Sem tempo para ler o artigo "Yoga ao acordar: aprenda duas posturas para começar bem o dia"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.
Reparou como é bom acordar disposto e feliz? Parece que tudo fica mais leve e suportável. O trabalho chato não fica tão irritante, o trânsito caótico não tira a paciência. Muitas vezes o problema se encontra logo ao amanhecer, quando a mente está a mil e os pensamentos para o dia já são negativos. Acredite, isso não é nada bom. E para mandar todo esse estresse e negatividade embora, atividades como
yoga e
pilates podem ser de grande ajuda, principalmente para aqueles que não gostam de ir a academia. Uma postura é capaz de
relaxar o corpo, trazer paz e melhorar a energia, assim como os
pranayamas e a meditação.
É obvio que se quiser levantar alegre e de preparado para a correria, é necessário ter uma noite de sono esplendida. Também não se esqueça de agradecer, agradeça ao despertar, seja grato pelo descanso, por tudo que se inicia. O sentimento de gratidão faz parte de uma vida saudável e contribui para o aumento de felicidade.
A importância de uma boa noite de sono
Uma noite mal dormida compromete o restante do dia, isso é fato. Simples atividades cotidianas podem aumentar as chances de ter insônia, assim como o estresse. Não há pessoa que resista a tantas noites sem dormir. Alguns atos são capazes de auxiliar, e muito, quando o sono não quer chegar.
Michael Krugman, fundador do
Sistema de Sono Sadio, declara que adultos devem dormir de sete a nove horas por dia, tempo que não se adequa a todas as crianças e adolescentes. Ele ainda afirma que a melhor maneira de acordar bem, é descansar horas seguidas, sem interrupções. Uso de aparelho eletrônicos? Nem pensar! Assista televisão ou leia no tablet até uma hora antes de se deitar.
O ideal é manter o relógio do sono. Deite sempre no mesmo horário e, de preferência, procure realizar atividades que te façam bem, como os exercícios físicos. A yoga, como já foi citado, é uma ótima opção para quem deseja dormir bem e acordar melhor ainda.
Benefícios da yoga ao acordar
A yoga é uma prática milenar, mais do que isso, é um estilo de vida. Há quem a siga como inspiração e modelo de vivência, ou seja, segue todos o que é pregado, seus ensinamentos. Já outros a veem mais como um método de relaxamento eficaz que, além de proporcionar inúmeras vantagens para a mente, também tem a capacidade de melhorar o corpo físico. E não é mentira.
Se realizada constantemente, a yoga fortalece a musculatura e corrige a
postura, além de aumentar a consciência corporal e a flexibilidade. A prática relaxa o corpo, alivia dores e tensões e mantem o equilíbrio entre o corpo e a mente. Uma
pesquisa realizada por doutorandos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, constatou que a yoga também diminui os níveis de estresse e ansiedade.
“Quase todos os estudos que examinaram os efeitos do yoga na ansiedade, relataram que tal intervenção diminui consideravelmente os níveis de ansiedade e estresse, quando comparado ao grupo-controle. Além disso, quando o yoga é confrontado com outras intervenções como o relaxamento, observa-se que ambas as técnicas produzem reduções na ansiedade, mas só yoga é capaz de melhorar significativamente diferentes domínios do estado de saúde, como a saúde mental e a função do papel emocional”, afirma a pesquisa.
A respiração é outra beneficiada. “[...] técnicas de respiração yoguica exercem influência sobre mecanismos respiratórios involuntários e modulam a interação entre sistema nervoso simpático e parassimpático (eixo HPA), mudando profundamente os padrões de respiração e, consequentemente, o curso das emoções”, completa o estudo.
Quem pode praticar yoga?
A yoga pode ser feita por qualquer pessoa, desde que não tenha restrição médica. Jovens, adultos, idosos e até crianças estão liberados para realizar a prática. É claro que a idade e a necessidade de cada um podem limitar certo tipo de posturas, então é de extrema importância respeitar o limite do próprio corpo, para que não ocorram futuras lesões.
Uma boa ideia para quem não tem tempo de ir a um estúdio e quer começar o dia com movimentos relaxantes, são os
cursos online de yoga. Além de econômicos, oferecem todos benefícios de uma aula presencial. Outra vantagem é poder realizar onde e quando quiser.
Posturas de yoga ao acordar para fazer em casa
Que tal sua manhã ser tranquila e proveitosa? Confira, a seguir, uma sequência de yoga e faça assim que acordar, verá que o seu dia será muito mais iluminado.
Postura 1

Com as pernas estendidas, flexione o joelho esquerdo e traga o pé sobre a coxa. Com a mão esquerda, pressione o joelho para baixo diversas vezes. Lembre-se: o braço realiza o movimento, não a perna. Sinta o movimento.

Estenda a perna novamente e flexione a outra perna, levando o pé sobre a coxa. Pressione a coxa outra vez, por diversas vezes. A respiração é livre.

Estenda as duas pernas mais uma vez. Agora, sente com as pernas cruzadas. Apoie a mão direita no solo e alongue o braço esquerdo em cima da cabeça. Estenda a lateral do tronco. Cresça na postura.

Inspire e retorne devagar. Complete para o outro lado: mão esquerda para o solo, alongue o braço direito. Estenda a coluna. Sinta a posição e volte devagar inspirando.
Postura 2

Sente-se sobre os calcanhares. Flexione o tronco a frente e estenda os braços o máximo que puder. Abra os dedos, apoie as mãos firmemente no solo.

Apoie os dedos dos pés no chão, deixe os pés afastados, cerca de um palmo.

Estenda um pouco as pernas e eleve o quadril, mas mantenha os joelhos um pouco flexionados.
Mantenha as mãos no chão, o peito na direção das pernas e alongue toda a coluna. Crie uma linha reta, desde as mãos até o quadril. Caso seja mais flexível, estenda os joelhos, sem perder a linha reta.
Sustente um pouco a posição

Fique na ponta dos pés e eleve os quadris. Traga a perna direita para frente, com o pé direito entre as mãos, o mais perto possível.
Use o apoio do pé esquerdo e volte com a perna direita para trás. Repita três vezes esse movimento.
Inspire, perna para a frente. Volte a perna para o seu lugar.

Refaça o movimento com a outra perna. Caso não consiga levar o pé próximo às mãos, não se preocupe, puxe com a mão até chegar mais perto.

Refaça o movimento.
Traga a outra perna e relaxe na posição.

Suba o tronco lentamente.
Gostou das posturas? Então aprenda mais sequências completas no
curso online de yoga básico. Nele você encontra nove aulas dinâmicas que te ajudarão a desenvolver o equilíbrio emocional.
Foto: liz west / Flickr / CC BY 2.0