fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Benefícios do yoga no período menstrual

Sofre com as cólicas e incômodos do período menstrual? Veja como a prática do Yoga pode auxiliar durante a menstruação e livre-se do desconforto!
Da redação
11/09/19

Durante o período menstrual, o corpo feminino passa por uma transformação intensa que pode trazer alguns incômodos como cólicas, dores nas costas, inchaço, cansaço ou mesmo mudança de humor.

No entanto, o período menstrual não precisa ser esse martírio todo o mês. Há diferentes formas para tentar amenizar esses desconfortos, como a prática do Yoga, por exemplo.

Segundo pesquisas, o yoga pode atenuar ou fazer desaparecer as dores e cólicas menstruais e ainda os sintomas associados a problemas bastante comuns no sexo feminino, como a síndrome pré-menstrual, dos ovários policísticos ou mesmo o distúrbio disfórico pré-menstrual.

E para quem pensa que o alívio é apenas físico, o efeito do yoga vai muito além.

Estudos defendem que a prática ainda ajuda as mulheres a interpretarem melhor o corpo e o que sentem, conseguindo assim controlar a dor desses sintomas, passando pelos períodos menstruais de forma mais tranquila.

É possível praticar Yoga durante o período menstrual?

Cada vez mais reconhecida por trazer inúmeros benefícios ao organismo feminino, a prática não poderia deixar de ser benéfica quando o assunto é menstruação.

Apontada como responsável por poder proporcionar maior tolerância à dor, algumas posturas de yoga já são, inclusive, reconhecidas por reduzir a ansiedade e a tensão relacionados às dores durante o período menstrual.

A prática que une a capacidade de alongamento e a força muscular promove um relaxamento muscular que também pode auxiliar a amenizar as dores causadas pelas cólicas.

Pois bem, agora que você já sabe que não existe problema algum em praticar Yoga durante o período menstrual, é importante lembrar que, apesar da prática estar liberada, posturas muito intensas, torções profundas ou invertidas devem ser evitadas.

Isso porque, essas posições podem causar algum atraso no final da menstruação, sendo capazes de prolongar o ciclo, sem falar que algumas posturas também podem provocar distúrbios, como a endometriose no caso de pacientes que já apresentam essa predisposição.

yoga no período menstrual

Posturas indicadas para o período menstrual

As extensões para frente, por exemplo, são boas opções de exercícios, pois apertam gentilmente os órgãos abdominais, promovendo uma massagem interna, ocasionada pela leve pressão leve que ocorre ao se diminuir o espaço frontal.

Para quem não lembra, os exercícios de extensão para a frente são aqueles nos quais o tronco é flexionado sobre as pernas. A denominação extensão é dada, uma vez que a posição alia dois componentes: a flexão à frente do tronco e o estiramento da coluna.

Os asanas sentados com a coluna ereta também são benéficos durante o período menstrual, justamente por não ter flexão para frente ou para trás, pois favorece a circulação natural da região pélvica, e podem ser praticados sem nenhum receio durante a menstruação.

Em contrapartida, os asanas supinados, aqueles que realizamos deitados, podem promover o oposto às extensões para frente, já que eles são responsáveis pela expansão natural da região abdominal, permitindo que os órgãos relaxem.

Posições de Yoga para ajudar a reduzir cólicas menstruais

Há inúmeras posições que podem ajudar a relaxar o músculo e estimular a circulação para auxiliar na redução do incômodo sentido durante o período menstrual. Veja abaixo algumas posições de Yoga para fazer durante o período menstrual

Cachorro olhando para cima (Urdhva Mukha Shvanasana)

Deite-se de bruços com as pernas esticadas e o dorso dos pés encostando no chão. Posicione as mãos nos dois lados do tórax e, apoiando-se em seus antebraços, levante o peito.

Mantenha-se na posição e respire profundamente pelo menos dez vezes nessa posição.

Ao executar a postura é possível perceber a área abdominal se estendendo, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e dos ovários.

Benefício: energiza o corpo e estimula os órgãos abdominais, aliviando o estresse.

Postura da criança (Balasana)

Super-relaxante, essas postura pode trazer muitos benefícios para o corpo, principalmente durante a menstruação.

Para fazer a posição, fique de joelhos com o bumbum apoiado nos calcanhares, abaixe a cabeça em direção ao chão e estique os braços para a frente o máximo que puder. Lembre-se: é a testa e não o queixo que devem estar em contato com o chão.

Além de ser capaz de aliviar a dor menstrual, a posição também alonga os músculos das costas, liberando as tensões lombares,

Você também pode praticar com os braços para trás. Se feita corretamente,

Benefício: ajuda a tonificar os órgãos reprodutivos e da bexiga

Postura da flor de lótus

Uma das posições mais básica para a meditação, a flor de lótus pode auxiliar no estímulo da circulação sanguínea da região pélvica, diminuindo o desconforto que pode ser sentido no baixo ventre durante o período menstrual.

Sente-se no chão com a cabeça e espinha eretas, sem deixar os ombros caídos.

Uma vez sentada, coloque cada pé sobre a coxa ou joelho contrário. Sinta-se confortável na posição e, se conseguir, permaneça assim durante 40 profundas respirações. Procure concentrar-se na sua cólica e, enquanto respira, imagine a dor se esvaindo do seu corpo.

Benefício: acalma a mente e melhora a flexibilidade nos quadris, joelhos e tornozelos, e também estimula o aumento da circulação sanguínea na região pélvica.

Postura de peixe (Matsyasana)

Durante o período menstrual é normal ter dores nas costas, e a postura do peixe pode ser bastante relaxante. Vale o teste!

Diferente de todas as outras posições apresentadas anteriormente, a Matsyasana é uma postura de Yoga invertida, na qual o praticante puxa seu corpo com a ajuda dos cotovelos, apoiando os antebraços no chão e inclinando-se sobre eles, de forma que se mantenham paralelos.

Eleve o tórax arqueando suas costas e deixe sua cabeça descansar apoiada no chão. Respire profundamente enquanto executa o exercício.

Benefício: Favorece a respiração e alonga as costas e pescoço.

Gostou dos benefícios que o Yoga pode proporcionar a sua saúde? O Namu tem diversos cursos de Yoga online desenvolvidos pelos nossos professores a fim de ensinar diversas técnicas para você praticar quando e quantas vezes quiser.

Voltado tanto para iniciantes quanto para quem já pratica yoga, aqui você aprende de forma lúdica diversas técnicas e posições, sempre com dicas de nossos instrutores. Conheça nosso site e confira!


Recomendados
Gerais

Yoga dance: o melhor da dança aliado ao yoga

O yoga dance permite que transmutemos ansiedade...

Vinyasa

Hatha vinyasa yoga: como começar

A professora de yoga Camila Reitz mostra o pass...

Kundalini

kundalini yoga: como ele ajuda o seu dia a dia?

Subagh Kaur Khalsa fala sobre as origens do kun...

Gerais

Budismo tibetano: a história de Daniel Calmanowitz e o cultivo do bem

O monge tibetano, que foi aprendiz de Lama Gang...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *