fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Como ativar os sete chakras principais?

Os chakras são centros energéticos espalhados pelo corpo. O ser humano possui centenas deles, mas só sete são tidos como principais
Da redação
31/07/19

Sem tempo para ler o artigo "Como ativar os sete chakras principais?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Manter a mente e o corpo em equilíbrio. Quem nunca ouviu essa expressão? Ser negligente no seu dia a dia e com as suas emoções é uma porta aberta para a falta de paz e total desarmonia. Mas o que fazer? Como trabalhar cada área? É aí que entram os chakras.

Os chakras são centros energéticos espalhados pelo corpo. O ser humano possui centenas deles, mas só sete são tidos como principais. Esses pontos de energia são os responsáveis pelos aspectos da natureza de cada pessoa, o que envolve a parte mental, emocional e espiritual, e acaba por refletir na física também. Esses centros de energia são responsáveis pelo fluxo energético do corpo, trabalham o intuitivo. Ajudam no crescimento espiritual e interior de cada um.

O equilíbrio e ativação dos chakras não vem de hoje. A origem desses pontos de energia, os primeiros registros que se tem, estão em livros sagrados hindus, os vedas. Além disso, os chakras estão diretamente relacionados ao yoga.

Os chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral e movimentam o prana, também conhecido como energia vital. Essa energia é espalhada pelo corpo, é ativada, e quando isso não acontece, o corpo adoece.

As doenças são consequência dos chakras em desequilíbrio. Por exemplo, a pessoas que têm problemas no fígado, sangue e bexiga que podem tê-los por conta da falta de equilíbrio em um chakra. Anemia, cólicas, problemas nos intestinos e estômago, febre, cansaço em excesso, dores de cabeça, depressão, ansiedade, asma, bronquite, enfim, esses são alguns outros exemplos do que pode acontecer quando a energia não flui como deveria.

Os principais chakras

O ser humano tem 7 chakras principais, são eles: muladhara, swadhisthana, manipura, anahata, vishuddha, ajna e sahasrara.

Chakra muladhara

O chacra básico, também conhecido como muladhara ou raiz, é representado pela cor vermelha e elemento terra. É o chakra que faz conexão com o terreno, o que é daqui. Ele corresponde a toda a região das pernas e pélvis e está diretamente ligado a sobrevivência. O equilíbrio do muladhara proporciona uma vida sexual, material e física de qualidade.

Chakra swadhisthana

Também conhecido como sacro ou umbilical, o swadhisthana é representado pela cor laranja. Está localizado abaixo da região do umbigo e tem como elemento água. Ele é relacionado aos órgãos reprodutores, ou seja, ao centro de energia sexual. Fortalece as ideais e o poder pessoal.

sete principais chakras

Chakra manipura

O manipura também pode ser chamado de chakra do plexo solar. Corresponde a cor amarela e está localizado próximo a região do diafragma. O elemento é fogo. Quando equilibrado, esse chakra faz com que o ser humano consiga dominar as próprias emoções. É por meio dele que a energia emocional flui do jeito certo. Também ajuda em questões de alimentação e sistema digestivo.

Chakra anahata

O anahata, ou chakra cardíaco, está localizado próximo ao coração. Representado pela cor verde, é o grande responsável pelas emoções e o que ocorre próximo a região do peito. Trabalha o amor, a confiança, a sabedoria e estabilidade. Dá acesso ao mundo invisível e visível. O elemento é ar.

Chakra vishuddha

O chakra vishuddha, ou laríngeo, corresponde a cor azul e está localizado na garganta. Ele trabalha a comunicação, todas as expressões do ser humano, a vocalização. Exterioriza os pensamentos e sentimentos. O elemento é éter.

Chakra ajna

O ajna é o famoso chakra frontal. Localizado na região das sobrancelhas, é representado pela cor índigo. Esse chakra trabalha a mente e a intuição. Além disso, é associado ao terceiro olha, ou seja, a visão. O elemento é éter.

Chakra sahasrara

Também conhecido como sahasrara, o chakra coronário é representado pela cor violeta. Ele se encontra no topo da cabeça e é um dos mais importantes chakras. Isso porque é o centro de energia que faz a conexão entre o universo e o ser humano, ou seja, a ligação do homem com a energia superior.

Anotou o significado de cada um? Confira, a seguir, alguns métodos que podem te ajudar a ativar e equilibrar os chakras.

Como ativar e manter os chakras em equilíbrio

A ativação de um chakra não se dá pelo fato de você se sentar em uma sala e entoar o mantra Om, vai além. É preciso ter plena consciência do que deseja, estar puro nos pensamentos e nas ações. Deixar o prana fluir e entregar-se a esse momento. É uma verdadeira viagem ao seu interior.

Métodos como a entoação de mantras ajudam bastante. Práticas como o yoga também. Existem inúmeros asanas, também conhecidos como posturas, capazes de realizar a ativação e equilíbrio de cada chakra. Tente meditar em um local calmo, sem muita interferência externa. A meditação é outro método capaz de energizar o corpo.

O reiki, cura pela imposição de mãos ou transferência de energia, ajuda a manter o equilíbrio dos chakras. A cromoterapia também. Basicamente, a cromoterapia é uma terapia que utiliza as cores de cada chakra para manter o equilíbrio em um todo, tanto físico quanto mental. O uso de pedras também pode ajudar.

Anotou todas as dicas? Quer saber mais a fundo sobre os chakras e como ativá-los? Conheça o curso Vinyasa yoga e os chacras e aprenda o passo a passo de asanas que podem te ajudar a manter o corpo e a mente em verdadeira harmonia.

Dê o play e assista um resumo desse artigo!

 


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...