fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Confira os nomes das posições de yoga mais famosas

Algumas posições de yoga específicas podem ajudar a problemas comuns do dia a dia, como dores de cabeça e coluna, estresse, ansiedade e cólicas
Da redação
22/09/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

 

O estresse e a ansiedade são alguns dos males comuns que o ser humano enfrenta nos dias de hoje. E é com a prática de atividades que esses quadros podem mudar. O yoga ajuda a relaxar, trabalha a energia corporal e é grande aliada na melhora da qualidade de vida. E embora os nomes das posições possam dar um nó na cabeça na primeira aula, não deixe isso te intimidar. É com a prática constante que conseguirá aprender cada uma.

O yoga é uma prática milenar muito útil, pois nutre o corpo, a mente e a alma. Os asanas realizados durante as aulas ajudam a manter o equilíbrio em um todo, além de proporcionarem grande bem-estar a curto e longo prazo. Confira alguns benefícios de praticar yoga:

  • melhora da respiração
  • aumento de concentração
  • desenvolvimento da consciência corporal
  • melhora da autoestima
  • alívio de estresse e ansiedade
  • fortalecimento muscular
  • aumento da flexibilidade

Esses são só alguns dos benefícios que o yoga pode proporcionar. Existem também posições específicas que ajudam determinadas situações. Por exemplo, o adho mukha svanasana, também conhecido como cachorro olhando para baixo, é uma das posturas mais conhecidas do yoga. Ele ajuda a alongar os músculos do corpo e a aliviar dores na coluna, comuns em quem trabalha sentado por horas seguidas.  

Sabe o melhor de tudo? É possível realizar yoga em casa. Você só precisa de um espaço amplo e calmo e uma roupa confortável.

Se você é um iniciante e ainda não sabe como começar, confira, a seguir, 4 posições famosas do yoga. Com certeza esses asanas de acompanharão durante a prática dessa atividade tão benéfica contra o estresse.

Nomes das posições de yoga: 4 entre as mais famosas para iniciantes

1. Adho mukha svanasana (Cachorro olhando para baixo)

Essa posição tem o objetivo de alongar a musculatura posterior da coxa (músculos isquiotibiais), panturrilhas, ombros, mãos e os arcos dos pés. Combate desde a dor nas costas até problemas digestivos, também acalma a mente e alivia o estresse.

Como fazer: fique de joelhos e com as palmas das mãos no chão, e mantenha seus dedos abertos. Ao expirar, levante os joelhos do chão, colocando seu peso nos dedos dos pés e nas palmas das mãos.

Em seguida, levante o quadril em direção ao teto até suas pernas se esticarem totalmente. Depois, traga seus calcanhares lentamente para o chão — ou o mais perto que você conseguir, confortavelmente. Mantenha a cabeça alinhada aos braços e mantenha braços e pernas retos.

Assim como nas demais posturas, tente respirar de cinco a oito vezes, mantendo a atenção na posição em que está.

2. Padmasana (Lotus)

posições de yoga

O padmasana, ou lotus, também é conhecido como posição de meditação. Entre seus benefícios, ele ajuda na menstruação e no parto, estimula o sistema linfático, libera bloqueios emocionais nos quadris e conecta o indivíduo ao chacra raiz, também conhecido como muladhara.

Como fazer: sente-se no seu tapete com as pernas estendidas para frente. Dobre seu joelho direito e coloque o calcanhar direito sobre a coxa esquerda. Em seguida, incline cuidadosamente o joelho esquerdo, puxe o calcanhar esquerdo sobre a canela direita e coloque-o sobre a coxa direita.

3. Bhujangasana (Pose da cobra)

O bhujangasana alonga seu peito, estendendo o coração e os pulmões. Também alonga e fortalece a coluna e é terapêutica para o nervo ciático e asma.

Como fazer: deite de barriga para baixo, com as pernas para trás. Posicione os braços para que as palmas das mãos fiquem entre seus ombros, planas no chão e com os dedos estendidos. Ao inalar, endireite lentamente os braços, levantando os ombros do chão, mantendo seus pés, joelhos, e pélvis totalmente em contato com o chão.

Continue levantando o máximo que puder, sem tirar os quadris do chão. Curve a coluna, sem endurecer a parte inferior das costas. Por fim, empurre, lentamente, seu tronco de forma vertical para o teto.

4. Sirshasana (Pouso sobre a cabeça)

posições de yoga

Algumas pessoas ficam apreensivas em realizar essa posição. No entanto, ela não é tão difícil, desde que as regras básicas sejam cuidadosamente seguidas. O sirshasana leva sangue oxigenado ao cérebro, melhorando o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, auxilia na queda de cabelo, diabetes, varizes, problemas de pele e muitos outros.

Como fazer: entrelace os dedos firmemente e posicione as palmas das mãos formando um copo. Mantendo o copo formado, ponha as mãos na cabeça e a cabeça no chão, de forma que a parte posterior dela seja apoiada pelos dedos entrelaçados.

Com os joelhos dobrados, vá erguendo suas pernas lentamente para o alto. Depois que seu corpo se equilibrar adequadamente, alinhe suas pernas gradualmente e lentamente. Certifique-se de que sua coluna e coxas estejam retas e na vertical. Relaxe o corpo o máximo possível, feche os olhos, respire lenta e profundamente.

Essa é a pose final do sirshasana. Permaneça nela por um período de tempo confortável. Volte, flexionando os joelhos e deslizando-os para o chão, na ordem inversa. Você também pode fazer esta posição com o apoio das duas mãos e da cabeça, além de ir tentado aos poucos com as pernas dobradas, por exemplo – até conseguir o resultado final.

Além dessas, existem inúmeras posições de yoga que você deve aprender. Porém, essas quatro já te ajudarão a iniciar a prática e ainda desfrutar de diversos benefícios para o corpo e para a mente.

Faça em casa

O Namu Cursos, primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada, conta com aulas de diferentes estilos de yoga. Hatha yoga, vinyasa yoga, hatha vinyasa yoga, kundalini yoga, ashtanga yoga, yoga adventure, superioga e Iyengar yoga estão entre os métodos.

Que tal começar a praticar hoje mesmo? Escolha o curso da sua preferência e aprenda mais posições de yoga sem sair da sua casa. Você pode optar por realizar a prática sozinho ou em dupla, as vantagens são as mesmas. Não perca mais tempo!

Quer saber mais sobre meditação também? Então conheça 6 tipos de meditação e escolha o melhor para você.


Recomendados
Vinyasa

Hatha vinyasa yoga: como começar

A professora de yoga Camila Reitz mostra o pass...

Kundalini

kundalini yoga: como ele ajuda o seu dia a dia?

Subagh Kaur Khalsa fala sobre as origens do kun...

Gerais

Budismo tibetano: a história de Daniel Calmanowitz e o cultivo do bem

O monge tibetano, que foi aprendiz de Lama Gang...

Gerais

Princípios do kriya yoga para a felicidade

Para Osnir Cugenotta, um dos objetivos do kriya...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *