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Estética

Como cuidar do cabelo

Consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B e minerais como zinco e ferro são fundamentais para manter a saúde e beleza capilar
Portal Namu
27/09/19

A queda de cabelo, geralmente ligada a questões genéticas e hormonais, é mais comum em homens, mas as mulheres também podem sofrer com o problema. De acordo com a dermatologista curitibana Annia Cordeiro Lourenço, filiada à Sociedade Brasileira de Dermatologia e à Academia Americana de Dermatologia, estima-se que 50% das mulheres sofram com a complicação em algum nível durante a vida.

Os vilões

Ela explica que as principais causas da calvície são a predisposição genética e as alterações hormonais ligadas ao envelhecimento. “A perda do cabelo também pode ocorrer devido à carência de ferro, hipotireoidismo, danos químicos causados à raiz do cabelo ou dermatite seborreica”, enumera a dermatologista. “Estresse e fatores ambientais, como clima e temperatura, também interferem na saúde do cabelo.”

Falta de nutrientes

O problema pode também estar relacionado à falta de alguns nutrientes no corpo. Para compreender como isso acontece, precisamos entender a estrutura do cabelo. O fio é formado por duas partes: uma que fica dentro e outra que fica fora da pele. A parte de dentro é formada pela papila e pelo bulbo, que entram em contato com a corrente sanguínea. É por aí que chegam os nutrientes que formarão as células do fio - criadas dentro do bulbo.

Para o organismo, o cabelo não é considerado essencial, afinal, não tem nenhuma função importante. Então, se você não se alimenta com os nutrientes em quantidade suficiente para que sejam distribuídos até o cabelo, pode comprometer a saúde dos fios.

Carência de nutrientes

Mas será que existe uma maneira de mudar o que comemos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis? A nutricionista Paula Fernandes Castilho, especializada em Fitoterapia, em Nutricosméticos e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, diz que pessoas que normalmente não se alimentam de forma balanceada são as que mais sofrem do problema, por falta de nutrientes.

“A queda de cabelo pode estar associada à alimentação se houver carência de vitaminas como biotina ou de minerais como ferro e zinco. Do ponto de vista dermatológico, a pele fica seca e áspera, podem aparecer manchas e erupções, ocorrer dificuldade de cicatrização. O cabelo fica seco e quebradiço, há mais queda e pode surgir uma calvície precoce,” comenta Lourenço.

Nutróloga, especialista em medicina ortomolecular, a médica Sylvana Braga diz que o cabelo é composto por proteínas e aminoácidos como a cisteína, abundante no fio. Minerais como selênio, zinco e silício podem auxiliar no crescimento dos cabelos. Uma queda de vitaminas do complexo B, como a biotina ou vitamina H e ácido pantotêmico podem causar queda de cabelos.

Como resolver o problema?

O primeiro passo é identificar a causa da queda. Se o problema realmente estiver na alimentação, alguns nutrientes fortalecem os fios para que eles não caiam quando os escovar, lavar e evitar que caiam sozinhos. A especialista em medicina ortomolecular comenta que alguns alimentos, como frutas, verduras escuras, peixes, leite, iogurtes, ovos, sardinha e cereais integrais não podem faltar na alimentação de quem quer um cabelo saudável. “O fígado também é muito valioso nesta nutrição,” explica Braga.

Já a nutricionista Paula Castilho recomenda de forma mais genérica os nutrientes que podem ser inclusos na alimentação para manter um cabelo forte e saudável: “É necessário ingerir alimentos que contenham complexo B, zinco, ferro e proteínas.”

Veja abaixo quais são e onde são encontrados cada um desses nutrientes, de acordo com a nutricionista Paula Castilho:

Complexo B
São vitaminas hidrossolúveis, ou seja, se diluem nos líquidos do organismo e seu excesso é eliminado pela urina. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina B6: banana, batata, uva passa e cereais integrais.

Zinco
Mineral importante como estimulante do sistema imunológico, presente nas carnes e frutos do mar.

Ferro
Mineral importante na nutrição humana, pois participa da formação da hemoglobina componente das hemácias. Apresenta-se nos seguintes alimentos: carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre. Alguns alimentos melhoram a absorção de ferro no organismo: laranja, kiwi, acerola.

Proteínas
São nutrientes compostos por aminoácidos, sua menor fração. Entre suas funções, apresenta a função estrutural e de manutenção e reparo dos tecidos. São fontes de proteínas os seguintes alimentos: ovos, leite, carnes, aves, peixes, frutas, vegetais e grãos.

Evitar açúcar e álcool

Os alimentos não fazem apenas bem para os cabelos. Alguns podem prejudicar e enfraquecer os fios. “As pessoas que querem diminuir a queda devem evitar açúcar, álcool, alimentos industrializados, congelados e processados”, alerta a médica Sylvana Braga.

Foto: Metin Demiralay / 500px / CC BY 2.0


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