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Rotina de trabalho intensa: 5 sinais de que você está com ansiedade elevada

Sem dúvida alguma a ansiedade é um dos problemas psicológicos que mais afeta a rotina da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cerca de 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa durante o ano de 2020.  Isso se deve a diversos fatores, porém, […]
Equipe Namu
08/03/21
Sem dúvida alguma a ansiedade é um dos problemas psicológicos que mais afeta a rotina da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cerca de 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa durante o ano de 2020.  Isso se deve a diversos fatores, porém, a intensa rotina de trabalho tem contribuído bastante para esses números. O excesso de demandas e a pressão para concluir tudo a tempo causa não apenas ansiedade, mas também outros problemas como estresse e insônia.  Sabendo disso, no artigo a seguir você vai conhecer 5 sintomas que indicam níveis de ansiedade elevados. Desse modo, vai aprender a identificar se está sofrendo com o problema e a cuidar da sua saúde mental com apenas alguns cliques na tela do seu celular. Acompanhe!

1. Dificuldade para dormir

Para grande parte das pessoas, a ansiedade é sinônimo de insônia. O excesso de pensamentos pode afetar seriamente o sono, fazendo com que você se sinta muito cansado durante a rotina e sem energia para as tarefas do dia a dia.  Além disso, muitas vezes a insônia também ocorre por conta da intensa demanda de trabalho. Afinal, quando se tem muitas atividades para realizar, não é cena incomum ficar até tarde da noite até que tudo seja finalizado. Nesse sentido, o cérebro não tem aquele tempo de desligar e se preparar para a hora do sono.  Para resolver esse problema uma boa dica é começar a prática de meditação. Essa atividade cuida da nossa mente e é excelente para diminuir o estresse e controlar os níveis de ansiedade. Para começar, vale a pena fazer uso de um app que forneça orientações e te ajude durante essa jornada, até que você comece a dormir melhor. 

2. Falta ou excesso de fome ao longo do dia

Assim como a falta de sono, as alterações no apetite também são um sintoma bem comum da ansiedade. Em se tratando desse distúrbio psicológico, o problema pode se manifestar de duas formas diferentes: ausência de fome, quando você pode ficar horas sem comer, ou excesso de fome, com a necessidade de estar sempre mastigando algo para aliviar o estresse.  O fato é que ambos os casos podem ser bastante prejudiciais ao nosso organismo, já que afetam nossa produção hormonal, nosso peso e o controle de nutrientes dentro do corpo.  Para lidar com esse sintoma muitas vezes é preciso se forçar a comer, mesmo que em poucas quantidades, ou estabelecer horários fixos para a alimentação, de modo que o corpo se acostume à rotina e sinta a necessidade das refeições.

3. Frequente sensação de insuficiência

Segundo publicação da Veja Saúde, a ansiedade e a depressão costumam estar diretamente ligadas. Com sintomas bastante parecidos, quem desenvolve a ansiedade fica mais propenso a ter sentimentos depressivos, tendo bastante dificuldade de lidar com os próprios pensamentos.  Nesse sentido, a rotina de trabalho intensa pode ser um grande agravante. Isso porque quando não damos conta das nossas demandas, é frequente sentirmos uma grande sensação de insuficiência. Com isso, acabamos nos pressionando demais, o que pode resultar em outros pensamentos ruins para nosso cérebro.  Para lidar com essa sensação é muito importante aprendermos a separar o campo pessoal do profissional e entendermos que as obrigações profissionais não nos representam. Durante esse processo é essencial focar em si mesmo e em seu bem-estar, realizando atividades que proporcionem bem-estar físico e psicológico, como o yoga e o pilates. E mais uma vez você pode recorrer à tecnologia para cuidar da sua saúde mental. Basta investir em um aplicativo de saúde e bem-estar completo, que reúna em um só lugar várias práticas capazes de promover o relaxamento. O super app Namu é um bom exemplo disso e você pode obtê-lo na sua loja de aplicativos. Clique aqui e conheça tudo o que esse super app pode fazer pela sua saúde física e mental.

4. Ânsia de vômito e diarreia 

Como citamos anteriormente, quando nossos níveis de ansiedade estão elevados, é comum que nosso corpo acabe manifestando alguns sintomas físicos. Vômitos e diarreias, por exemplo, estão entre esses sintomas. É claro que esses sintomas podem estar associados às alterações hormonais provocadas por esse distúrbio psicológico, mas também podem ser motivados por causa das alterações na alimentação, que já citamos anteriormente.  E embora os medicamentos químicos sejam uma das opções para lidar com esse problema, de longe eles são os mais adequados. Nesse caso, a melhor alternativa é cuidar da alimentação. Uma dieta equilibrada e nutritiva é importante para reconstruir a flora intestinal, que pode ser seriamente afetada durante as crises de ansiedade.

5. Muito estresse com coisas pequenas

Quando estamos com uma rotina de trabalho intensa o estresse é inevitável. Afinal, é quase impossível conseguirmos lidar com a pressão, com a alta demanda e ainda conseguirmos relaxar. Em condições normais geralmente o estresse passa assim que as tarefas profissionais acabam.  No entanto, quando estamos ansiosos, deixar o estresse de lado começa a ficar um pouco mais complicado. Isso se manifesta não apenas durante o trabalho, mas em todas as situações do dia a dia. Aquela sensação de esgotamento emocional se torna comum e absorver e lidar com os problemas da rotina passa a ser um grande desafio.  Nesse caso, perdemos toda a nossa inteligência emocional e capacidade de simplesmente deixar algumas coisas de lado.  Para melhorar o problema, cuidar de si mesmo é o mais importante, focando principalmente em atividades que aliviam o estresse. A meditação, que já citamos anteriormente, pode ser uma grande aliada nesses casos. Além dela, praticar atividades físicas também é importante, pois estimula a produção de endorfina e serotonina, hormônios que regulam o humor e aliviam o estresse. E você, se identificou com algum desses sintomas de ansiedade? Se sim, baixe hoje mesmo em seu celular o super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado! Ele possui diversas funções que vão te ajudar a cuidar do seu corpo, da sua mente e da sua alimentação em conjunto, te ajudando a viver um dia a dia muito mais leve, feliz e cheio de energia!

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