fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Relacionamentos » Gerais

Gerais

Dicas simples para melhorar o convívio familiar

Um passeio ao parque pode ser o que precisa para fortalecer essa aproximação
Da redação
26/07/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Em dias corridos e tecnologia avançada, muitas famílias não reservam um momento para conversar ou simplesmente comerem juntas. A falta de convívio familiar tem se tornado comum na sociedade atual e pode acarretar inúmeros problemas, não só para o casal, mas principalmente para a relação de pais e filhos. O uso de celulares e tablets nas horas vagas podem sim comprometer o diálogo entre as pessoas que moram em uma mesma casa. Ficar horas jogando ou conversando nas redes sociais pode influenciar as crianças, por exemplo, a não terem a intimidade precisa com os seus pais. É óbvio que os avanços tecnologicos são muito bem-vindos, porém é preciso ter limites e saber quando e como usá-los corretamente.

Refeições em família

A convivênica familiar vai muito além de perguntar em um carro como foi o dia. Nem sempre é possível almoçar junto, mas tomar o café da manhã e jantar já é um bom começo para quem deseja essa aproximação. Acorde mais cedo e estabeleça um horário para a primeira refeição do dia. Prepare os alimentos a serem ingeridos, de preferência naturais. Monte um cardápio para seus filhos e tente ao máximo evitar os produtos industrializados. Já no jantar, você pode preparar o menu com a ajuda de todos. Veja com antecedência o que gostariam de comer e deixe os ingredientes separados. Assim que chegar em casa, convide sua família para o passo a passo. Cozinhar pode se tornar uma terapia e tem o poder de unir as pessoas. Não tem ideias do que preparar? Faça uma noite de pizza e outra de hambúrgueres saudáveis. Lanches naturais e macarronada também são muito bem-vindos.

Bate-papo

Como já foi dito, uma conversa boa não é aquela resumida em uma ou duas perguntas. A chave para ter um relacionamento saudável, tanto de homem e mulher quanto de pais e filhos, é o diálogo. Conversar sobre tudo, sobre o dia, a escola, a comida, o tempo, os medos e os problemas cria um grande vínculo familiar. Não abra mão desse tempo por nada.

Filme aos finais de semana

É apaixonado por filmes e séries? Então experimente assisti-los em família. Se seus filhos forem pequenos, escolha um bem atrativo e que tenha certeza que eles iriam gostar. Animações podem ser bem divertidas.

Horta orgânica caseira

Hortas caseiras são benéficas por vários motivos. A partir do momento que você opta por alimentos orgânicos, contribui para a saúde do organismo, além da facilidade em colher o que você mesmo plantou. Então que tal juntar a família para fazer uma em casa? Não é preciso ter muito espaço, basta reservar um local do seu quintal. Ou então, se morar em apartamento, separar aquele lugar próximo da janela.

Passeios em família

Saia da mesmice do cotidiano e vá se divertir com sua família. Um simples passeio ao parque pode ser tudo o que precisam para fortalecer esse convívio. Mas se quiser ir mais longe, tomar um sol na praia ou um banho de cachoeira não é nada mal. Faça piqueniques, visite museus ou simplesmente mostre a cidade para seus filhos.

Fé como união

A fé em um mesmo caminho pode sim ajudar a unir mais a família. Orar um pelo outro e fazer a leitura de um livro sagrado juntos contribui para o fortalecimento desse vínculo.

Tarefas domésticas para todos

É realmente chato uma pessoa ficar responsável pela arrumação da casa. Dividir as tarefas domésticas entre os membros da família, além de ser mais rápido, ajuda a ter um diálogo mais fluído, já que não é possível organizar tudo sem conversar. Outra vantagem é mostrar que todos são responsáveis pelo lar e que precisam estar em sintonia para que a casa continue arrumada.

Yoga com a família

Entre muitas atividades que se pode realizar juntos, a yoga é uma das mais pedidas. Apesar de ser comum ir em estúdios, é possível realizar as posturas da prática onde quiser, até mesmo em casa. Só escolha um lugar calmo, sem interferência direta da rua, e faça os asanas na companhia do parceiro. Crianças também podem realizar yoga, só que não da mesma forma que os adultos. As aulas dos pequenos são mais simples e contêm brincadeiras e músicas para incrementar. A prática acalma a mente e alonga o corpo. Também tem o poder de regular a respiração, diminuir níveis de estresse e ansiedade, fortalecer a musculatura dos braços e pernas, aumentar a concentração e a autoestima.

Faça em casa

Curtiu nossas dicas? Então não deixe de conferir os cursos online da plataforma NAMU Cursos. Nela você encontra aulas de gastronomia saudável, pilates e yoga, todas feitas especialmente para você se divertir sozinho ou em família. Entre o conteúdo dos cursos de culinária podemos destacar cardápios veganos completos, menus vegetarianos, marmitas equilibradas e técnicas de congelamento. Já nos cursos de yoga, você tem inúmeras opções de métodos, que vão de hatha a ashtanga yoga. Curte mais pilates? Então pratique bastante com os cursos de pilates, que possuem tanto aulas tradicionais quanto mais agitadas.

Assista um resumo desse artigo!

Fotos: Visit Lakeland / Flickr: Family in a spa / CC BY-ND 2.0; Saw Htoo / Flickr: Child / CC BY 2.0

Recomendados
Gerais

Como reconquistar um amor perdido

Movimentos transformam espaços públicos em loca...

Gerais

Refeições em família: entenda a importância desse ritual

Preparar e degustar refeições em família são at...