintomas listados acima, o recomendado é procurar ajuda médica o quanto antes. Nesses casos, um profissional pode realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. Contudo, uma alternativa bem interessante é recorrer a práticas milenares como o yoga, por exemplo. Ela promove o equilíbrio entre corpo e mente e assim ajuda a controlar a ansiedade.

Mas afinal, o que é o yoga?

Para quem não sabe, o yoga é uma arte milenar indiana, que busca conectar corpo e mente através de exercícios interligados (posturas, exercícios de respiração e técnicas de meditação). Trata-se, portanto, de uma verdadeira filosofia de vida, que promove o autoconhecimento e ajuda o praticante a lidar melhor com as emoções e com o estresse do dia a dia.

Benefícios para a saúde

Conforme pontuamos anteriormente, o yoga ajuda a controlar a ansiedade, já que te ajuda a compreender e a lidar com as suas próprias emoções. Entretanto, essa prática milenar também oferece outros benefícios, não menos importantes:
  • Promove o relaxamento físico e mental;
  • Aumenta a capacidade de foco e concentração;
  • Oferece mais flexibilidade;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora o condicionamento físico e o equilíbrio corporal.
Por causa de seus inúmeros benefícios à saúde, o yoga é recomendado como terapia complementar para controlar a ansiedade e reduzir os sintomas da depressão. Inclusive, ela faz parte do rol de práticas integrativas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

E como o Yoga ajuda a controlar a ansiedade?

Certamente você já compreendeu que o transtorno da ansiedade está diretamente ligado ao medo, principalmente de coisas que sequer aconteceram ainda. E uma das grandes vantagens do yoga para controlar a ansiedade é justamente trabalhar a respiração do praticante (pranayamas). Dessa forma, melhora-se a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral. E isso, tem relação direta com o controle das emoções. Para além disso, considera-se que os exercícios respiratórios praticados durante as sessões de yoga purificam os canais de energia do indivíduo, o que o transforma em alguém naturalmente mais calmo, disposto e positivo.
Já quanto os exercícios físicos, eles melhoram o condicionamento físico, o que é ótimo para aumentar a resistência física e flexibilidade. Outro ponto que se deve considerar no yoga como terapia para controlar a ansiedade é a promoção do autoconhecimento. Ao compreender o que o deixa triste ou irritado, fica mais fácil contornar determinadas situações em seu dia a dia.
Mas é claro que esse autoconhecimento também contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis. Ao elevar o seu olhar para o seu “eu interior”, sem dúvida você passará a fazer escolhas mais conscientes para o seu dia a dia. Como por exemplo, podemos citar uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas.

Exercício de respiração para controlar a ansiedade

Confira a seguir um exercício de postura (asana) e respiração (pranayama) eficiente no controle de ansiedade. Inclusive, ele pode ser feito em qualquer lugar e quando você precisar. Em um local de preferência reservado e calmo, sente-se de maneira confortável, com as costas retas. Pode ser no chão ou em uma cadeira. Caso esteja sentado em uma cadeira, mantenha os braços esticados e as mãos sob os joelhos. No entanto, se está sentado no chão, mantenha as pernas cruzadas e a palma das mãos sob os joelhos. O fato é que ambas as posições devem promover conforto e relaxamento. A partir desse momento você fará o exercício de respiração (Pranayama Bhramari). Por isso, feche os olhos e foque em sua respiração. Lembre-se que em cada etapa do exercício de respiração você deve respirar calma e profundamente. Além disso, vale destacar que a técnica de respiração consiste em etapas. Portanto, grave-as mentalmente de forma a reproduzi-las com os olhos fechados e com foco na entrada e saída de ar, bem como no som reproduzido pelo seu corpo durante o processo:
  1. Inspire e expire pelas narinas;
  2. Na sequência, inspire e expire pela boca;
  3. Agora, intercale, inspirando pelas narinas e expirando pela boca;
  4. Por fim, inspire pela boca e expire pelas narinas.
Repita as etapas de três a quatro vezes. Manter-se focado no que te faz bem é o caminho para uma mente e corpo saudáveis. Mas, fazer isso sozinho nem sempre é possível. Portanto, conte com a experiência de professores renomados para ajudá-lo nessa missão. Saiba como as aulas online de yoga podem controlar a sua ansiedade, bem como promover uma verdadeira mudança no seu estilo de vida.

Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...