Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.
Dias corridos não são nada fáceis. A turbulência das grandes cidades é um dos principais problemas de quem mora ou trabalha em centros urbanos. Vai para um lado, corre para o outro e a saúde se desgasta a cada minuto, ainda mais quando a
qualidade de vida não é prioridade. Sabe-se que nem sempre é possível dar uma caminhada para relaxar ou então ir naquela aula de dança maravilhosa. Mas existem diversas atividades que podem ser feitas em casa e que proporcionam um grande
bem-estar, a
yoga é uma delas.
Quem pratica yoga há um tempo já conhece os seus benefícios: ajuda a descansar e a
diminuir o estresse e a ansiedade. É uma ótima dica para quem deseja melhorar e
harmonizar o corpo e a mente. Uma respiração correta contribui para o aumento da concentração e do bom humor.
Pensando nisso, o blog do
NAMU Cursos selecionou algumas posturas para você realizar ao chegar em sua casa e relaxar.

Inicie a prática sentado, bem confortável. Você pode cruzar as pernas, ou colocar o pé em cima do colo. Feche os olhos e aprofunde a respiração. Inale profundamente pelas narinas, exale profundamente pela boca. Fique nessa posição por alguns minutos. Não se importe com o que acontece ao lado, apenas fique concentrado. Lentamente, coloque as mãos junto ao peito.

Vá para a posição chamada quatro apoios. Sente-se e alargue os braços aos poucos lá na frente. Relaxe a testa na direção do chão. Caso não consiga, dobre os braços e coloque a testa sobre as mãos. Alongue os braços, com os cotovelos longe do chão, se possível. Respire lenta e profundamente.

Olhe para a frente. Volte para quatro apoios. Separe os joelhos na distância dos quadris, os braços e os ombros também. Inale, coloque o cóccix para cima.

Na exalação, olhe para o umbigo e arredonde a coluna. Repita os dois movimentos.

Relaxe os ombros e eleve a perna direita.

Exale, joelho na direção do peito. Testa na direção do joelho. Repita os movimentos. Conecte-se sempre com a respiração, ela é importante para ter uma prática mais fluída. Deixe que a respiração vá um pouco à frente do movimento.

Volte para a postura da criança. Jogue as mãos para trás e descanse o corpo.

Inale e eleve a perna esquerda mais uma vez. Exale e flexione o joelho na direção da testa. Repita os movimentos.

Volte para a postura da criança e relaxe os ombros. Respiração longa e profunda.

Inale e volte para quatro apoios. Eleve a perna direita e, se possível, erga o braço esquerdo, bem reto e com os dedos abertos. Faça o mesmo procedimento com a perna esquerda. Perna esquerda atrás e mão direita à frente. Permaneça alguns segundos na posição.

Volte para os quatro apoios e coloque os pés para trás. Alongue o tronco para cima. Jogue o corpo um pouco mais para a frente, espalhe os dedos das mãos no chão. Inale e jogue o tronco para a frente. Se possível, com as duas pernas alongadas.

Em seguida, caminhe os pés entre as mãos. Inale, olhe a frente. Exale e relaxe, coloque a cabeça na direção do chão.

Inale, coloque as mãos nos quadris, olhe para a frente e eleve todo o corpo. Coloque as mãos junto ao corpo.
Caso queira aprender mais posturas, adquira um
curso online de yoga. Além de mais econômico, te ajuda a relaxar e você nem precisa sair de casa para aproveitar de todas as vantagens da prática.
Foto: Matthew Ragan / Flickr / CC BY-SA 2.0