fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Por que as posturas invertidas de yoga são benéficas?

As posturas invertidas são muito comuns na prática de yoga e podem contribuir para prevenir problemas e dar mais qualidade de vida
Da redação
12/09/18

Sem tempo para ler o artigo "Por que as posturas invertidas de yoga são benéficas?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A prática das posturas invertidas de yoga é uma atividade que proporciona grande sensação de bem-estar, contribuindo para a melhora da qualidade de vida. Além disso, diversos outros benefícios vêm junto com essas posturas. E por mais que sejam benéficas, não são todas as pessoas que podem realizá-las. Quer saber quais vantagens essas posturas podem trazer para sua vida e quando não podem ser executadas? Então leia este post e veja todas as orientações que separamos para você.

Posturas invertidas de yoga: O que são?

Segundo a filosofia do yoga, as pessoas são formadas por três aspectos: o físico, o mental e o espiritual. As posturas realizadas no yoga — denominadas asanas — têm por objetivo equilibrar esses campos, trazendo harmonia à vida de seus praticantes. Ao realizar corretamente os asanas, é possível dar maior flexibilidade ao corpo de forma geral, suprimir enfermidades e trazer leveza e equilíbrio para o ser. Entre os diversos asanas existentes estão as posturas invertidas. Nelas, colocam-se as pernas para o alto e a cabeça para baixo. Posturas em que a cabeça fica abaixo da linha do coração, como a do cachorro olhando para baixo, também são consideradas invertidas.

Benefícios das posturas invertidas

Começando pela questão do retorno do fluxo sanguíneo que contribui, entre outras coisas, para reverter quadros de hemorroidas e varizes, são inúmeros os benefícios que a execução das posturas invertidas oferecem. Entre eles, estão:
  • melhora da oxigenação cerebral, auxiliando assim o processamento de informações, a concentração, o raciocínio e a memória;
  • aumento da irrigação sanguínea nos órgãos dos sentidos — olhos, ouvidos, boca, língua e nariz;
  • melhora da pele do rosto devido ao aumento da oferta de sangue;
  • fortalecimento do sistema imunológico e do sistema linfático;
  • reposicionamento dos órgãos do abdome afetados pela visceroptose;
  • normalização dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse;
  • aumento da circulação de endorfina — o que contribui para reduzir sensação de tristeza, depressão e quadros de ansiedade;
  • ajuda na alteração de padrões de comportamento, auxiliando para se adaptar melhor às mudanças;
  • aumento da sensação de coragem e de confiança;
  • atraso do processo de envelhecimento.

Quando posturas invertidas não são indicadas?

Apesar de todos os benefícios citados, não são todas as pessoas que podem realizar as posturas invertidas. Assim como em toda atividade física, algumas condições e doenças impedem sua execução a fim de não agravar uma situação já existente. Alguns casos em que as posturas não são indicadas são:
  • casos de hipertensão arterial;
  • problemas cardíacos;
  • pessoas com hérnia de hiato;
  • mulheres que estejam gestantes ou durante o período menstrual;
  • indivíduos com problemas oftalmológicos como descolamento de retina ou glaucoma.
Se porventura você estiver em uma dessas condições, não precisa desanimar. Dentro do yoga existem diversas outras posturas que podem ser praticadas para ajudá-lo a melhorar sua saúde e qualidade de vida, dando a sensação de bem-estar e equilíbrio tão importantes para o dia a dia. Assim como em todo asana, para que as posturas invertidas de yoga sejam benéficas, é preciso que sua execução seja feita de forma correta. A fim de evitar lesões, o auxílio de professores experientes, como os do Namu Cursos, é fundamental. Com isso, você garante que receberá somente o que há de bom nessa atividade. Boa prática e até a próxima.

Quer ver um resumo desse artigo em vídeo? É só dar o play!


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...