fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Passeios » Gerais

Gerais

Ritmos e sabores da Bolívia no Pari

Todo domingo a feira da Kantuta traz para o tradicional bairro paulistano a diversidade da cultura andina
botao-navegacao-post
Bruno Torres
07/01/15

Aos domingos, a feira da Kantuta transforma uma praça do Pari, tradicional bairro de São Paulo, em um centro cultural boliviano. Das 11h às 19h, a praça Kantuta, na rua Pedro Vicente, é toda Bolívia, em cores e aromas. O acesso é fácil, pela estação Armênia do metrô, na linha azul. 

Com flagrantes da feira, o fotógrafo Paulinho de Jesus recebeu um prêmio do site Zoomyard, na categoria eventos, com o ensaio Um passeio pela cultura boliviana no Brasil (1). As imagens captam a atmosfera de festa que caracteriza a feira.  

Ritmos da música folclórica boliviana são apresentadas na praça da Kantuta

Na programação contínua, há grupos folclóricos e festas da tradição boliviana, que deixam a praça mais colorida. Nas 90 barracas, é possível provar pratos típicos como salteñas (tortas de carne), anticuchos (coração de boi no espeto) e leitão ao forno, acompanhados por mocochinche, um chá de pêssego com cravo e canela

Tecidos, bordados, temperos, música, dança e festividades típicas do país cercado pela cordilheira dos Andes fazem do evento uma atração multicultural promovida pela população boliviana residente em São Paulo. Estima-se que hoje os imigrantes bolivianos de São Paulo sejam 350 mil. O número elevado ajuda a recriar a realidade distante das terras bolivianas. 

Chicha, bebida fermentada de milho, é servida com suco de morango e coco

Para aqueles que não conhecem o país, é possível matar um pouco da curiosidade e partilhar das singularidades das tradições da Bolívia. As diferenças entre o Brasil e os demais países de língua espanhola da América Latina começam pelo idioma, mas se acentuam nos aspectos da formação de cada uma das nações.

Maíz morado (milho roxo), usado para preparar um suco chamado chicha morada

Datas especiais

Entre as comemorações típicas da Kantuta destacam-se: Festa das Alacitas, em 24 de janeiro; carnaval, dia das mães; festa da independência da Bolívia, dia 6 de agosto, e os aniversários de cidades bolivianas como Copacabana, em 6 de junho. Em 23 de março comemora-se o dia do mar. 

Trajes tradicionais são usados em apresentações de dança 

Festividades tradicionais no Brasil também são comemoradas na Kantuta, como o dia das crianças e o natal. Dentro ou  fora de um calendário especial, grupos musicais e culturais se apresentam no local. 

As atrações artísticas podem ser acompanhadas pelo site da comunidade boliviana de São Paulo (2). 

. 


Recomendados
Gerais

9 regiões brasileiras para apaixonados por trilha

O Brasil é o país perfeito em beleza natural pa...

Gerais

Conheça os principais bairros de Havana

O fotógrafo Diogo Zacarias capta cenas cotidian...