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Hatha Clássica

Saudação ao sol no yoga: passo a passo e benefícios

Também conhecida como surya namaskar, a saudação ao sol tem como objetivo cumprimentar. É como saudar ao iluminado, é saudar a energia que move tudo
Da redação
04/06/19

Entre as sequências mais famosas do yoga, está a saudação ao sol. Também conhecida como surya namaskar, a sequência de asanas tem como objetivo cumprimentar. É como saudar ao iluminado. É saudar a energia que move tudo. É saudar ao sol físico e ao sol interno, aquele que nos dá a luz.

Existem diversas versões da saudação ao sol, mas todas têm o mesmo objetivo. As posturas realizadas durante a sequência não são difíceis, por isso podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que não tenha problemas físicos mais sérios.

Benefícios da saudação ao sol

Assim como qualquer asana, essa sequência proporciona benefícios físicos e mentais para os praticantes. É claro que a maioria dos benefícios não vem de uma hora para outra, é com o tempo. Por isso, respeite o seu limite. Tudo tem um processo.

Quando o assunto é benefícios físicos, o yoga tem muito para oferecer. A sequência é ótima para quem deseja aumentar a flexibilidade, já que os movimentos trabalham e alongam diversas partes do corpo. A saudação ao sol também fortalece os músculos, importante para a realização de qualquer atividade no dia a dia, por mais simples que possa parecer.

Pessoas que vivem sob constante estresse, encontram na prática uma boa aliada. Quando o nível de estresse e ansiedade é alto, é comum até sentir as consequências no corpo (alergias, por exemplo).

O surya namaskar ajuda a manter o equilíbrio da mente em um todo. Energiza todo o corpo e o purifica. Libera todas as tensões acarretas durante o dia e proporciona paz. Aumenta a concentração e ainda ajuda a vivenciar o presente. Aumenta a consciência e proporciona autoconhecimento.

Passo a passo da saudação ao sol

Agora que já sabe dos benefícios da saudação ao sol, que tal realizar em casa? Essa sequência foi realizada pela professora Renata Zanotto. Aprenda a seguir.

A respiração é o fio condutor da sua prática, por isso é essencial respirar corretamente. Respiração sincronizada com os movimentos.

Aquecimento

Comece com a postura da montanha. Abra os ombros, gire as palmas das mãos levemente para a frente, queixo paralelo ao chão. Traz o umbigo para dentro, isso ajuda a melhorar a postura. Pés firmes no chão, espalhe os dedos do pé no chão.

Inspire e eleve os braços para trás. Ao expirar, jogue os braços para a frente. A mão não precisa chegar ao chão, respeite o seu limite, a sua capacidade. Inspire, jogue os braços para o alto e para atrás. Expire, mãos em direção ao chão. Inspire, chegue até em cima. Expire, mãos em direção ao chão. Repita os movimentos. Esses movimentos são um aquecimento para a saudação ao sol.

Não se esqueça de manter a respiração leve e fluída. Respire, inspire, expire. Repita algumas vezes esses movimentos. Inspire, mãos ao alto. Expire, mãos tocando o chão. Mais uma vez, caso não consiga tocar o chão, não tem problema. Respeite o seu próprio corpo. Mais uma vezes. Terminou a sequência, coloque as mãos unidas em namastê e descanse um pouco. Observe o seu eu.

Saudação ao sol

Vá para a posição de quatro apoios. Mãos firmes no chão, pés paralelos. Dedos bem grudados no chão e separados. Feito isso, estique um pé para o fundo. Logo em seguida o outro pé. Ambos os pés com as pontas grudadas no chão. Feito isso, desça os joelhos, gire os pés e tente descer como uma flexão. Não leve o quadril para baixo, mas o peito em direção ao chão. Feito isso, vá para a postura da cobra. Suba o peito. Não estique os cotovelos, deixe-os levemente flexionados.

Em seguida, coloque a ponta do pé no chão e eleve o quadril para a postura do cachorro olhando para baixo. Pés paralelos, mãos firmes no chão e dedos separados. Coluna alinhada e quadril elevado. Essa é a sequência a ser seguida.

Inspire, vá para a postura da prancha. Expire, desça. Inspire, postura da cobra. Expire, cachorro olhando para baixo. Repita a sequência. Lembre-se: respiração lenta e fluída. Perceba a sua respiração, o seu momento.

Cansou? Coloque os glúteos em cima dos pés e deixe os braços esticados. Esse asana se chama postura da criança e é ótimo para relaxar. Permaneça na postura por alguns instantes.  

Preparado? Faça a saudação ao sol completa a seguir. Postura da montanha. Inspire, leve os braços para cima e para trás. Expire, mãos em direção ao chão. Inspire, vá para a prancha. Quadril na altura do ombro. Expire, desça os joelhos. Inspire, postura da cobra. Expire, cachorro olhando para baixo. Permaneça por algumas respirações no cachorro olhando para baixo, quantas forem necessárias. Solte o ar. Inspire, leve os seus pés para perto das mãos. Suba devagar, faça a meia elevação. Inspire, eleve os braços para cima e para trás. Faça mais vezes a saudação ao sol.

Faça em casa

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1 comentário

  1. A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecem os músculos que sofrem com flacidez. Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida. Viu como a yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns exercícios, o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável e natural possível

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