fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Falta de atenção: a prática de Yoga ajuda a combater?

A falta de atenção acomete tanto crianças quanto adultos e tem crescido cada vez mais nos grandes centros urbanos. Saiba como combater
Da redação
22/06/20
Vivemos em um mundo cheio de estímulos. Diariamente somos bombardeados por uma série de informações, como sons e imagens, que podem resultar em fadiga mental, estresse, e principalmente em falta de atenção. Embora geralmente esteja associada à distração, a falta de atenção é muito mais do que isso. Ela pode comprometer a sua vida profissional e pessoal, então, é preciso saber como combatê-la ou tratá-la. Confira maiores informações no artigo a seguir.

Falta de atenção ou transtorno? Aprenda a identificar

Primeiramente, precisamos compreender os níveis da falta de atenção. E vamos começar explicando os níveis mais graves, que é o déficit de atenção (DDA) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Entenda:

Déficit de Atenção (DDA)

O déficit de atenção (DDA) é um distúrbio neural, que afeta a área do cérebro responsável pela concentração, atenção, controle de impulsos, organização e sentimentos. Sua principal característica é a dificuldade de se manter concentrado e focado em uma determinada atividade.
yoga para falta de atenção

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Já o TDAH tem as mesmas facetas do DDA, mas somado à hiperatividade. Dessa forma, ele se configura pela dificuldade de se manter quieto, calmo e controlado. Ou seja, uma pessoa com TDAH é hiperativa, impulsiva, sem controle e que não consegue focar sua atenção. O TDAH costuma dar seus primeiros aparecimentos nas crianças em idade escolar. Nesse ponto, é preciso compreender também que nem toda hiperatividade é TDAH e que nem toda falta de foco é DDA. Aliás, o diagnóstico é feito por um profissional especializado, com a observação da intensidade dos sintomas e a frequência do aparecimento deles.

A distração

Pois, bem agora que esclarecemos os níveis mais intensificados, vamos falar da falta de atenção mais conhecida por distração. Trata-se, na realidade, daquela pessoa que parece que “vive no mundo da lua”. Daquela que ocupa seus pensamentos com coisas futuras ou passadas e que quando passamos por ela na rua, sequer nos vê. É aquela que se distrai com estímulos externos, como celular, ou ainda, com o miado do gato do vizinho. Entretanto, cabe ressaltar que no caso do distraído, essa falta de atenção tende a cessar com o fim do estímulo. Ou seja, quando o celular para de tocar, ele rapidamente volta a se concentrar no que estava fazendo e executa as suas atividades sem nenhum problema. E é exatamente isso o que diferencia um simples distraído de uma pessoa que de fato tem algum distúrbio de atenção. Mas não se engane! Embora isso pareça positivo, nem sempre é. Até mesmo porque, pequenas distrações causam grandes acidentes e fazem com que as pessoas percam excelentes oportunidades na vida.

Perigos

Independentemente do nível da falta de atenção, ela pode causar um impacto negativo na vida profissional e pessoal do indivíduo. Afinal de contas, uma pessoa distraída tende a não reter informações importantes, o que pode prejudicar o seu desempenho no trabalho. Além disso, uma pessoa que se distrai facilmente não consegue manter um diálogo com a família e amigos, pois está sempre pendurado no celular ou na televisão. E isso é extremamente maléfico, pois em primeiro lugar, faz com que ela perca momentos importantes na sua vida. Em segundo lugar, que posteriormente seja julgada como “alguém que não se importa com ninguém”. Além de afetar o desempenho no trabalho e as relações sociais, a falta de atenção também oferece outros perigos, a saber:
  • Falta de objetivos, desmotivação;
  • Dificuldades de se expressar tanto verbalmente quanto emocionalmente;
  • Dificuldades em conseguir terminar tarefas;
  • Insônia;
  • Agitação mental;

Como a prática de yoga ajuda a combater a falta de atenção?

O yoga é uma prática milenar indiana, que possui três pilares básicos: as posturas, as técnicas de respiração e a meditação. Por isso, é um grande aliado no combate à falta de atenção. Ela é tão benéfica no aumento da concentração, que é utilizada como terapia complementar no tratamento de diversas condições psicológicas. Entre elas, podemos destacar a ansiedade crônica e TDAH em crianças. Isso porque segundo a ciência, algumas posturas, acompanhadas por exercícios respiratórios coordenados, são capazes de desacelerarem os batimentos cardíacos. Dessa forma, há a redução do quadro de ansiedade e hiperatividade, combustíveis para a falta de atenção. Mas é claro que além das crianças, os adultos também podem ser beneficiar com a prática. Afinal, ela conduz o praticante a um estado meditativo profundo, que o conecta com o seu eu interior. Como resultado, há a redução do estresse, a melhora do sono e a autoaceitação. Ainda, cabe ressaltar que as posturas do yoga também favorecem a circulação sanguínea, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Em outras palavras, isso significa um aumento da capacidade de memorização. Por fim, é válido mencionar que além dos benefícios mentais pontuados anteriormente, o yoga beneficia o corpo também. A prática regular da atividade ajuda a controlar o peso, melhora o condicionamento físico, proporciona correção da postura e definição muscular.

Yoga online

Como você pode perceber, o yoga é uma atividade completa e traz benefícios reais para o corpo e para a mente de quem o pratica. E o mais interessante dessa atividade é que ela pode ser praticada em casa, através de aulas online. O mais importante nesse caso é escolher uma modalidade de yoga que combine com o seu estilo. Nesse sentido, você poderá contar com o Kundalini Yoga, Iyengar Yoga, Hatha Yoga e até mesmo Superioga. Esta última, para quem curte atividades mais dinâmicas. Agora que você já sabe que o yoga ajuda a combater a falta de atenção, que tal usufruir dos benefícios da prática hoje mesmo? Ainda não sabe por onde começar? Então assista a uma de nossas aulas totalmente grátis. Temos certeza de que após esse pequeno presente, você desejará ter uma vida muito mais equilibrada e saudável.

Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...