fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Cabelos » Limpeza

Estética

7 dicas para ter cabelos bonitos

Saiba como deixar os fios saudáveis: aprenda a lavá-los e condicioná-los da maneira adequada
Bruno Torres
27/09/19

Os cuidados com a aparência dos cabelos começam com uma limpeza profunda. Pois, lavá-los remove impurezas, evita o acúmulo de bactérias ou fungos no couro cabeludo e pode ajudar a controlar a oleosidade natural do cabelo. Fios quebradiços, pontas ressecadas e queda de cabelo podem ser sinais de que você não está lavando-os de maneira adequada. Veja algumas dicas da Academia Americana de Dermatologia de como cuidar dos cabelos:

Antes do banho

Pentear os fios antes de entrar no chuveiro ajuda a eliminar parte da sujeira acumulada entre uma lavagem e outra. Procure desembaraçar os fios, gentilmente, para não quebrá-los. A temperatura da água é importante: se estiver muito quente, pode ressecar os fios, enquanto a água fria demais pode selar a cutícula do cabelo e deixá-lo oleoso. Já a água morna é recomendável para a higienização dos cabelos.

Aplicação correta do xampu

Especialistas recomendam que o xampu seja aplicado de forma concentrada no couro cabeludo, pois ele ajudará a remover os excessos de oleosidade e limpar a raiz. O comprimento do fio e as pontas não precisam dessa atenção, já que guardam menos oleosidade. Procure massagear, com a ponta dos dedos, (e não das unhas, para não machucá-lo) o couro cabeludo com o xampu e a espuma cairá sobre os fios, naturalmente, durante o enxágue. Limpar toda a espuma e xampu é importante para remover completamente as impurezas.   

Cuidados para cada tipo de cabelo

A maioria dos xampus têm fórmulas diferentes para cada tipo de cabelo. Recomenda-se utilizar um produto que atenda a características do seu cabelo. Os cabelos oleosos devem ser lavados mais frequentemente para remover o excesso de oleosidade. Já quem tem os fios quimicamente tratados ou danificados, o que os deixa geralmente mais secos, podem escolher um xampu que inclua condicionador, a fim de utilizar menos produtos químicos.

Como usar o condicionador?

O produto deve agir nas pontas e no comprimento dos fios. Especialistas e cabeleireiros recomendam utilizar o condicionador sempre. Por ter ação hidratante, tem efeito na aparência danificada, na diminuição da eletricidade estática e fortalecimento dos fios. Muitos condicionadores também protegem os cabelos da ação dos raios ultravioleta.

Você pode aplicar o condicionador, nos fios, com um pente de dentes largos para desembaraçar. Alguns cabeleireiros afirmam que não adianta aplicar uma grande quantidade do produto, pois o cabelo absorve somente o necessário para se manter hidratado e bem nutrido. No caso dos cabelos mais finos, recomenda-se não aplicar muito condicionador, para não sobrecarregar e pesar os fios. É importante remover todo o condicionador e enxaguar bem os cabelos depois da aplicação, várias vezes. 

Depois do banho

Quando o cabelo está molhado, o uso de escovas com cerdas muito duras pode quebrar os fios. Procure utilizar um pente com dentes largos para evitar rompê-los. Outro cuidado importante, depois da lavagem, é a forma de secar. Esfregar a raiz com uma toalha pode prejudicar o couro cabeludo e aumentar a queda de cabelo. Torcer o cabelo, outra prática comum, pode levar à quebra dos fios. Tente cobrir a cabeça com uma toalha macia e pressionar levemente os fios para remover o excesso de água. Para continuar a secagem, passe a toalha das pontas para a raiz gentilmente. 

Esportistas: alguns cuidados especiais

Se você pratica esportes pode precisar de uma atenção extra com os seus cabelos. Praticantes da natação, por exemplo, deixam o cabelo exposto ao cloro da água da piscina que pode desidratá-lo e enfraquecer os fios. Procure proteger o cabelo com uma touca de silicone. 

Quem frequenta assiduamente a academia ou pratica esportes usando bonés ou com os cabelos presos pode acumular mais suor e oleosidade na raiz. Por isso, talvez precise lavar o cabelo com mais frequência. Durante os exercícios é recomendável, para prender os cabelos, utilizar elásticos revestidos com tecidos, sem presilhas de metal, para evitar a quebra dos fios. Lembre-se de soltar o cabelo antes de dormir, pois isso pode evitar a quebra. 

Fique alerta

Queda de cabelo, em excesso, alteração no aspecto do couro cabeludo e caspa podem indicar desequilíbrios no organismo. Procure um dermatologista se você reparar algum desses sinais, pois o tratamento adequado pode prevenir doenças.

Foto: Francesco Paroni Sterbini / Flickr / CC BY-ND 2.0


Veja também:
Como lavar os cabelos sem shampoo
Perigos do formol para alisar os cabelos
Como ter cachos definidos


Recomendados
Coloração

Os cuidados para quem tem cabelo platinado

Tendência que invadiu os salões de beleza por t...

Estética

Como cuidar dos cabelos no verão

Sem cuidar da alimentação, o uso de produtos pa...